>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Áudio e Vídeo Mídia

Qual ​​interface Focusrite Scarlett você deve comprar? [Solo x 2i2 x 4i4 x 8i6 x 18i8 x 18i20]


Quando alguém me pergunta qual interface de áudio é melhor para iniciantes, quase sempre recomendo uma das interfaces Focusrite Scarlett. Mas qual interface Focusrite Scarlett é certa para você ?

Focusrite Scarlett Solo

Visão geral


Se você está apenas começando e esta é realmente sua primeira interface de áudio, considere o Focusrite Scarlett Solo.

Com uma entrada de microfone e uma entrada de instrumento, você pode gravar sua voz com um microfone e conectar uma guitarra elétrica ou violão elétrico diretamente enquanto monitora através de fones de ouvido. No painel traseiro, você encontrará duas saídas de linha que podem ser conectadas a monitores de estúdio alimentados.

Limitações


Embora o Focusrite Scarlett Solo possa ser perfeito para você agora - você pode rapidamente superar essa interface devido ao fato de ter apenas uma entrada de microfone.

Eu comecei com algo parecido com isso, eu mesmo. Mas então eu queria tentar gravar com dois microfones. Naquela época, pensei que poderia simplesmente usar um adaptador XLR para ¼ de polegada para conectar um segundo microfone à entrada de ¼ de polegada - mas não funciona assim. Para gravar um microfone corretamente, você precisa de um pré-amplificador de microfone. E o único pré-amplificador de microfone embutido nesta interface está na entrada um.

Você também notará que há apenas um botão para controlar o nível de volume dos fones de ouvido e as saídas de linha. Isso significa que a única maneira de silenciar seus monitores de estúdio enquanto ouve através de fones de ouvido sem um mixer adicional seria desconectá-los da parte traseira, o que é muito inconveniente. Isso é um grande problema durante a gravação, porque o que quer que seja reproduzido pelos monitores do estúdio será captado pelo microfone, o que arruinará sua gravação e poderá até causar um loop de feedback.

Então, se você planeja conectar monitores de estúdio ou gravar dois microfones ao mesmo tempo, eu recomendo fortemente considerar a próxima interface – a Focusrite Scarlett 2i2.

Focusrite Scarlett 2i2

Visão geral


A Focusrite Scarlett 2i2 inclui duas entradas combinadas, que podem gravar um microfone, um instrumento ou uma fonte de nível de linha, como a saída de um mixer.

Essa interface também possui uma saída de fone de ouvido na frente e duas saídas de linha na parte de trás, mas o 2i2 oferece um botão de volume separado para cada uma dessas saídas.

Esta é a interface que usei por anos, pois cobre a maioria das funções básicas que um músico solo precisa. Você pode gravar um microfone e um instrumento, dois microfones e até fazer gravações estéreo.

Limitações


Eventualmente, comecei a encontrar algumas limitações por ter apenas duas entradas e duas saídas. Primeiro, eu gostaria de poder gravar mais de duas entradas de uma só vez. Então me vi querendo integrar efeitos externos e direcionar o áudio para saídas adicionais sem desconectar meus monitores de estúdio.

O 2i2 durou muito tempo, mas você também pode superá-lo quando começar a expandir seu estúdio e usar sua interface para outros propósitos além de criar gravações simples.

Focusrite Scarlett 4i4

Visão geral


A Focusrite Scarlett 4i4 adiciona um pouco de funcionalidade. Você ainda tem as mesmas entradas combinadas na frente, bem como a saída de fone de ouvido e as duas saídas de linha para monitores (cada uma com seu próprio botão de volume).

No entanto, o 4i4 adiciona um par adicional de entradas de linha e um par adicional de saídas de linha. Eles abrem a porta para configurar envios e retornos de inserção, onde você envia áudio para fora da interface por meio de uma saída de linha, por meio de um processador externo e de volta à interface por meio de uma entrada de linha.

Com um segundo par de saídas, você pode conectar um par alternativo de monitores de estúdio ou enviar áudio para qualquer outro destino enquanto mantém seus monitores de estúdio principais conectados. As entradas extras podem ser usadas para gravar duas fontes de nível de linha adicionais, como a mixagem proveniente de um mixer separado, enquanto usa simultaneamente as duas entradas combinadas na frente da interface para gravação de microfones.

Se você usa MIDI, as conexões DIN na parte traseira do 4i4 podem ser úteis. Eu usei um controlador USB MIDI com meu Focusrite 2i2, então a falta de conexões MIDI na minha interface não foi um grande problema. Mas definitivamente vale a pena considerar.

Quando você chegar ao 4i4 e acima, você começará a ver mais opções de roteamento no software Focusrite Control incluído. Este software permite que você personalize o que é reproduzido em cada saída da interface e ainda permite que você faça o loop de áudio de vários aplicativos de volta à interface.

