Compramos o Receptor de 7.2 Canais STR-DH790 da Sony para que nosso revisor especialista pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. O Sony STR-DH790 é um receptor de 7.2 canais que inclui muitos recursos excelentes a um preço bastante acessível. O STR-DH790 representa uma melhoria significativa em relação ao STR-DH770 anterior da Sonly. Embora tenham o mesmo número de canais, o STR-DH790 faz várias alterações em seu design externo, tornando-o mais simplificado e inclui vários novos recursos, como suporte para Dolby Atmos, um sistema de calibração automática mais avançado e uma porta HDMI de canal de retorno de áudio aprimorado (eARC).
Curioso sobre o desempenho deste amplificador de 7.2 canais acessível em condições do mundo real, conectei um em minha própria configuração de home theater. Ao longo de algumas semanas, testei o quão bem ele funciona com o conteúdo Dolby Atmos, a qualidade do som para ouvir música, a facilidade de configuração e uso e muito mais.
Design:uma melhoria em relação às versões anteriores, mas ainda muito ocupado na frente
O Sony STR-DH790 foi simplificado em comparação com seu antecessor, perdendo a porta USB, deslizando a entrada de calibração para o fone de ouvido e movendo os rótulos dos botões da tela para os botões reais. Sou fã do efeito geral, mas a frente desta unidade ainda está um pouco ocupada. Os doze botões finos que revestem a parte inferior da tela parecem datados, e as pequenas etiquetas são muito difíceis de ler.
A funcionalidade Dolby Atmos foi especialmente impressionante em uma unidade tão acessível.
A face de metal escovado é linda e os dois botões de ajuste na frente são grandes e suaves. O pacote geral se encaixa muito bem e ficou ótimo na minha prateleira de mídia.
O único problema real que tenho com a unidade de design geral é algo que abordarei um pouco mais tarde. No que só posso supor que foi uma medida de corte de custos, esta unidade usa uma estranha mistura de postes de ligação e grampos de mola. Não realmente impressionado lá, Sony.
Processo de configuração:processo orientado por assistente que pode dar algum trabalho
O processo de configuração é orientado por assistente, que é acessado por meio de uma exibição na tela (OSD) em qualquer televisão ou monitor que você conectar à saída HDMI do receptor. As opções no OSD são bastante escassas, com uma opção de relógio para selecionar diferentes entradas HDMI, uma opção de ouvir para selecionar entre Bluetooth, rádio FM e CD, a opção de configuração fácil que inicia o assistente e algumas opções para ajustar seu alto-falantes manualmente.
A opção de configuração fácil é a que você deseja para o processo de configuração inicial, pois funciona com o microfone de calibração incluído para ajustar automaticamente as configurações sob o capô, como tamanhos e distâncias dos alto-falantes, níveis dos alto-falantes e configurações do equalizador.
Ouvi muitas reclamações sobre a calibração automática da Sony, mas o processo funcionou muito bem com minha configuração. Eu tive que entrar nas configurações para ajustar algumas coisas manualmente, mas foi muito mais fácil e rápido do que configurar tudo do zero.
Qualidade de som:mais do que suficiente para um receptor acessível como este
O STR-DH790 não é um AVR premium, então não entrei no processo de teste esperando milagres. O que acabei experimentando foi um som bastante decente em todos os diferentes tipos de mídia que experimentei, incluindo filmes em Blu-ray, streaming de vídeo, streaming de áudio e streaming de música por Bluetooth. A funcionalidade Dolby Atmos foi especialmente impressionante em uma unidade tão acessível. Não soou tão bom quanto ouvi de unidades mais caras, mas há uma enorme diferença de preço entre este receptor e alguns dos AVRs premium que usei.
A funcionalidade Atmos é limitada até certo ponto pela realidade de que este é um receptor de 7.2 canais e ainda mais confuso pelo fato de que você pode executá-lo como um receptor de 5.1 canais, mas achei a experiência geral ainda uma melhoria significativa em relação a outros não semelhantes. -Receptores Atmos.
Tive experiências agradáveis ouvindo CDs e músicas transmitidas por Bluetooth durante meu tempo com o STR-DH790.
