>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Hi-Fi x som estéreo HD – diferenças importantes que todos devem saber


Eu sou um audiófilo veterano.

Portanto, eu não aprecio apenas um bom som. Exijo a mais alta qualidade de som possível do meu sistema de reprodução de áudio sempre que estou ouvindo minha jam.

Nos últimos anos, gastei milhares de dólares equipando meu espaço com os melhores equipamentos do mercado. Também ajustei o layout do meu espaço para que a acústica da sala atendesse às minhas necessidades.

Então, dizer que eu sei uma coisa ou duas sobre som seria um eufemismo.

Como a maioria dos audiófilos, criei meus próprios termos para descrever os sons que ouço – quente, doce, farfalhante, escuro e assim por diante. Meu gosto eclético em música e equipamentos também me permite ser objetivo ao interpretar juiz, júri e executor.

No entanto, muitas vezes achei difícil definir ou descrever o que é som de alta qualidade ao testar sistemas diferentes.

Por quê?

Bem, é tudo uma questão de perspectiva. Conheço uma centena de caras que não gostam do som dos meus sistemas, e tudo bem. Portanto, todos esses termos são subjetivos.

É por isso que nossos ancestrais (audiófilos mais velhos) criaram dois termos para descrever a qualidade do som – estéreo de alta fidelidade (Hi-Fi) ou alta definição (HD).

Ambos os termos existem há anos. Infelizmente, a maioria das pessoas pensa que são a mesma coisa. Embora eu entenda que identificar a diferença entre o som estéreo Hi-Fi e HD pode ser complicado, eu aprecio quando as pessoas pelo menos tentam e treinam seus ouvidos para distingui-los.

Para facilitar as coisas, tomei a cortesia de fazer sua lição de casa e compartilhar as principais diferenças entre áudio de alta fidelidade e som estéreo HD.

Então, não vá a lugar nenhum!

O que é som de alta fidelidade (Hi-Fi)?


Fidelidade é um termo usado para descrever o grau de exatidão com que algo é copiado. Se você colocar
no contexto, o som de alta fidelidade (Hi-FI) pode ser definido como o ápice da qualidade de áudio.

Em outras palavras, um sistema de alto-falantes multimídia Hi-Fi reproduz o som como foi originalmente gravado. Se você prestar muita atenção, poderá ouvir todas as frequências audíveis com quase zero de distorção de sinal.

O que é som estéreo de alta definição (HD)?


O som estéreo de alta definição é uma tecnologia relativamente nova. Ao contrário do som Hi-Fi, todo o som produzido vem de uma mídia digital de dois canais contendo arquivos de música digital não compactados.

A tecnologia foi introduzida pela Intel para computadores para que eles possam desempenhar o papel de receptor e amplificador de áudio para reproduzir arquivos de áudio em alto-falantes ou fones de ouvido.

No entanto, eles não incorporam sinais analógicos como sistemas de alto-falante Hi-Fi.

Som estéreo de alta fidelidade vs. HD – principais diferenças que todos devem saber


Eu prometo que não vou ser muito técnico aqui e entediar todo mundo até a morte. Então, aqui estão as principais diferenças entre áudio de alta fidelidade e som estéreo de alta definição:

1. Oferta ou função de valor central


Acredito que a principal diferença entre o som estéreo Hi-Fi e HD, pela minha experiência, é sua função principal. O som estéreo HD foi projetado para produzir um som mais natural, minimizando a distorção do sinal através da separação de dois canais. O que isso faz é oferecer uma experiência imersiva barata, mas ok, para quem não deseja atualizar para alto-falantes ou sistemas Hi-Fi.

Por outro lado, o objetivo principal do som Hi-Fi é recriar a qualidade de áudio exata usada durante a gravação. Portanto, mesmo o sistema de home theater mais caro com alto-falante estéreo pode não agradar a um audiófilo porque não oferece o que eles estão procurando.

2. Percepção


Você já assistiu a um filme em resolução 4K? Se sim, você provavelmente notou muitos detalhes minúsculos que a maioria das pessoas perde quando assiste ao mesmo filme em uma impressão de qualidade inferior. A mesma lógica se aplica aos sons.

Nas últimas décadas, a indústria da música tornou-se muito mais competitiva do que nunca. Artistas e produtores precisam se tornar mais criativos com o som que produzem para manter seu público envolvido e imerso. É aqui que entra o equipamento Hi-Fi para oferecer uma saída ou reprodução de áudio mais precisa.

Mais importante, ele inclui todos os sons em uma faixa, especialmente os pequenos toques que a maioria das pessoas sentiria falta em alto-falantes estéreo HD. Em contraste, o som estéreo usa a anatomia humana para eliminar fontes de som fantasmas e centralizar o som diretamente de diferentes fontes para oferecer uma experiência de audição imersiva.

Os alto-falantes estéreo HD combinam e reproduzem o som proveniente de dois canais para induzir um efeito psicoacústico
efeito que torna a música mais natural.

3. Composição


A terceira diferença entre áudio de alta fidelidade e som estéreo HD vem da composição de seus respectivos sistemas, que normalmente inclui amplificadores, alto-falantes, cabos e uma fonte de áudio. Então, veja como os dois sistemas se comparam:

Fonte


Os sistemas de alto-falante multimídia Hi-Fi são relativamente mais versáteis do que seus equivalentes estéreo HD. Você pode conectá-los a uma rede ou toca-discos. Isso permite que você ouça sua loja favorita em seu pendrive ou disco rígido, CD, discos fonográficos, smartphone ou serviço de streaming.

Embora os sistemas estéreo HD também ofereçam compatibilidade semelhante, eles exigem que um receptor divida o sinal de áudio em dois canais. Enquanto isso, os sistemas Hi-Fi não exigem necessariamente um receptor para controle de volume e escolha de fonte.

Amplificador


Amplificadores são o componente mais importante de um sistema Hi-Fi. Eles controlam tudo, desde a saída de energia até o volume e outras configurações essenciais. A maioria dos sistemas estéreo inclui amplificadores integrados que vêm com um circuito de pré-amplificador para controle dedicado de graves, agudos e volume.

Então... qual é a soma aqui?


Como você pode ver, não é fácil fazer comparações de som estéreo de alta fidelidade versus HD, pois não há uma maneira comprovada de identificar as diferenças. No entanto, se você grava música ativamente ou vai a shows ao vivo, pode antecipar o que um artista está tentando fazer e comparar o desempenho dele com a reprodução de áudio.

Eu sei que isso pode ser difícil, mas ei, se tornar um audiófilo exige esforço.

A boa notícia é que ambas as tecnologias melhoram sua experiência de audição, embora ofereçam coisas diferentes.

Então, é tudo sobre o que você quer – autenticidade ou imersão. Se você fizer sua lição de casa como eu, você pode encontrar um sistema que oferece ambos.