Saber quais dispositivos são necessários para cada tipo de configuração de home theater pode ser bastante complicado, especialmente para iniciantes. Neste artigo, investigaremos se você realmente precisa de um receptor para som surround.
Também é verdade que algumas pessoas acreditam que, se você tiver a configuração tradicional de som surround, precisará de um receptor. Mas com uma configuração mais moderna, você realmente não precisa adicionar um receptor ao seu sistema de home theater para som surround.
Abaixo, vamos descobrir por nós mesmos se um receptor é necessário para som surround ou não. Então continue lendo para saber mais.
O que faz um receptor?
A função básica de um receptor é pegar os sinais que recebe de diferentes dispositivos e amplificá-los. Os sinais da sua TV são classificados e separados dos sinais de vídeo e depois enviados para os diferentes canais de saída.
Existe um amplificador para cada canal disponível no receptor, que enviará o som para seu respectivo alto-falante. Esses receptores estão disponíveis em várias configurações para configurações de som surround 5.1 e 7.1.
Uma configuração padrão de home theater contém uma variedade de dispositivos para diferentes finalidades que não interagem perfeitamente entre si. Por esse motivo, você precisa adicionar um receptor para que os diferentes componentes do sistema de cinema se comuniquem com mais facilidade.
Um receptor também permite que você escolha o vídeo que deseja exibir ou o som que deseja ouvir com um único botão.
Quando você precisará de um receptor?
Se você tem uma configuração de sistema de som tradicional em casa, onde você pode escolher os diferentes alto-falantes, você precisa de um receptor. Isso permitirá que você conecte diferentes alto-falantes em locais diferentes a uma zona ou canal específico.
Esses alto-falantes incluem alto-falantes traseiros ou alto-falantes de teto que precisam ser captados individualmente e conectados ao receiver. Isso é ótimo para separar os alto-falantes frontais esquerdos do centro e os frontais direitos.
Com diferentes opções de saída disponíveis no receptor, você pode fazer isso e muito mais. Lembre-se de que você precisará escolher o receptor certo para integrar-se perfeitamente ao seu sistema de home theater e a todos os seus componentes.
Ter um receptor em sua configuração de home theater não é realmente necessário, mas ajudará muito se você tiver um. Se o seu sistema tiver som surround padrão 5.1 ou 7.1 ou barras de som passivas, você pode precisar de um receptor AV em seu sistema.
Com um receptor AV, você pode conectar todos os componentes do sistema a um único dispositivo. Esses componentes podem incluir sua TV, console de jogos, Bluray player, DVD player e até mesmo seu projetor e smartphone para streaming.
Esta é uma ótima tecnologia, mas nem sempre é necessária para o som surround.
Quando você não precisa de um receptor?
Outra ótima configuração que pode ser feita é introduzir barras de som em seu sistema de saída de som surround de home theater. Com esse tipo de saída de áudio, você não precisa de um receptor em sua configuração de home theater para fornecer som surround.
As barras de som vêm com seu próprio conjunto de alto-falantes e podem incluir um subwoofer para saída de som surround de alta qualidade. Existem duas maneiras de conectar os componentes do seu sistema de home theater para obter os melhores resultados e som de melhor qualidade.
O primeiro método é conectar todos os componentes à TV e depois conectar a TV à barra de som. Outra opção é adicionar um subwoofer e mais alto-falantes à barra de som, proporcionando uma melhor saída de som.
A maioria das barras de som funciona com um subwoofer sem fio e alto-falantes para aumentar a saída de som e melhorar o som surround. Muitas barras de som também vêm com entrada HDMI incluída, que fará o processamento de áudio do som surround e, portanto, substituirá o receptor completamente.
Assim, a barra de som fará toda a decodificação e processamento de vídeo e reproduzirá o áudio sozinha, semelhante a um receptor.
Então, o que é uma barra de som?
Você pode ter visto essas barras de som em anúncios ou lojas de eletrônicos, e elas são bonitas. Eles são feitos principalmente com um design suave e simplificado para exibi-los bem em sua casa ou onde quer que você os use.
Há mais nessas barras de som do que apenas sua aparência, e elas estão disponíveis em diferentes configurações de som, como 2.1 e 5.1. Cada alto-falante de uma configuração de barra de som é alimentado por um amplificador embutido na barra para uma saída de som de melhor qualidade.
As barras de som funcionam melhor se a sala não for muito grande para que o som possa saltar das paredes para os ouvidos.
Como usar as barras de som
Configurar a barra de som em seu sistema de home theater é muito mais fácil do que seria com a configuração do receptor. Basta conectar a barra de som a uma das saídas de áudio na parte traseira da TV usando o conector analógico ou digital.
A maioria das barras de som vem com portas Audio-n analógicas e digitais, facilitando a conexão à sua TV. Você pode usar qualquer um desses tipos de cabos para conectar a TV à barra de som para obter o melhor som.
Ao conectar um desses cabos, você deve ouvir o som da barra de som, portanto, certifique-se de selecionar a entrada correta. Você também pode usar o cabo HDMI e conectá-lo à porta HDMI-Out na barra de som e a outra extremidade à entrada HDMI da TV.
Você pode conectar outras fontes, como um Blu-ray player, a outra porta HDMI na barra de som. Com essa configuração, a barra de som reproduzirá o áudio enquanto a TV reproduzirá o vídeo, além de desativar os alto-falantes da TV.
Esta é a configuração básica para conectar a barra de som à sua configuração de home theater para som surround sem precisar de um receptor.
Conclusão
Agora sabemos que você não precisa de um receptor de som surround em seu sistema de home theater simplesmente adicionando uma barra de som. Tanto a barra de som quanto o receptor oferecem uma ótima saída de som, permitindo que você curta filmes, jogos ou até mesmo música.