A música toca muito bem, com reprodução de som decente nos vários gêneros que joguei na unidade. Você está um pouco limitado em termos de entradas de música, sobre as quais falarei mais tarde, mas tive experiências agradáveis ouvindo CDs e músicas transmitidas por Bluetooth durante meu tempo com o STR-DH790.
Uma queixa menor é que a Sony realmente parece gostar de seu baixo. A primeira coisa que notei depois de desconectar meu receptor e substituí-lo pelo STR-DH790 foi que esta unidade bombeava os graves em um nível significativamente mais alto com configurações de campo de som semelhantes. Não sei por que eles são tão pesados no baixo, mas é fácil ajustar se você vem de uma marca diferente e aprecia uma abordagem mais sutil.
Qualidade de construção:construção sólida com algumas pequenas falhas
O STR-DH790 parece uma unidade mais premium do que é à primeira vista, o que é uma prova da dedicação da Sony à qualidade de construção. Não tenho dúvidas de que esta unidade foi construída para durar e não hesitaria em instalar uma dessas unidades em uma configuração de home theater 7.2 se o orçamento estivesse um pouco apertado. No entanto, tenho alguns problemas com algumas das medidas de corte de custos da Sony.
O maior problema se torna aparente no momento em que você gira a unidade. Os alto-falantes frontais usam postes de ligação, o que é ótimo, e os subwoofers usam conexões RCA, mas todos os outros alto-falantes são conectados por meio de clipes de mola de queijo. Eles aceitam fios de alto-falante bastante grossos, mas isso ainda parece uma tentativa descarada de cortar custos em detrimento da qualidade. De qualquer forma, colocar grampos baratos ao lado de postes de ligação decentes é apenas uma má aparência.
A outra questão é que a Sony realmente economizou nas opções de entrada, que vou explorar na próxima seção.
Hardware:um pouco fraco, mas faz o trabalho
A Sony afirma que o STR-DH790 é capaz de produzir 145 watts por canal, com base em testes em 6 ohms, 1kHz, com 0,9% de distorção harmônica total (THD) e acionamento de um canal. Com uma faixa de frequência mais ampla e alto-falantes de 8 ohms, esse número será menor. Além disso, o receptor não está classificado para executar alto-falantes de 4 ohms. Se você tiver alto-falantes de 4 ohms, fique longe deste.
Em termos de vídeo, a imagem é mais rosada, pois esta unidade é capaz de transmitir sinais HDR e é compatível com HDR10, HLG, Dolby Vision. Infelizmente, você pode acabar precisando de um switch HDMI, porque as entradas desta unidade são bastante limitadas. Você obtém apenas quatro entradas HDMI, rotuladas para uma caixa de mídia, Blu-ray ou DVD player, TV via satélite ou a cabo e um único console de jogos.
Se você tiver alto-falantes de 4 ohms, fique longe deste.
As entradas analógicas são igualmente limitadas, com apenas quatro fornecidas, e nenhuma delas configurada para um fonógrafo. Portanto, se você deseja conectar seu toca-discos diretamente ao receptor, esta não é a sua unidade. Ele inclui entradas de áudio coaxial e óptica, e também possui uma entrada de antena FM, mas a entrada da antena não é coaxial.
Recursos:bom conjunto de recursos pelo preço
O STR-DH790 inclui muitos recursos excelentes, começando com Dolby Atmos e suporte para vídeo 4K HDR, que já analisei. Ele também possui conectividade Bluetooth integrada, que permite transmitir música sem fio, e você pode até ligar o receptor remotamente a partir de um telefone ou tablet emparelhado usando o recurso Bluetooth Standby.
Se você vem de uma configuração estéreo básica, pode adicionar alto-falantes traseiros, um alto-falante de canal central e um woofer e começar com uma configuração 5.1 muito rapidamente.
Um dos recursos mais úteis, especialmente para muitas pessoas que estão começando no home theater, é a capacidade de usá-lo como um receptor de 5.1 canais ou um receptor de 7.2 canais. Se você vem de uma configuração estéreo básica, pode adicionar alto-falantes traseiros, um alto-falante de canal central e um woofer e começar com uma configuração 5.1 muito rapidamente. Então, se você quiser atualizar no futuro, poderá adicionar alto-falantes de altura e, de repente, aproveitar a experiência imersiva do Dolby Atmos sem precisar atualizar seu receptor.
