Qualquer audiófilo que tenha passado algum tempo em fóruns AV ou comunidades Hi-Fi ou grupos do Reddit para audiófilos, amantes de fones de ouvido e amantes de Hi-Fi estará familiarizado com o termo WAF.
Mais comumente visto em círculos Hi-Fi, WAF significa simplesmente Fator de Aceitação da Esposa.
Se você lê meus posts há algum tempo, saberá que tornei isso mais inclusivo ao cunhar o termo PAF, que é o Fator de Aceitação do Parceiro.
Sem WAF, você só tem Wrath. Siga-me enquanto eu o guio pelo processo de obtenção do WAF e como evitar armadilhas e falhas.
O princípio fundamental para alcançar o WAF é simplesmente que se deve obter a aprovação de um parceiro antes de transformar sua sala de estar ou estúdio em uma cornucópia audiovisual.
As três metodologias típicas para alcançar tal felicidade de áudio são:
- A, discuta as compras planejadas com o parceiro antes de comprar, possivelmente na medida de algumas renderizações em 3D de como serão os novos alto-falantes, componentes Hi-Fi ou um suporte de toca-discos neste espaço compartilhado.
- Ou B, chegando em casa e surpreendendo o parceiro com muitas caixas de grandes equipamentos Hi-Fi e, portanto, normalmente incorrendo em Ira (consulte a definição anterior para obter mais detalhes).
- Ou C, que é uma abordagem híbrida em que você obtém aprovação para alguns itens, mas retorna com mais do que o esperado, exclamando que "não sabia que os alto-falantes eram tão grandes" ou "havia muita coisa".
Minha orientação geral para você é que é melhor obter WAF em vez de Wrath, que pode ser definido como um silêncio desconfortável prolongado e prolongado e, em casos extremos, pode resultar na reembalagem das referidas caixas compradas e na devolução ao Hi- Fi para um reembolso embaraçoso, a menos que haja uma política de não fazer perguntas.
Também chamado de
impulso da vergonha. Tenho poucas dúvidas de que a maioria das lojas Hi-Fi está bastante familiarizada com o retorno do parceiro que chega com o rabo entre as pernas depois de ser rejeitado na porta de casa por causa de compras Hi-Fi não aprovadas.
A busca pela grandeza do arquivo de áudio só pode ser equilibrada com a aprovação das pessoas especiais em sua vida. E nenhuma busca pela perfeição de áudio pode ser alcançada sem um acordo comum entre aqueles que compartilham espaços comuns.
Infelizmente, isso pode significar compromisso.
Não podemos supor, no entanto, que o WAF seja uma troca de mão única, pois há muitas vezes em uma parceria em que o compromisso ocorre nos dois sentidos.
Quando os desejos de compra do seu parceiro entram em conflito com os seus – é nesse conflito que surge a chance de negociação.
Veja bem, se alguém está disposto a entreter a intenção de compra de uma pessoa, também deve aceitar as outras.
Esse compromisso pode ocorrer entre uma compra de arte e seu Hi-Fi ou móveis novos e seu HiFi. Pode até ser o desejo de um parceiro por moda e vestuário que dê a oportunidade de negociar a compra de acessórios Hi-Fi em sua própria coleção.
Isso significa que há momentos em que a paciência é fundamental. Nas palavras de John Lennon, apenas dê uma chance à paz.
Embora possa parecer doloroso adiar a beleza sônica melíflua que você sabe que alcançará com o novo equipamento Hi-Fi, não demorará muito até que seu parceiro deseje algo que abra esse caminho para a negociação.
A essência do WAF é manter a paz, manter o equilíbrio e garantir que você não tenha que usar o
drive da vergonha voltar para a loja Hi-Fi ou passar algum tempo dormindo no sofá.
Esta teoria é a definição fundamental de WAF.
Se você ou alguém que você conhece está lutando com o WAF, não hesite em compartilhar sua história abaixo para que nós, a comunidade de áudio, possamos nos reunir e apoiá-lo neste momento.
Fiquem fortes, pessoal. Aguente firme.