Limitações


Existem dois pré-amplificadores integrados, assim como no 2i2, mas as entradas de nível de linha adicionais no 4i4 não estão equipadas para conectar microfones diretamente. Se você quiser gravar mais de dois microfones, ainda precisará de pré-amplificadores de microfone externos para usar com o 4i4.

Embora os pré-amplificadores de microfone externos sejam uma maneira divertida de expandir seu estúdio, você provavelmente economizaria dinheiro atualizando para uma interface maior em vez de usar o 4i4 com dois pré-amplificadores externos.

Focusrite Scarlett 8i6

Visão geral


Até este ponto, todas as interfaces foram alimentadas por barramento, o que significa que elas recebem energia da porta USB do seu computador. As interfaces a partir deste ponto requerem uma fonte de alimentação externa incluída.

O Focusrite Scarlett 8i6 pega os recursos do 4i4 e adiciona mais alguns prós e contras. Meu benefício favorito do 8i6 é o amplificador de fone de ouvido adicional, que permitiria duas mixagens de fone de ouvido separadas usando o software Focusrite Control – uma mixagem para você e uma mixagem para o artista, talvez.

Você também encontrará um par adicional de entradas de linha, elevando a contagem total de entradas analógicas para 6 – dois conectores combinados na frente e quatro entradas de linha na parte traseira. Isso é útil para inserções e envios auxiliares como mencionei ao descrever o 4i4. A interface 8i6 também possui conexões MIDI, assim como a 4i4.

Finalmente, a Scarlett 8i6 apresenta entradas e saídas digitais SPDIF. Esses conectores coaxiais na parte traseira permitem dois canais adicionais de entrada e dois canais de saída de sua interface. Estas são conexões digitais, então você precisará usá-las com um pré-amplificador, mixer ou outro dispositivo com SPDIF.

Limitações


Embora esses canais adicionais de entrada e saída sejam úteis para usar hardware e outros dispositivos de áudio, eles ainda não permitem conectar mais de dois microfones diretamente.

Assim como o 4i4, você precisaria de um pré-amplificador de microfone externo com saídas analógicas ou saídas SPDIF para gravar mais microfones. E é aí que entra a próxima interface.

Focusrite Scarlett 18i8

Visão geral


A Focusrite Scarlett 18i8 é onde você ganha a capacidade de conectar mais microfones diretamente. Os dois primeiros conectores combinados na frente são para microfones, instrumentos ou fontes de nível de linha, enquanto o terceiro e o quarto conectores combinados podem aceitar entradas de microfone ou linha. Isso significa que você pode gravar quatro microfones ao mesmo tempo imediatamente!

E não para por aí. Na parte de trás, você tem a entrada e saída SPDIF para dois canais adicionais de entrada e saída, bem como ADAT óptico.

Eu fiz um vídeo completo sobre como usar o ADAT, então eu recomendo assistir se você estiver interessado. Mas saiba que, quando emparelhado com um pré-amplificador de microfone habilitado para ADAT de 8 canais, como o Focusrite OctoPre, essa interface é capaz de gravar 12 microfones ao mesmo tempo!

Se você está procurando uma interface que possa gravar uma banda completa por camadas, esta é uma ótima opção. Você pode gravar o kit de bateria com 4 microfones. Então você pode colocar guitarra e baixo em camadas e adicionar vocais. Você também terá conexões MIDI e duas saídas de fone de ouvido como no 8i6.

Limitações


Essa interface é altamente expansível, por isso é uma boa escolha se você quiser algo que cresça com você.

No entanto, se você planeja gravar uma banda ao vivo completa no primeiro dia, quatro pré-amplificadores de microfone ainda podem ser limitantes. Você pode adicionar o Focusrite OctoPre que mencionei anteriormente e obter 12 pré-amplificadores de microfone, mas isso custará muito mais do que a próxima interface - a Focusrite Scarlett 18i20.

Focusrite Scarlett 18i20

Visão geral


A Focusrite Scarlett 18i20 é a interface que eu recomendo para bateristas e bandas que desejam gravar até 8 canais por vez.

Esta interface possui pré-amplificador de 8 microfones embutido. Além disso, possui 10 saídas de linha, 2 saídas de fone de ouvido, SPDIF e ADAT! Isso é IO suficiente para muito crescimento em seu estúdio. Se você emparelhou esta interface com um Focusrite OctoPre, poderá gravar até 16 microfones simultaneamente, o que é perfeito para gravar uma banda ao vivo!

Você ainda obtém a entrada e saída MIDI, além de uma saída de word clock para sincronização com outros dispositivos digitais.

Na minha opinião, o preço dessa interface vale o investimento para quem está interessado em gravação multipista. Na verdade, estou impressionado com o quanto você realmente ganha por esse preço.

Limitações


É difícil pensar em quaisquer limitações que você encontraria com essa interface, a menos que esteja gravando uma grande banda. Há muito espaço para expansão com equipamentos externos e patchbays também.

O próximo passo seria apenas atualizar a qualidade dos pré-amplificadores e o desempenho com algo como o Focusrite Clarett.