Tornar-se um audiófilo é mais do que apenas ter um ótimo conjunto de fones de ouvido ou alto-falantes – é saber o que cria um ótimo som e encontrar maneiras de melhorar sua experiência de audição.
Na minha experiência, um dos fatores mais importantes na qualidade do som é a acústica da sala. Houve muitos casos em que configurei meus alto-falantes e descobri mais tarde que meus vizinhos estão obtendo uma qualidade de som muito melhor do que a que eu estava obtendo, apenas porque não usava a acústica da minha sala corretamente.
Quando você se muda para uma nova casa ou uma nova sala, mesmo se você tocar a mesma música nos mesmos alto-falantes, no mesmo volume e nas mesmas configurações, você notará que o som é diferente. A forma como o som salta ao redor da sala – ou não – faz uma grande diferença em quão claro e rico a música soa.
Tanto que, no passado, muitos dos meus vizinhos costumavam perguntar sobre comprar meus alto-falantes por causa da qualidade do som que eles recebiam, onde eu ficava me perguntando se havia tomado uma decisão ruim.
Isto é por causa da acústica da sala.
Neste artigo, falarei sobre o que é a acústica da sala, como ela afeta a qualidade do som e algumas maneiras pelas quais consegui melhorar a acústica da minha sala para obter o melhor som possível.
Compreendendo o conceito de acústica de ambientes
A acústica da sala é basicamente a forma como as ondas sonoras saltam ao redor de uma sala. Quando você faz um som – seja batendo palmas, tocando música ou apenas falando – as ondas sonoras viajam pelo ar e ricocheteiam nas superfícies da sala.
O tamanho, a forma e os materiais da sala desempenham um papel na forma como as ondas sonoras saltam. Por exemplo, uma sala pequena com superfícies duras (como paredes de concreto) terá uma acústica muito diferente de uma sala grande com superfícies macias (como tapetes e cortinas).
Se você tem um alto-falante de US $ 100 ou um sistema de alto-falante de alta fidelidade que custa mais de US $ 10.000, a acústica da sua sala sempre afetará a qualidade do som. Esse impacto pode ser bom ou ruim, dependendo de como você utiliza o espaço ao seu redor.
Eu tive esse problema no passado, onde um par de alto-falantes de US $ 120 soava muito melhor em uma nova sala do que meu sistema de alto-falantes de alta fidelidade de US $ 9.000. O som ficou abafado e um pouco “distante” com o último a princípio.
No entanto, depois de mover algumas coisas, adicionar alguns móveis e pendurar algumas cortinas, o som melhorou drasticamente.
Por quê? Porque agora aquele som tinha algo para refletir, e os materiais na sala estavam absorvendo alguns dos sons em vez de refletir tudo de volta e evitar que soasse “barulhento”.
A moral da história é que você
nunca deve subestimar o impacto da acústica da sala na qualidade do som .
Como a acústica da sala afeta a qualidade do som
Existem três maneiras principais pelas quais a acústica da sala pode afetar a qualidade do som:
- Reflexão sonora: Quando as ondas sonoras rebatem em superfícies duras, elas podem criar um efeito de “reverberação” ou “eco”. É por isso que você soa diferente quando está em uma sala pequena com paredes de concreto em comparação com uma sala grande com superfícies macias. O primeiro terá mais reflexão, enquanto o último terá mais absorção. Este é um dos elementos mais importantes na acústica da sala.
- Absorção de som: As ondas sonoras que saltam de superfícies macias fazem com que elas sejam “absorvidas” pelo material. Quando isso acontece, você pode notar que sua voz soa diferente quando você está em uma sala com carpete em comparação com uma sala com piso de madeira. O carpete, por exemplo, absorverá alguns dos sons, enquanto os pisos de madeira os refletirão.
- Transmissão de som: As ondas sonoras que atravessam paredes ou portas são “transmitidas” para outra sala. É por isso que às vezes ouço a TV do meu vizinho e ele falando alto ao telefone às vezes. Ter uma sala à prova de som ajuda, pois significa que não há perda de som antes que ele chegue até você. Descobri que insonorizar meu quarto elevou minha experiência exponencialmente, melhorando a estética do quarto com isso.
Então, como você pode ver, a maneira como as ondas sonoras interagem com as superfícies da sua sala tem um grande impacto na qualidade do som.
Infelizmente, não existe uma solução única para todos. A melhor maneira de melhorar a acústica da sua sala é experimentar e descobrir o que funciona melhor.
