Quando uma corporação pretende entregar uma determinada mensagem, ela pode enviar seus embaixadores para emissoras de televisão e rádio para realizar as interações ao vivo e as transmissões ao vivo. Esta é uma forma de técnica de relações públicas que utiliza especialistas com profundo conhecimento das informações que se pretende passar. Esses especialistas incluem artistas, executivos e até autores que chegam a milhões de pessoas usando uplinks de satélite nas estações por algumas horas – principalmente horas da manhã – ou o fazem ao longo de alguns dias, dependendo da mensagem que se pretende transmitir. Essas expedições são o que chamamos de tours de mídia via satélite/rádio (SMT, RMT).
Por que considerar SMT e RMT para suas campanhas de marketing
Os tours de mídia via satélite são uma maneira simples e econômica de entregar mensagens de marketing para um público bastante amplo em uma grande região geográfica. Ele ajuda muito a impulsionar suas estratégias de relações públicas e marketing e é um veículo seguro para garantir uma cobertura garantida, permitindo que você alcance pontos de venda mais novos e mais amplos em um período muito curto. Observe que isso não é feito apenas na TV e no rádio, mas também pode ser realizado com sucesso online. Com essas opções, pode-se optar por realizá-lo em estúdio ou remotamente – da forma que melhor se adequar ao seu negócio e mensagem.
SMTs e RMTs podem ser muito úteis ao introduzir um novo produto no mercado. Ele permite que um grande público conheça sua existência e defina exatamente o que você tem a oferecer. Também oferece ao público a chance de obter as respostas que poderia estar procurando durante a entrevista. Isso é possível porque os âncoras de notícias têm tempo para se preparar e compilar uma lista de possíveis perguntas que beneficiariam seu público. A técnica também pode ser benéfica ao entrar em novos mercados ou fazer mudanças e desenvolvimentos, como fusões.
Conduzindo um tour de mídia via satélite bem-sucedido
Como já visto, um tour de mídia via satélite é simplesmente uma entrevista do porta-voz de uma empresa distribuída via satélite. As reservas são feitas com bastante antecedência, dando ao profissional de RP tempo suficiente para que ele se familiarize adequadamente com a mensagem e as informações. A estação pode então optar por transmiti-lo ao vivo ou gravá-lo para uso posterior.
Antes de ir para o SMT, é essencial definir claramente suas metas e objetivos. Um plano de comunicação bem construído cria uma imagem positiva em sua empresa. Faça consultas prévias com sua equipe de especialistas e escolha um membro que possa entregar de forma eficaz. Afinal, nem todos são feitos para as telas. Se possível, no entanto, certifique-se de que a pessoa escolhida não apareceu em turnês de mídia anteriores nos últimos 2-3 meses em qualquer estação. Isso ocorre porque as estações de mídia provavelmente podem atrasar a transmissão para uma data futura.
A estação de mídia que você escolhe tem um grande impacto e diferença e determina quão bem o ROI será realizado. Certifique-se de que o tempo definido antes do passeio seja suficiente para todos os preparativos. Isso exige uma pesquisa significativa para desenvolver histórias convincentes que cativarão seu público. Certifique-se de que os produtores não o engane no processo – é por isso que uma pesquisa adequada sobre sua estação também é necessária. Em suma, certifique-se de obter um bom valor para a quantidade adequada.
É isso aí!
Aí está – tours de mídia por satélite e rádio definidos em sua forma mais simples. Se você chegar a um ponto em sua organização para buscar esses serviços, busque a perfeição. Erros no ar não pintarão uma imagem tão positiva para sua empresa – mas você já sabe disso. Desejo-lhe sorte em suas campanhas de marketing.