Se você está pensando em comprar monitores de estúdio, não deixe de assistir este vídeo até o final – porque eu vou te ajudar a decidir se vale a pena o investimento ou se é melhor ficar apenas com fones de ouvido.
Qual é a configuração de monitoramento ideal para um estúdio?
Primeiro, vamos nos certificar de qual é a configuração de monitoramento ideal para gravação e mixagem.
Resposta Simples
A primeira coisa que você deseja em sua configuração de monitoramento é uma resposta de frequência confiável, o que significa que o que entra é o que sai. Se um par de alto-falantes ou fones de ouvido tiver um aumento ou corte em uma faixa de frequência em comparação com outra, isso alterará o equilíbrio de frequência para a pessoa que está ouvindo.
Para gravação, mixagem e audição crítica, você geralmente desejará uma configuração de audição relativamente plana, o que significa que os alto-falantes ou fones de ouvido são transparentes e têm muito pouco impacto no equilíbrio de frequência do sinal.
Familiar
É possível que estar “familiarizado” com sua configuração de audição seja ainda mais importante do que a resposta de frequência da sua configuração.
Depois de entender como os diferentes estilos de música soam em sua configuração de audição, você poderá definir metas com mais facilidade para como deseja que suas mixagens soem “no seu sistema”. Ao se familiarizar com um sistema de escuta, você também aprenderá a reconhecer e superar quaisquer picos ou quedas em sua resposta de frequência.
Traduzível
Mais importante, você desejará que seu sistema de audição forneça a experiência de audição necessária para criar consistentemente mixagens que se traduzam bem em outros sistemas.
Na minha opinião, você deve procurar criar mixagens que soem bem em qualquer sistema – incluindo configurações de alta fidelidade, alto-falantes de smartphones e tudo mais. Como você verá em um momento, os fones de ouvido e os alto-falantes podem desempenhar um papel importante na tradução de suas mixagens.
Monitores de estúdio x fones de ouvido
Há algumas coisas a serem consideradas ao comparar fones de ouvido e monitores de estúdio.
Portabilidade
Primeiro, os fones de ouvido são muito mais portáteis em comparação com os monitores de estúdio. E embora isso tenha implicações logísticas óbvias, também desempenha um grande papel no desenvolvimento da familiaridade. É provável que você ouça música com mais frequência em seus fones de ouvido porque pode levá-los a qualquer lugar.
Mesmo se você tiver um par de monitores de estúdio, ainda é útil ter um par de fones de ouvido para que você tenha uma referência familiar, não importa onde esteja.
Detalhes e ruídos silenciosos
Outro benefício de ter um par de fones de ouvido é que você pode captar pequenos cliques e ruídos que são mais difíceis de ouvir em monitores de estúdio. Por exemplo, quase sempre vou “editar” áudio usando fones de ouvido porque a proximidade e os detalhes me permitem ouvir respirações e outros ruídos que posso sentir falta ao ouvir em monitores de estúdio.
O inverso também é verdade – algumas coisas que você ouve em fones de ouvido não necessariamente se traduzem em alto-falantes, então é claro que é melhor ter fones de ouvido e monitores de estúdio.
Fadiga do ouvido
Embora o som detalhado e detalhado dos fones de ouvido possa ser bom em algumas situações, pessoalmente acho que é esmagador depois de um tempo e acho a experiência de ouvir nos meus monitores de estúdio muito mais agradável.
Posso ouvir nos alto-falantes por mais tempo sem sentir fadiga auditiva, enquanto preciso fazer pausas nos fones de ouvido de vez em quando.
Ambiente e háptica
Quando você ouve através de monitores de estúdio ou outros alto-falantes, você ouve mais do que apenas o que está saindo do alto-falante. Você também ouve a reverberação do espaço quando mixa com monitores de estúdio, o que aumenta a reverberação incorporada à mixagem, em oposição aos fones de ouvido que proporcionam uma experiência mais isolada.
Mesmo que a faixa de frequência de um par de fones de ouvido e monitores de estúdio seja a mesma, você está limitado a experimentar essa faixa de frequência apenas com seus ouvidos ao usar fones de ouvido. Com os monitores de estúdio, você experimentará o som com seus ouvidos e seu corpo através do háptico, o que lhe dá uma melhor compreensão do soco e dos graves em sua mixagem.
Imagem estéreo e alimentação cruzada
Os monitores de estúdio também experimentam um fenômeno chamado crossfeed, onde o som de ambos os alto-falantes é ouvido em ambos os ouvidos do ouvinte. Nos fones de ouvido, o alto-falante esquerdo é ouvido apenas pelo ouvido esquerdo e o alto-falante direito é ouvido apenas pelo ouvido direito.
Portanto, a imagem estéreo geralmente soará muito mais ampla nos fones de ouvido e os sons panorâmicos para o centro parecerão originar-se de dentro da cabeça do ouvinte, e não na frente do ouvinte, como podem ocorrer com os alto-falantes. A alimentação cruzada que ocorre com os alto-falantes geralmente cria uma imagem estéreo mais realista em comparação com os fones de ouvido.
Acústica
É importante entender que a qualidade do som dos seus monitores de estúdio dependerá do seu espaço de audição, enquanto os fones de ouvido não são afetados pela acústica da sua sala.
Sua sala se torna parte do seu sistema de audição quando você usa monitores de estúdio. Mesmo que seus monitores de estúdio soem perfeitos, o ambiente acústico ainda pode ter impactos radicais no que o ouvinte finalmente ouve.
Isolamento
Os monitores de estúdio vibram para produzir som. Essa vibração pode ser transferida para outras superfícies que entram em contato com os monitores. Se seus monitores forem colocados diretamente em uma superfície que possa vibrar e ressoar, como uma mesa, por exemplo, a superfície vibrará e reforçará certas frequências ressonantes mais do que outras.
Existem almofadas de isolamento ou outras soluções de isolamento que separam seus monitores da mesa ou do suporte, reduzindo a transferência de energia.
Reflexões
Ao contrário dos fones de ouvido, o som dos monitores de estúdio pode refletir nas paredes e superfícies da sala e voltar para o ouvinte. Isso apresenta a possibilidade de cancelamento de fase e filtragem em pente, o que pode afetar muito o equilíbrio de frequência.
Com base na diferença no tempo que o som direto leva para chegar ao ouvinte em comparação com o som indireto, várias frequências serão aumentadas e reduzidas na posição de audição.
É por isso que é uma boa ideia colocar painéis de absorção acústica nos pontos ao longo das paredes e do teto onde o som faz o caminho indireto mais curto dos alto-falantes até o ouvinte. Isso pelo menos reduzirá a intensidade do som indireto, resultando em cancelamentos menos severos.
Ressonância
Embora as reflexões sejam simples de tratar, as ressonâncias do seu quarto são mais difíceis de abordar, especialmente em salas pequenas. Cada dimensão do seu quarto ressoará em uma frequência específica, causando grandes aumentos e cancelamentos nessas frequências em todo o espaço.
É possível reduzir os impactos dessas frequências ressonantes com tratamento acústico, mas pode ser mais caro e difícil do que simples painéis de absorção. Você pode, no entanto, usar os truques que apresento neste post para tirar o máximo proveito de seus monitores de estúdio, mesmo em uma pequena sala.