Maneiras de melhorar a acústica da sala
Existem inúmeras maneiras de melhorar a acústica do seu quarto. Alguns deles incluem:
Adicionar materiais de absorção de som
Uma maneira de reduzir reflexos e ecos é adicionar materiais absorventes de som ao seu quarto.
Isso pode ser algo tão simples como pendurar cobertores ou cortinas. Ou você pode investir em alguns painéis acústicos projetados especificamente para absorver o som.
Os materiais de absorção de som ajudam a absorver algumas das ondas sonoras que, de outra forma, ricocheteiam em superfícies duras e criam ecos.
Sem esses materiais, o som iria apenas saltar ao redor da sala e nunca realmente “assentar”.
Você sabe como você ouve sua voz ecoar em uma nova sala ou dentro de uma caverna?
Algo semelhante acontecerá se você tocar música sem materiais absorventes de som.
Esses ecos acabarão por arruinar sua experiência ao sobrepor alguns tons (e não outros), ou as ondas sonoras cancelarão umas às outras à medida que ecoam, dificultando a apreciação de sua música.
Mova alguns móveis
Outra maneira de reduzir os reflexos é mover os móveis. Por exemplo, se você tiver um piso de madeira, tente colocar um tapete embaixo dos alto-falantes. Ou, se você tiver muitas superfícies duras, tente afastar os alto-falantes das paredes.
Se você não posicionar seus móveis corretamente, as ondas sonoras rebaterão em superfícies duras e criarão reflexos. Esses reflexos “turvarão” o som e dificultarão a audição de instrumentos ou vocais individuais.
Aqui estão algumas dicas a serem consideradas:
- Se você tiver pisos de madeira, tente colocar um tapete embaixo dos alto-falantes. Isso ajudará a absorver algumas das ondas sonoras.
- Se você tiver muitas superfícies duras, tente afastar os alto-falantes das paredes em direção ao centro da sala. Isso me ajudou a reduzir consideravelmente os reflexos e aproveitar o som direto em vez do som refletido.
- Tente evitar colocar os alto-falantes em um canto. Isso criará muitos reflexos e pode tornar o som turvo. Se você tiver que colocá-los em um canto, é uma boa ideia garantir que eles estejam de frente para você. Isso diminuirá o efeito da acústica em você, mas outras pessoas podem não se divertir tanto no seu quarto.
- Tenha cuidado para não bloquear as saídas de ventilação dos alto-falantes. Isso pode fazer com que o alto-falante superaqueça e, eventualmente, danifique-o.
- Certifique-se de que os cabos dos alto-falantes não estejam tocando em nenhum dos móveis. Isso pode causar um zumbido.
Use materiais de amortecimento de som
Se você realmente quer melhorar a acústica da sua sala, pode usar materiais de amortecimento de som. Isso pode ser algo como espuma à prova de som ou telhas acústicas. Esses materiais ajudarão a reduzir os reflexos e a transmissão, proporcionando uma melhor experiência de audição.
Como soará sem materiais de amortecimento?
A falta de material de amortecimento de som fará com que sua música soe como se estivesse “explodindo” dos alto-falantes. Essas explosões amplificam os graves e os agudos e, a menos que você seja um audiófilo, não soará pior imediatamente.
No entanto, após alguns minutos de audição, você descobrirá que a música soa mais como um ruído para você do que o que você está acostumado.
Invista em palestrantes melhores
Finalmente, uma das melhores maneiras de melhorar a acústica da sua sala é investir em alto-falantes melhores. Se você tiver alto-falantes baratos, eles soarão mal, não importa o que você faça. Mas, se você tiver alto-falantes de alta qualidade, eles soarão bem mesmo em uma sala menos do que ideal.
Investir em alto-falantes melhores ajudará a melhorar a acústica da sua sala de duas maneiras.
Primeiro , alto-falantes de alta qualidade tendem a ter um som mais direcional. Isso significa que eles enviarão as ondas sonoras diretamente para seus ouvidos, em vez de quiçá-las pela sala.
Segundo , alto-falantes de alta qualidade tendem a ter uma melhor resposta de frequência. Isso, por sua vez, levará a sons mais precisos, proporcionando uma melhor experiência de audição.
Então, aí está! Estas são algumas das maneiras pelas quais a acústica da sala pode afetar a qualidade do som. Lembre-se dessas dicas na próxima vez que estiver configurando seu home theater ou ouvindo música.
E, o mais importante, não tenha medo de experimentar!