Se você deseja rotear determinadas faixas de frequência para alto-falantes específicos conectados diretamente à unidade principal, alguns receptores estéreo de áudio automotivo possuem um filtro cruzado integrado e ajustável pelo usuário que permite que você faça isso. Esses filtros são filtros passa-alta e passa-baixa. Aqui está como eles funcionam:
Filtros passa-altas: Os filtros passa-altas são usados para passar frequências nas faixas superiores e restringir as frequências baixas e médias. Em um sistema de crossover “bidirecional”, eles funcionam restringindo as frequências graves de alto-falantes de médio a alto alcance.
Filtros de passagem baixa: Os filtros passa-baixas são usados para passar frequências na faixa baixa enquanto restringem as frequências mais altas. Isso significa que as frequências do filtro de passagem de fluxo atingem apenas o subwoofer.
(Se você tiver um estéreo Pioneer, consulte o guia sobre como configurar o HPF em seu estéreo Pioneer)
Por que ajustar os filtros passa-alta e passa-baixa?
É muito importante ajustar corretamente os filtros passa-altas e passa-baixas em seu aparelho de som. Em primeiro lugar, o ajuste correto desses filtros resultará em uma resposta sonora muito melhor.
Além disso, isso também promoverá a longevidade do alto-falante, garantindo que cada alto-falante esteja operando na faixa de frequência correta.
Como definir filtros de frequência passa-alta e passa-baixa em um receptor estéreo de carro
Aqui estão as etapas exatas que você deve seguir para ajustar as configurações do filtro passa-baixa e passa-alta corretamente:
1. Examine seus manuais do usuário para as faixas de frequência
Examine os manuais do proprietário do alto-falante e do subwoofer para encontrar a resposta de frequência correta (medida em Hz e kHz). Desconsidere isso se o carro não tiver alto-falantes de pós-venda instalados.
2. Verifique o diagrama de inclinação de frequência
No manual do proprietário do alto-falante coaxial ou de alto alcance, observe a frequência específica na qual a documentação mostra um declínio acentuado para baixas frequências. Para o seu sub, concentre-se na redução da inclinação de alta frequência.
3. Determine os cortes de frequência passa-baixa e passa-alta corretos
Escolha pontos de frequência de corte LPF e HPF que forneçam uma transição “plana” entre seus alto-falantes de baixo e alto alcance. Para saber mais, consulte nosso guia sobre corte do subwoofer.
4. Determine os pontos de cruzamento apropriados
Consulte o manual do proprietário fornecido pelo seu receptor estéreo para determinar os pontos de cruzamento de frequência apropriados.
Ao fazer isso, lembre-se de que as frequências de ressonância do seu carro, o gabinete do subwoofer e a posição de montagem dos alto-falantes influenciarão sua decisão final sobre isso.
5. Faça ajustes em suas configurações de frequência
- Ligue o som do seu carro e vá para o menu crossover direito do filtro passa-altas dianteiro.
- Escolha a opção de corte de frequência ideal.
- Repita as etapas 1 e 2 para a opção de filtro passa-alta do alto-falante traseiro.
- Ajuste o LPF para ter a mesma frequência que o HPF.
- Ajuste o ganho do amplificador para a configuração mais baixa. Reproduza músicas com faixas de frequência baixa e alta e ajuste o volume para a posição mais alta e mais precisa.
- Ajuste o cruzamento do submarino para a posição "Pass-Through" ou "Off".
- Depois disso, ajuste o “Ganho” do amplificador para a configuração mais alta. Ajuste o volume do receiver para um nível de audição normal.
- Insira um CD de faixa de teste de varredura senoidal e observe as diferenças de nível de som.
- Ouça e faça pequenos ajustes nas frequências baixas e altas.
Para que devo definir meu HPF e LPF?
Como você está protegendo seu submarino contra danos, você deve definir seu HPF para um declive acentuado. A maioria das pessoas coloca em 24b/oitava.
Para se misturar com seus médios, você deve considerar configurar seu LPF entre 12 e 18db/oitava.
É importante lembrar que é menos provável que seu sub rasteje nas frequências vizinhas quando a inclinação for mais acentuada (dB / oitava).
Como saber se meu ganho de amplificador está muito alto
Você deve verificar o controle de volume da unidade principal e a configuração do seu sistema. Se você colocar o controle de volume em 50 e seu sistema permanecer no máximo na configuração 20, seus ganhos provavelmente serão muito altos.
No entanto, se você chegar a 50 e o som ainda não estiver começando a distorcer, seu ganho de amplificador provavelmente está muito baixo.
Como faço para combinar o nível do meu subwoofer com o volume do receptor?
Para combinar o seu subnível com o volume do receptor, você deve aumentar o volume do seu receptor ao máximo. Certifique-se de que esteja livre de distorções. Siga em frente e aumente o ganho do subamplificador lentamente até começar a obter um som equilibrado.
