Compramos o Roku Streaming Stick para que nosso revisor especialista pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. Em um mundo cada vez mais sem fio, por que você não consideraria desligar o seu provedor de cabo? Existem dispositivos de streaming que podem aliviar qualquer escrúpulo que você tenha em perder os programas, filmes e outras mídias que você adora.
Mas quando se trata de escolher qual é o certo para você, você deve primeiro considerar o tipo de dispositivo de streaming que deseja. Eles vêm em uma variedade de tamanhos, mas ainda são geralmente menores do que sua caixa de cabo média. Se você deseja seguir a rota (quase) sem fio e minimalista, o Roku Streaming Stick pode se encaixar na conta.
Exploramos o quão fácil é usar este pequeno dispositivo e que tipo de poder de desempenho ele oferece.
Design:fora da vista, mas não fora da mente
Maior não é necessariamente melhor, e o Roku Streaming Stick defende isso.
O stick, que é preto e de forma retangular, parece um stick USB mais longo. Medindo 0,5 x 3,3 x 0,8 polegadas, é pequeno e discreto o suficiente para guardar no bolso ou fazer as malas para as próximas férias - a menos que você esteja tentando desconectar ainda mais.
A portabilidade do dispositivo é ressaltada pelo número mínimo de cabos necessários para fazer o dispositivo funcionar. Além do cabo de alimentação USB e do adaptador, você tem pouco equipamento extra para se preocupar ou se preocupar em esquecer.
Se você deseja usar principalmente sem fio e minimalista, o Roku Streaming Stick pode se encaixar na conta.
O tamanho do stick e o design também são ótimos se você estiver interessado em otimizar seu layout de entretenimento. Se você já tem muitos outros dispositivos e cabos em torno de sua TV e não quer complicar ainda mais com equipamentos e cabos volumosos, este bastão de streaming resolve isso.
A desvantagem desse posicionamento, é claro, é o potencial de conexão lenta entre o dispositivo e o controle remoto, que experimentamos.
Também notamos que o stick em si fica bastante quente quando conectado. Talvez seja porque o testamos com uma TV próxima a uma parede, mas isso não é um problema que notamos com outros sticks de streaming. É algo a considerar em termos de compatibilidade com sua TV e a ventilação que você possui.
Além do próprio stick de streaming, você também recebe um controle remoto. Possui controles diretos de potência, volume e direcionais. Também existem botões de atalho para alguns aplicativos em destaque:Netflix, Hulu, ESPN e Sling.
Mas o controle remoto apresenta algumas esquisitices. Existem botões de volume no lado direito do controle remoto, mas nenhum botão mudo. Há também uma seta circular que parece um botão “refazer”, que é fácil de confundir com o botão voltar (outra seta localizada na parte superior do controle remoto ao lado do botão home).
Este botão de seta circular parece inútil, exceto para retroceder um pouco quando você está visualizando algo. Mas não há botão equivalente para pular para frente, então é um pouco desequilibrado.
Estas são pequenas peculiaridades que são apenas um pouco confusas. Eles não necessariamente tiram completamente a facilidade da experiência.
Processo de configuração:relativamente rápido, mas um pouco demorado
A configuração do Roku Streaming Stick não é bem plug-and-play, o que parece um pouco contra-intuitivo, dada a quantidade mínima de equipamentos na caixa.
Primeiro, conectamos o stick na porta HDMI da nossa TV. Em seguida, conectamos o cabo de alimentação USB a ele e conectamos esse cabo ao adaptador de alimentação.
Depois de conectar o adaptador a uma tomada, a única outra coisa a fazer era inserir as pilhas AAA fornecidas no controle remoto. O controle remoto ligou e uma luz verde começou a piscar abaixo da área da bateria no lado esquerdo. Este foi o emparelhamento remoto ao nosso stick de streaming.
Depois que ligamos a TV, fomos solicitados a conectar-nos ao Wi-Fi para garantir que as atualizações de software mais recentes fossem baixadas automaticamente para o dispositivo, o que levou menos de um minuto. Você saberá que a atualização está em andamento quando as letras do logotipo do Roku começarem a saltar na tela, junto com o “bipe” de inicialização da marca registrada.
Foi quando notamos nosso primeiro soluço com a configuração. O dispositivo parecia reiniciar após a atualização, mas nos levou de volta à mesma tela de antes. Tivemos que fazer login novamente na rede Wi-Fi uma segunda vez e cerca de 50 segundos para que aparentemente a mesma atualização de software fosse baixada novamente.
O Roku Streaming Stick é uma ótima solução para pequenos espaços, mas luta com a consistência.
