>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

Como melhorar a qualidade do som HiFi – 10 dicas de baixo custo ou sem custo


Suponha que você tenha um sistema de som de última geração em sua sala de estar. Como você pode garantir que sua configuração esteja funcionando em seu nível ideal? Em muitos casos, é possível que a qualidade do som não atenda às suas expectativas em termos de graves, volume, agudos, estéreo ou qualquer outro fator.

Uma das coisas mais importantes a saber sobre um sistema de alto-falantes multimídia Hi-Fi é que, não importa o quanto você tente, você não pode obter o desempenho ideal simplesmente combinando o melhor equipamento.

No mundo da acústica, você aprenderá, assim como eu, que se trata de encontrar a sinergia certa sem revisar todo o seu sistema.

Então, se você tiver alguns minutos de sobra, posso compartilhar como melhorar a qualidade do som HiFi com alguns truques que aprendi nos últimos anos trabalhando com centenas de produtos e sistemas audiófilos.

Por que seu sistema não está cortando? 7 possíveis razões


Não me entenda mal; você provavelmente gastou centenas ou mesmo milhares de dólares em um sistema. No entanto, como mencionado acima, equipamentos de alta qualidade não garantem necessariamente um som de alta qualidade.

Se você está insatisfeito com o som da sua música favorita e acha que provavelmente é porque você não gastou dinheiro suficiente, saia disso. Só porque você não comprou o melhor amplificador, alto-falantes e reprodutor de mídia do mercado não significa que você deve deixá-lo como está. A maioria dos audiófilos começa pequeno e estuda as nuances do som antes de atualizar seu sistema HiFi.

Então, convoque seu engenheiro de áudio interno e prepare-se para bancar o detetive e experimentar seu sistema. Na maioria dos casos, existem várias outras explicações para o desempenho abaixo da média ou insatisfatório, além de equipamentos ruins.

Vamos verificar as sete possíveis razões pelas quais a qualidade do som do seu sistema é ruim:

1. A assinatura sônica do seu quarto


O tamanho da sala, o material de construção, os móveis, a ventilação e o layout afetam muito a qualidade do som do seu sistema. Cada espaço tem uma assinatura sonora distinta que determina como as ondas sonoras saltam de superfície para superfície e geram ressonâncias.

Por exemplo, espaços pequenos tendem a apresentar distribuição de frequência desigual. Além disso, pisos de concreto e paredes de tijolos absorvem e retêm os graves. Em contraste, pisos de madeira e paredes de madeira permitem que ele escape e cause ruído.

2. Mobiliário


Este foi um pouco complicado de entender. Eu estava me mudando para um novo apartamento, então imaginei por que não tocar algumas músicas para se sentir bem sobre se mudar. Quando comecei a fazer as malas, notei que o som estava monótono e o baixo um pouco pesado.

Eu estava pensando em fazer um upgrade, mas conforme eu gradualmente carregava o caminhão e esvaziava a sala, a música começou a soar mais agressiva e brilhante com cada caixa ou móvel saindo da sala. No entanto, ficou pior depois de um tempo, à medida que a sala gradualmente se esvaziava. Neste momento, percebi que é tudo uma questão de equilíbrio no mobiliário.

Se você deseja configurar seu sistema de alto-falantes multimídia Hi-FI, deve fazê-lo em uma sala com poucas ou muitas peças. Eu recomendo carpetes, cortinas pesadas e talvez um sofá estofado ou uma cama macia.

Se você quiser experimentar essa teoria, instale seu equipamento em salas diferentes. Se você estiver com preguiça de fazer isso, pegue seu telefone e um alto-falante sem fio portátil, se tiver um. Toque música alta em diferentes salas e preste atenção onde a música soa melhor.

Esse é o ponto!

3. Qualidade do cabo


Se você se deparou com o mesmo tipo de cabo com preços diferentes, nem sempre é por causa da marca ou da demanda. Nem todos os cabos são criados iguais. Assim, você pode encontrar várias opções em todos os pontos do espectro de qualidade.

Eu não tinha muita certeza sobre este, mas não queimou um buraco no meu bolso gastar alguns dólares a mais em cabos de áudio de última geração.

4. Posicionamento do alto-falante


Como e onde você coloca seus alto-falantes também pode afetar a qualidade do som. A maioria dos fabricantes projeta alto-falantes de forma que funcionem em níveis ideais quando posicionados corretamente. Infelizmente, aprendi isso da maneira mais difícil, considerando que eles não dizem essas coisas no manual.