Se isso não resolver você, controle o nível para cima e para baixo um pouco para ver se os subs estão combinando seu som.
Você pode inverter os fios do alto-falante do seu subwoofer se sua baixa frequência tiver volume alto, mas não tiver o soco tão desejado. Você inverte os movimentos do cone do subwoofer ao fazer isso, o que pode ser tudo o que você precisa para atingir seu objetivo.
Como solucionar problemas de distorção do meu subwoofer
Depois de seguir todas as dicas acima, você pode descobrir que algumas distorções ainda estão vindo de seus subwoofers em alguns casos. Se é isso que você está enfrentando, você deve usar dicas testadas e comprovadas para solucionar e corrigir esse problema.
Aqui estão os melhores passos que você deve seguir:
- Diminua o ganho do subwoofer.
- Se você não conseguir obter graves suficientes do sub neste momento, obtenha uma combinação de amplificadores mais eficiente.
Por favor, note que você nunca deve diminuir o ganho do seu amplificador full-range na tentativa de igualar a falta de volume do subwoofer. Se foi isso que você fez, pode ser o motivo pelo qual o amplificador está enviando sinais distorcidos e cortados para seus alto-falantes de alcance total. É a maneira mais fácil e comum de alguns audiófilos, sem saber, derrotarem seu objetivo de um som limpo e completo, que é a principal razão pela qual eles colocam um sub.
Filtros de passagem de frequência e distância
Nosso sistema auditivo depende de conteúdo de alta frequência para pistas necessárias para identificar a proximidade.
Você pode usar um filtro passa-baixa para detectar se um sinal está mais distante de você do que outro sinal (não filtrado). Então, é uma técnica que você pode usar facilmente, principalmente se os sinais estiverem separados no campo estéreo, para estabelecer contraste espacial entre eles.
Para obter alta qualidade, você pode usar um filtro passa-baixa na saída de um atraso. À medida que a frequência de corte do componente de atraso é reduzida, você deve começar a ouvir uma separação espacial mais realista entre o atraso e o sinal direto.
Observe que as frequências de corte típicas do LPF variam entre 2 kHz e 5 kHz.
Depois de estabelecer o LPF, você também pode introduzir um filtro passa-altas. Use as dicas que discutimos acima para apresentá-lo. Ao fazer isso, lembre-se de que a frequência de corte variando entre 100 Hz-250 Hz provavelmente exagerará o efeito espacial.
Para que devo definir meu filtro passa-baixo?
Qual deve ser o meu filtro passa-baixas no meu subwoofer? Os filtros passa-baixa passam baixas frequências para seus subwoofers. Seu filtro passa-baixa deve ser normalmente configurado para 80 Hz (12 db ou 24 db Slope).
No entanto, se você quiser ser mais específico, uma regra geral é definir o filtro passa-baixo em um valor aproximadamente igual (ou abaixo) a 70% da resposta de frequência mais baixa do alto-falante principal. Por exemplo, se a resposta de frequência do seu alto-falante cair para 57Hz. 70% de 57Hz é igual a 39,9 ou 40, então você deve definir o filtro passa-baixo do subwoofer para 40Hz.
Para que devo definir meu filtro passa-baixo?
Se você estiver trabalhando com um sistema de som surround, seus alto-falantes traseiros precisarão de um filtro passa-altas e dois canais de amplificação. As configurações geralmente recomendadas são HPF (5000 Hz) para os tweeters frontais, HPF (80 Hz) para médios frontais, HPF (80 Hz) para alto-falantes traseiros e inclinação de 12 dB ou 24 dB.
Filtro passa-baixo do subwoofer ligado ou desligado?
Se você tiver um subwoofer em sua configuração de home theater, definitivamente deve ativar o filtro passa-baixa. Caso contrário, você pode ficar com ele desligado para que os alto-falantes principais tentem o melhor possível para tocar baixo também.
O que é configuração HPF no meu estéreo?
Não há dúvida de que um filtro passa-alta (HPF) é um filtro de frequência de áudio que corta (filtra) frequências abaixo de um nível definido. Por exemplo, se você colocar um filtro passa-altas em 300 Hz, perderá muito do som dos graves de instrumentos que possuem frequências nessa faixa mais baixa.
Resumo
Agora você tem todas as etapas e dicas essenciais necessárias para definir filtros de frequência passa-alta e passa-baixa no receptor do seu carro. Você deve poder desfrutar da plenitude e da batida robustas de sua música a qualquer momento. Você também pode ajustar seu subwoofer de acordo com os recursos do seu sistema e a preferência do seu ouvido, o que o ajudará a ter a melhor qualidade de som. Portanto, tudo o que gostaríamos de fazer neste momento é lembrá-lo de ser educado e reduzir o volume crescente sempre que isso incomodar seus entes queridos, amigos ou vizinhos.