A segunda vez foi o charme, no entanto. Depois que a atualização foi bem-sucedida, fomos solicitados a escolher uma preferência de exibição. A detecção automática é o padrão, mas você pode fazer uma escolha alternativa. O próximo passo foi o teste de volume, que exigia que apontássemos o controle remoto para a TV e garantissemos que os botões de volume funcionassem.
Em seguida, tivemos que ativar o dispositivo através do site Roku. Se você não tiver uma conta, precisará criar uma e vincular um cartão de crédito a ela. O fabricante explica no guia de início rápido por que essa é uma etapa crítica no processo de configuração - reservar um tempo para inserir esses detalhes no início torna um processo contínuo para comprar filmes e vídeos no futuro, o que aprimora a qualidade geral experiência de visualização/streaming.
Entramos com nossa conta Roku existente e, em seguida, ativamos o dispositivo usando o código que apareceu na tela da nossa TV. Depois de inserirmos o código, fomos solicitados a configurar nossos canais no navegador. Isso também é algo que você pode fazer mais tarde na TV se estiver configurando sua conta pela primeira vez.
Como já tínhamos uma conta Roku, demorou um pouco - cerca de 2,5 minutos para carregar todos os aplicativos que já tínhamos associados à conta.
Antes de finalmente recebermos a luz verde para começar a usar nosso novo Roku, vimos uma mensagem nos incentivando a baixar o aplicativo móvel. Embora isso não seja necessariamente uma parte obrigatória do processo de configuração, optamos por fazê-lo neste momento. O aplicativo Roku gratuito está disponível para iOS e Android e apresenta muito do mesmo conteúdo que você encontrará nos menus de streaming. Falaremos um pouco mais tarde sobre como esse recurso contribuiu para nossa experiência com o software.
Desempenho de streaming:principalmente qualidade de imagem nítida e consistente
O Roku Streaming Stick suporta TVs HD (alta definição) de até 1080p e aumenta a partir de 720p. Testamos o dispositivo em uma HDTV que se encaixa nesse ponto ideal de 1920 x 1080p.
Uma das primeiras coisas que notamos sobre a experiência de streaming é como a imagem era bastante clara, mas não consistente. Parecia melhor em alguns aplicativos do que em outros. Por exemplo, os aplicativos Netflix, Hulu e Roku pareciam nítidos, mas o CW e outros aplicativos de rede pareciam menos nítidos.
A maior bandeira vermelha foi quanto tempo levou para carregar o conteúdo. Simplesmente sair de um programa para retornar ao menu inicial em um aplicativo vinha com um atraso consistente. Mesmo o fechamento de um aplicativo para retornar ao painel inicial do Roku levou até 10 segundos. Não é um grande atraso, mas nunca notamos um movimento contínuo dentro e fora de aplicativos ou mesmo enquanto navegamos nos menus do Roku.
Às vezes, isso parecia estar relacionado à maneira como o controle remoto era apontado na direção da TV. Mas não vimos uma mudança confiável mesmo quando apontamos deliberadamente para a localização do stick de transmissão na parte de trás da televisão. Muitas vezes, não víamos nenhuma indicação de onde o controle remoto nos levou, ou às vezes o controle remoto pulava para a frente como se estivesse atualizando os avisos que havíamos dado a ele. Este movimento stop-start era imprevisível.
Software:fácil de usar — quando o controle remoto coopera
O sistema Roku Streaming Stick é simples e fácil de usar. É fácil navegar pelos aplicativos que você baixou diretamente na tela inicial do Roku.
A única ressalva sobre o painel inicial é que todos os seus aplicativos aparecem em um loop infinito. Você pode percorrê-los como se fosse uma lista interminável, o que é confuso no início, a menos que você conheça o sistema (você pode pensar que baixou um aplicativo mais de uma vez).
À esquerda do painel inicial principal, existem vários outros menus e opções de pesquisa que simplificam a pesquisa de aplicativos. Roku possui uma biblioteca de mais de 500.000 shows e filmes. Digite sua seleção na função de pesquisa ou navegue pelas coleções que são divididas em categorias como Conteúdo gratuito, Em destaque ou Filmes.
Você também tem o benefício adicional de um assistente de voz integrado. Basta segurar o ícone do microfone no controle remoto e dizer o nome do programa ou ator que você deseja pesquisar. O sistema retornará os resultados e mostrará em quais aplicativos o programa ou filme está hospedado, bem como o preço e se você precisa de uma assinatura.
