Você está pensando em montar um sistema estéreo doméstico, mas não tem ideia por onde começar? Estamos aqui para ajudá-lo a descobrir quais componentes do sistema estéreo doméstico você precisa para a configuração perfeita.
Os componentes do sistema estéreo doméstico necessários para uma configuração básica são um receptor ou amplificador estéreo, um par de alto-falantes e uma fonte de áudio para música. Isso pode ser qualquer coisa, desde um toca-discos a um smartphone ou MP3 player.
Vamos dar uma olhada nesses três componentes estéreo domésticos, o que eles fazem e como escolher os produtos certos.
Oradores
Ao comprar alto-falantes, você pode ficar tentado pelo pequeno e simples alto-falante Bluetooth sem fio, que é muito popular no momento. Não nos entenda mal, esses alto-falantes são ótimos. Eles produzem um som impressionante que é ótimo para audição casual. Mas eles não são a melhor escolha para uma configuração de estéreo doméstico.
O que faz um estéreo, bem, um estéreo é que ele tem dois canais. É por isso que boas configurações de estéreo fazem você se sentir como se estivesse na sala com os músicos. Diferentes sons de instrumentos vêm de diferentes áreas da sala, envolvendo você na música. Ter pelo menos dois alto-falantes estéreo adequados é a chave para um bom sistema estéreo doméstico.
Existem algumas opções quando se trata de alto-falantes. Os alto-falantes amplificados são extremamente populares, especialmente em espaços pequenos onde não há muito espaço para uma configuração maior. Se você tem uma pequena sala de estar ou deseja instalar um aparelho de som doméstico em seu dormitório, estas são uma ótima opção. Os alto-falantes amplificados têm o amplificador embutido, o que significa que você só precisa dos alto-falantes e de uma fonte de música para uma configuração compacta.
Fonte:canva.com
Se você seguir esse caminho, certifique-se de escolher alto-falantes sem fio que emparelhem uns com os outros para o modo estéreo. Como mencionamos anteriormente, pequenos alto-falantes sem fio são ótimos, mas você não obtém um som estéreo verdadeiro, a menos que tenha dois deles trabalhando juntos.
Existem outras opções também, principalmente se você estiver disposto a gastar um pouco mais de dinheiro. Considere um sistema de áudio para toda a casa. Alguns deles são incríveis e permitem que você transmita através de Wi-Fi ou Bluetooth para reproduzir música em vários cômodos da sua casa.
Os alto-falantes de estante são uma ótima opção para espaços menores. Eles recebem esse nome porque são pequenos o suficiente para serem colocados em uma estante, embora você também possa montá-los na parede ou usar suportes de alto-falante.
Se você tem muito espaço e um orçamento confortável, os alto-falantes grandes de chão são o caminho a percorrer. Eles são a melhor maneira de encher uma grande sala com som e produzir uma quantidade surpreendente de graves.
Fonte da música
As fontes de música mais comuns nos dias de hoje são digitais. Muitas pessoas transmitem música de seu smartphone ou assistente de casa. Você pode até usar um laptop, se quiser. Outras pessoas preferem fontes externas clássicas de música, como um CD player, toca-discos ou até mesmo um sintonizador AM/FM.
Dependendo do que você deseja, talvez não seja necessário comprar uma nova fonte de música para sua configuração. Se você planeja usar seu smartphone ou laptop, está pronto para começar. Por outro lado, se você estiver configurando um sistema estéreo doméstico, é um bom momento para considerar uma atualização, especialmente se você tiver uma vasta coleção de músicas que não sejam digitais.
Receptor ou amplificador estéreo
Um receptor estéreo é um sintonizador de rádio AM/FM com um pré-amplificador e um sistema estéreo de dois canais. O pré-amplificador permite ajustar o equilíbrio, o tom e o volume e controlar a fonte do som. Um amplificador integrado é o mesmo que um receptor, mas não possui rádio AM/FM. Alguns amplificadores se parecem com receptores, enquanto outros são muito mais compactos.
Outras coisas a serem consideradas
Agora que você sabe mais sobre os três principais componentes do sistema estéreo doméstico, aqui estão algumas outras coisas a serem consideradas ao configurar seu sistema.
A potência é importante ao escolher os componentes para o seu aparelho de som doméstico. Se você está comprando um sistema que inclui todos os componentes, isso não é algo com que você precisa se preocupar. Mas, se você estiver configurando seu próprio sistema com componentes individuais, aqui está o que você precisa saber.
Fonte:canva.com
É uma boa ideia escolher seus alto-falantes primeiro, pois eles são o componente mais dependente do seu espaço. Depois de escolhê-los, observe a faixa de potência recomendada. Depois de saber disso, escolha um amplificador com uma saída de potência que se encaixe na faixa aceitável para seus alto-falantes.
Se você já tem um amplificador ou se fez um bom negócio e quer começar com o amplificador primeiro, certifique-se de escolher alto-falantes que possam lidar com a potência do amplificador. Os melhores alto-falantes para um pequeno amplificador têm um alto número de decibéis. Esta é a melhor maneira de obter muito som com uma quantidade menor de energia.
O posicionamento do alto-falante também é muito importante. Onde você vai sentar ao ouvir sua música? Colocar os alto-falantes a uma distância igual desse ponto oferece os melhores resultados. Dessa forma, um não soará mais proeminente do que o outro e você ouvirá a música como deveria ser ouvida. Algumas pessoas cometem o erro de investir em alto-falantes caros e colocá-los incorretamente. Então, eles se perguntam por que não estão recebendo o som que esperavam. O posicionamento do alto-falante afeta drasticamente o som e é importante acertar.
Por fim, se você planeja usar seu smartphone ou tablet como sua principal fonte de música, verifique se o sistema escolhido é compatível. Hoje em dia, a maioria dos sistemas é tão high-tech que você pode se surpreender. Você pode transmitir músicas do Spotify, YouTube e praticamente qualquer fonte digital. Dito isso, como algumas marcas não são compatíveis entre si, ainda é importante verificar.
E é isso! Esses são os componentes básicos de estéreo doméstico e um bom lugar para começar.
Fonte da imagem em destaque:canva.com