Após várias rodadas de tentativa e erro, aprendi que colocar os alto-falantes perto da parede aumenta os graves. Infelizmente, quando os trouxe muito perto, o baixo arruinou os sons médios. Coloquei o meu a alguns centímetros da parede e longe do canto.

5. Posição do amplificador, receptor e outros eletrônicos


A maioria das pessoas gosta de montar seus equipamentos para tornar seu sistema mais organizado, centralizado e esteticamente agradável. No entanto, colocar eletrônicos diferentes perto dos alto-falantes pode alterar a qualidade do som devido às vibrações criadas.

Então, se você é um daqueles que gosta de uma apresentação simétrica, talvez seja hora de tentar uma configuração diferente, especialmente se você possui um sistema estéreo de áudio HiFi.

6. Oxidação


Se você possui um sistema HiFi antigo, verifique se há poeira, ferrugem e outros sinais de deterioração nos pontos de contato. Com o tempo, esses pontos começam a alterar a qualidade do som após contato frequente de metal com metal. Tudo o que é preciso para corrigir ou evitar isso é a limpeza regular.

Se você mora na Flórida ou em qualquer outro lugar úmido, recomendo usar um limpador de contato desoxidante para manter a condutividade.

7. Posição de escuta


Assim como suas paredes e móveis, sua posição na sala também afeta a qualidade do som do seu sistema HiFi. Por exemplo, se você se sentar muito perto da parede, experimentará um baixo estrondoso. Da mesma forma, se você ouvir do centro da sala, notará que o som se torna mais fino e não natural.

Então, mova-se para ver qual ponto do seu quarto lhe dá o melhor lugar.

10 maneiras de baixo custo ou sem custo para melhorar seu sistema de alto-falantes multimídia Hi-Fi


Agora que você entende as possíveis razões para o desempenho de HiFi abaixo da média, vamos passar para a parte comercial deste post - aprendendo como melhorar a qualidade de HiFi. Aqui estão dez dicas ou truques altamente recomendados.

1. Verifique seu sistema Hi-Fi


A primeira coisa que você deve fazer é verificar seu equipamento e configuração HiFi para saber se tudo está funcionando corretamente. Isso é bastante simples de fazer. Olhe atrás do deck e da eletrônica para fiação e cabos soltos. Pegue uma chave de fenda para remover as grades do alto-falante e verifique se há poeira ou espuma.

Se você encontrar algum, pegue uma faca e raspe a espuma velha aplicando um pouco de álcool para remover o adesivo. Você pode querer ficar longe do cone do alto-falante para evitar danos. Tudo o que você precisa fazer é assistir a um vídeo de espuma de alto-falante DIY e seguir as mesmas instruções.

2. Ajuste seu mobiliário


Como mencionado acima, a acústica e a assinatura sonora da sua sala desempenham um papel crítico na saída de som. Assim, você precisa reduzir os reflexos de superfícies duras, como madeira, azulejos ou janelas, para uma melhor experiência de audição.

Caso contrário, simplesmente não importa o quão poderoso é o seu sistema de alto-falante multimídia HiFi. Se você tiver mesas, luminárias, sofá, carpete e outros itens de mobília em seu quarto, idealmente, você deve configurar seu sistema em seu maior quarto.

Se você tiver muitas janelas, cubra-as com cortinas ao ouvir música. Da mesma forma, mantenha seus móveis estofados, como um sofá ou cama, o mais longe possível dos alto-falantes. Caso contrário, eles absorverão todos os graves, resultando em baixa qualidade.

3. Reposicione seus alto-falantes


Como mencionado acima, os alto-falantes funcionam de maneira ideal quando colocados longe da parede. Então, tudo o que você precisa fazer é afastá-los alguns centímetros da parede para obter melhores graves. Se você não se importa com a assimetria, também pode colocá-los a alguns metros de distância dos outros eletrônicos para um palco sonoro mais amplo e interferência mínima.

Dica complementar: Tente girar os alto-falantes alguns graus para dentro com sua posição como ponto focal. Eu tentei isso colocando dois alto-falantes nas extremidades opostas do meu suporte de TV e posicionando meu sofá no centro.

4. Retire as grades dos alto-falantes


Muitas pessoas afirmam que as grades são apenas para exibição e não ajudam a melhorar a qualidade do som de forma alguma. Então, se você gosta mais do som do que da estética, tire as grades e veja se a música soa melhor.

5. Vá alto


Eu nunca fui fã de alto-falantes de parede. Então, em vez disso, optei por alguns alto-falantes de estante para mais altura. Claro, você sempre pode considerar suportes de alto-falante se não quiser comprar novos alto-falantes. Fazer isso simplesmente aproximará as ondas sonoras do nível do seu ouvido a partir da sua posição de audição. Isso mesmo:Ciência!