A interface gráfica é tecnicamente um recurso, mas é um que eu sinceramente preferiria que a Sony deixasse no forno por mais algum tempo. Eu não esperava uma experiência de nível premium a esse preço, mas a interface deixa muito a desejar. Mesmo algo tão simples como nomes mais sensatos para as opções que você usa para ajustar as configurações dos alto-falantes seria bem-vindo.
Recursos sem fio:somente Bluetooth, sem Wi-Fi
Esta unidade é limitada à conectividade Bluetooth, que é uma das únicas grandes decepções. Dito isto, o Bluetooth funciona bem e consegui transmitir música pela conexão sem problemas. Consegui até acordar o receptor de manhã tocando música do meu telefone, o que é um recurso bastante útil.
A falta de Wi-Fi e conectividade de rede com fio é um fator limitante. Você pode transmitir do seu telefone e da maioria dos outros dispositivos habilitados para Bluetooth, mas não poderá extrair músicas do seu computador em rede ou armazenamento conectado à rede (NAS) com este receptor.
Preço:ótimo para o que você recebe
Com um preço sugerido de US $ 350, mas geralmente à venda por US $ 199-249, o STR-DH790 tem preço de venda. Apesar de um punhado de dúvidas da minha parte e deficiências da parte da Sony, este é um preço decente para quem quer mergulhar no mundo do surround de 7.2 canais. Também é uma ótima maneira de ouvir o que é Dolby Atmos sem gastar muito.
Sony STR-DH790 vs. Onkyo TX-SR494
O Sony STR-DH790 tem muito em comum com o Onkyo TX-SR494. Ambos são receptores de 7.2 canais que podem ser configurados em 5.2 e são voltados para o consumidor de home theater de nível básico. Ambos suportam a maioria dos mesmos formatos, como Dolby Atmos, DTS:X e vídeo 4K HDR.
A unidade Onkyo também compartilha a estranha escolha de usar uma combinação de postes de ligação e clipes de mola, e tem ainda menos entradas. Ambas as unidades possuem quatro entradas HDMI, mas o Onkyo possui um conjunto a menos de entradas de áudio analógicas. O Onkyo possui saídas de pré-amplificador para alto-falantes da Zona B, o que é algo que a unidade da Sony não possui.
Essas unidades funcionam praticamente pescoço a pescoço, mas eu tenho que dar vantagem ao receptor da Sony devido a um MSRP mais baixo. O preço desta unidade da Sony geralmente está na faixa de $ 200+, enquanto o Onkyo TX-SR494 tem um preço sugerido de $ 397. O Onkyo geralmente está disponível por um pouco menos do que isso, mas a Sony ainda supera o preço, tornando o STR-DH790 uma escolha melhor para quem deseja entrar no home theater com um receptor compatível com Atmos.
Veredicto Final
Um ótimo pequeno receptor com alguns pequenos problemas. O Sony STR-DH790 é um receptor bem equipado que é perfeitamente capaz de fornecer um sistema de som surround decente. Se você deseja mergulhar no mundo do home theater, este é um ótimo ponto de partida. Você tem a opção de conectá-lo em configurações 5.1, 5.1.2 ou 7.2 e realmente apreciará o Dolby Atmos na primeira vez que carregar um filme compatível. Eu não sou um grande fã de quantos clipes de mola esta unidade usa, e as opções de entrada são definitivamente mais leves do que eu gostaria de ver, mas ainda é um ótimo receptor pelo dinheiro.
Especificações
- Nome do produto STR-DH790 Receptor de 7,2 canais
- Marca do produto Sony
- MPN STR-DH790
- Preço $ 349,99
- Peso 16,327 libras.
- Dimensões do produto 15 x 5,25 x 11,75 pol.
- Cor Preto
- Bluetooth com/sem fio
- Garantia de 2 anos
- Bluetooth Spec 4.2 com A2DP, AVRCP