O layout é fácil de interagir e é fácil entender como chegar ao que você deseja. Mas o atraso com as funções remotas realmente inibe a facilidade de uso às vezes. Percebemos isso de forma mais intrusiva no aplicativo Netflix - a qualidade da imagem era nítida, mas tentar navegar no aplicativo era um processo lento e às vezes chocante.
O atraso com as funções remotas realmente inibe a facilidade de uso.
Outros aplicativos demoraram particularmente para carregar, como os aplicativos Prime e YouTube.
Os comandos de voz geralmente obtêm uma resposta rápida, mas você verá um aviso ao longo das linhas de "Estou pensando" para informar que o sistema está funcionando.
O aplicativo complementar para smartphone também possui uma função de controle remoto, mas você não pode silenciar sua TV com ele ou fazer qualquer outra coisa que ainda não possa fazer com o controle remoto físico. Essa ainda é uma alternativa útil para levar o controle remoto com você se você decidir levar o stick de streaming de férias.
Tentamos usar o aplicativo no lugar do controle remoto físico e até testamos a função de escuta privada que permite conectar fones de ouvido ao smartphone e receber o áudio dessa maneira. O menu do aplicativo Roku foi muito mais responsivo às nossas seleções de menu e movimento, mas notamos um problema diferente:uma discrepância significativa entre a correspondência de som e imagem durante a audição privada.
Preço:justo, mas não o melhor valor
O Roku Streaming stick é vendido por US $ 49,99 e está na faixa média a alta em termos da linha de dispositivos de streaming Roku. Por aproximadamente o mesmo preço, você pode comprar um stick de streaming concorrente, como o Amazon Fire TV Stick 4K, que oferece 4K e HDR em vez de apenas streaming em HD. Esse recurso definitivamente atrairá pessoas que já possuem uma TV 4K e desejam aproveitar essa qualidade de imagem.
Você também pode optar pelo Amazon Fire TV Stick, um pouco mais barato, que custa US $ 39,99. Ele oferece qualidade de imagem HD e controles de voz como o Roku Streaming Stick, mas o Fire possui 8 GB de armazenamento interno em comparação com míseros 256 MB no Roku.
4:50Veja como os melhores dispositivos de streaming se acumulam
Roku Streaming Stick vs. Amazon Fire TV Stick 4K
O Amazon Fire TV Stick 4K é vendido pelo mesmo preço do Roku Streaming Stick, mas o Fire TV Stick é compatível com streaming 4K e HDR.
Além disso, ao contrário do Roku Streaming Stick, o Amazon Fire TV Stick 4K não emite uma quantidade alarmante de calor ou exibe qualquer carregamento de conteúdo ou atrasos remotos. A navegação pelo sistema Fire TV é rápida e confiável e a qualidade da imagem também é consistente.
O que falta ao Amazon Fire TV Stick, no entanto, é o acesso a um aplicativo do YouTube. Ambos os dispositivos apresentam uma extensa biblioteca de conteúdo, mas se você preferir uma plataforma mais neutra, poderá se sentir mais inclinado ao Roku Streaming Stick ou ao Roku Streaming Stick + atualizado, que é um pouco mais caro (US $ 59,99 MSRP), mas inclui suporte para 4K e conteúdo HDR.
Interessado em pesar suas outras opções de corte de cabo? Confira nossa lista dos melhores dispositivos para streaming.
Revisão do Amazon Fire TV Stick 4K:um pequeno dispositivo para muito streaming Veredicto final
Desempenho decente, mas há opções melhores por aí. O Roku Streaming Stick é uma ótima solução para pequenos espaços, mas luta com a consistência. Se exigir que você seja hipervigilante sobre superaquecimento e apresentar desempenho não confiável, pode valer a pena desembolsar um pouco mais - ou até encontrar uma alternativa pelo mesmo preço - e obter um dispositivo que ofereça todos os mesmos pontos fortes sem esses problemas .
Produtos semelhantes que analisamos:
- Estreia do Roku
- Cubo de TV Amazon Fire
- NVIDIA SHIELD TV Gaming Edition
Especificações
- Stick de streaming de nome do produto
- Marca do produto Roku
- MPN 3800R
- Preço $ 49,99
- Peso 6 onças.
- Dimensões do produto 0,5 x 3,3 x 0,8 pol.
- Padrão sem fio 802.11ac
- Portas Micro-USB, HDMI 2.0a
- Qualidade da imagem até 1080p (HD)
- Plataforma Roku OS
- Opções de conectividade Amazon Alexa e Google Assistant, Bluetooth
- Cabos USB, adaptador de energia
- Garantia de 1 ano