*
Resolução: Quanto maior a resolução da tela, mais RAM de vídeo será necessária para armazenar um buffer de quadro. Por exemplo, um monitor 4K (3840 x 2160 pixels) requer mais RAM de vídeo do que um monitor 1080p (1920 x 1080 pixels).
*
Profundidade de cor: A profundidade de cor da tela, também conhecida como número de bits por pixel (bpp), afeta a quantidade de RAM de vídeo necessária. Um monitor com maior profundidade de cor requer mais RAM de vídeo do que um monitor com menor profundidade de cor. Por exemplo, um monitor de 24 bpp requer mais RAM de vídeo do que um monitor de 18 bpp.
*
Taxa de atualização: A taxa de atualização da tela, medida em hertz (Hz), também afeta a quantidade de RAM de vídeo necessária. Um monitor com taxa de atualização mais alta requer mais RAM de vídeo do que um monitor com taxa de atualização mais baixa. Por exemplo, um monitor de 144 Hz requer mais RAM de vídeo do que um monitor de 60 Hz.
*
Número de exibições: Se você estiver usando vários monitores, a quantidade de RAM de vídeo necessária será a soma da RAM de vídeo necessária para cada monitor. Por exemplo, se você estiver usando dois monitores 4K, precisará do dobro da RAM de vídeo necessária para um único monitor 4K.
*
Antialiasing: Anti-aliasing é uma técnica usada para reduzir bordas irregulares em gráficos 3D. A ativação do anti-aliasing requer mais RAM de vídeo.
*
Filtragem Anisotrópica: A filtragem anisotrópica é uma técnica usada para melhorar a qualidade das texturas à distância. A ativação da filtragem anisotrópica requer mais RAM de vídeo.