Se você optar por suportes de alto-falante de chão, eles precisam ser equipados com pontas ou almofadas de borracha, para que seu alto-falante não balance ou balance. Isso só tornará o som pior do que é.

6. Obtenha cabos melhores


Anteriormente, eu disse que nem todos os cabos são criados iguais; você pode acabar com cabos ruins. Na minha busca para me tornar um audiófilo, aprendi que gastar mais alguns dólares faz a diferença. Infelizmente, nossos ouvintes casuais não percebem a diferença, mas tudo bem.

Essas pessoas não viajam na classe executiva, apreciam aros personalizados ou aumentam o tamanho da refeição do McDonald's. Seu sorvete favorito é provavelmente de baunilha. Eu sinto Muito; Eu me empolgo às vezes.

A maioria dos kits de alta fidelidade, especialmente os de baixo orçamento, geralmente vêm com cabos de baixa a média qualidade. Portanto, um truque para tornar sua música mais nítida, mais alta e melhor é atualizar para melhores interconexões. Você notará que eles são mais grossos, mais blindados e têm uma sensação premium para eles.

Em seguida, certifique-se de que os cabos de sinal e principais estejam a uma distância razoável um do outro. Você não quer que eles se toquem, pois eles afetam a qualidade do som por meio de grosseria adicional. Por fim, não mantenha os cabos pendurados e fora do chão para minimizar as vibrações.

7. Separe a fonte elétrica


O equipamento HiFi requer mais energia do que o sistema de alto-falante médio. Portanto, recomendo usar uma tomada elétrica independente para conectá-lo. Usar a mesma tomada para conectar outros aparelhos, como secadora, computador, micro-ondas, geladeira, etc., causará interferência elétrica.

Se você não tiver escolha, equipe sua tomada com um condicionador de energia de alta qualidade. Vai ajudar!

8. Limpeza Regular


Uma das melhores maneiras de tornar seus eletrodomésticos mais duráveis ​​é limpá-los regularmente. A mesma lógica se aplica ao seu sistema HiFi. Os pontos de contato elétrico são suscetíveis à ferrugem e corrosão ao longo do tempo.

Da mesma forma, se você mora no Arizona, Novo México ou em qualquer outro estado desértico, seus alto-falantes e amplificador podem acumular poeira muito mais rápido. Portanto, você precisa limpar seu equipamento HiFi regularmente para garantir que ele esteja seguro.

Se você não limpou seu sistema desde que o adquiriu, faça-o e tente ouvir sua lista de reprodução. Eu prometo que você experimentará uma diferença notável no desempenho.

9. Deixe seu sistema aquecer


Você vai à academia e começa a levantar pesos imediatamente? Provavelmente não. Você passa alguns minutos na esteira ou faz exercícios aeróbicos para se aquecer primeiro. Da mesma forma, seu sistema HiFi funcionará melhor se você ligá-lo por 10 a 15 minutos antes de tocar música.

Não vou aborrecê-lo com a física. Experimente você mesmo e sinta a diferença.

10. Tente tocar música em um quarto escuro


Não sei vocês, mas eu adoro ouvir música em um quarto escuro. Há duas razões pelas quais a escuridão melhora a qualidade do som. A primeira está relacionada à refração das ondas sonoras. Eu sei; mais física. A segunda, no entanto, fez mais sentido para mim.

Em salas ou ambientes escuros, nosso cérebro envia sinais ao nosso corpo que ajudam a nos preparar fisiologicamente para o sono. Quando isso acontece, nossos músculos começam a relaxar, nossa temperatura corporal cai e ficamos cada vez mais sonolentos.

Esse truque pode não melhorar fisicamente a qualidade do som do seu sistema. No entanto, pode ajudar a melhorar a imersão e a sensação de bem-estar ao ouvir suas batidas e músicas favoritas.

Conclusão


Então, aí está – como melhorar a qualidade do som HiFi com 10 dicas/truques de baixo custo ou sem custo. No entanto, para notar uma diferença na qualidade do som depois de aplicar essas dicas, você precisa aprender a ouvir as mudanças sutis no som. Só então você pode saber o que soa bem ou terrível.

Ter um ouvido afiado é uma das características mais importantes de um audiófilo veterano. Não se trata apenas de comprar o melhor equipamento ou aprender sobre os diferentes termos técnicos e jargões, ainda que ajudem, e muito!.

Qualquer dúvida - dispare nos comentários abaixo.