Muitas interfaces de áudio possuem conexões ópticas ADAT. O ADAT permite expandir sua E/S além das entradas e saídas analógicas incorporadas à interface. Neste vídeo, veremos três maneiras populares de usar o ADAT para expandir seu estúdio.
Sweetwater me enviou uma Focusrite Scarlett 18i20, uma Cranborne Audio 500ADAT e alguns cabos ópticos para que eu possa orientá-lo na configuração necessária para cada configuração que estou prestes a mostrar.
Configuração básica, cabeamento e relógio
Não importa qual equipamento você esteja usando, existem algumas etapas básicas que você precisa seguir.
Cabos Ópticos ADAT
Em primeiro lugar, você usará cabos ópticos para conectar tudo. Uma conexão ADAT óptica pode transportar 8 canais de áudio com taxa de amostragem de até 48 kHz ou 4 canais de áudio com taxa de amostragem de até 96 kHz. No entanto, tanto o Focusrite 18i20 quanto o Cranborne Audio 500ADAT possuem duas conexões ADAT, o que significa que com dois cabos ópticos eles podem facilitar até 8 canais a 96kHz!
Conectei as duas saídas da Focusrite Scarlett 18i20 às duas entradas da Cranborne Audio 500ADAT e vice-versa, mas isso não me dá a capacidade de rotear 16 canais em cada sentido, como você pode esperar porque o protocolo ADAT é limitado a 8 canais.
O dispositivo que envia o sinal através de sua saída emitirá uma luz que percorre o cabo de fibra óptica e entra na entrada do dispositivo receptor. Você pode realmente ver a luz emitida pela extremidade do cabo quando um dispositivo de saída está conectado.
É muito simples - conecte a saída do dispositivo de envio à entrada do dispositivo de recebimento. Isso é muito mais fácil do que conectar esses dois dispositivos com cabos analógicos!
Relógio ADAT
Depois de conectar os cabos, você precisará configurar o relógio entre esses dois dispositivos. Como esta é uma conexão digital, é fundamental que os dois dispositivos permaneçam sincronizados entre si enquanto transmitem sinais de áudio digital para frente e para trás.
Há um relógio embutido em ambos os dispositivos, mas só pode haver um relógio primário. Portanto, precisamos configurar um dispositivo como o relógio primário, ou relógio mestre, que o dispositivo secundário seguirá.
Esta parte é muito importante, então leia com atenção… Se você estiver fazendo apenas uma conexão com o ADAT, o dispositivo de envio precisa ser o relógio principal porque o ADAT não é bidirecional. No entanto, se você tiver um loop ADAT (com a saída de cada dispositivo conectada à entrada do outro), qualquer um dos dispositivos pode ser o clock primário.
No caso de um loop, recomendo escolher o dispositivo que possui tecnologia de clock superior. O clock na interface Focusrite é muito bom, mas o Cranborne Audio 500ADAT tem
extremamente clock de baixo jitter. Então, vou configurar cada dispositivo para seguir o 500ADAT como o relógio mestre.
Vamos começar com o 500ADAT. Precisamos ligar os interruptores corretos na parte de trás…
Queremos receber informações de relógio da conexão ADAT? Não. Isso significaria que seguiria o dispositivo conectado à sua entrada ADAT.
Queremos receber informações de relógio das conexões de wordclock? Não. Não usaremos essas conexões neste cenário específico.
O que queremos é que o 500ADAT siga seu relógio interno, então vamos colocar a chave “Internal” na posição “On”. Também precisamos definir a taxa de amostragem. Eu vou usar 48kHz neste caso.
Em seguida, com a interface Focusrite conectada ao meu computador, vou abrir o software Focusrite Control e selecionar o ícone de engrenagem no canto superior esquerdo. Vou definir a fonte do relógio para “ADAT”, para que siga as informações do relógio provenientes do 500ADAT. E também definirei a taxa de amostragem aqui para 48kHz.
1) Mais entradas com ADAT
A primeira maneira de usar o ADAT para expandir sua interface de áudio é adicionar mais canais de entrada.
Talvez você tenha uma interface de áudio com apenas 2 pré-amplificadores de microfone, mas deseja gravar uma banda completa com vários microfones. Se sua interface tiver uma entrada ADAT, você pode conectar um pré-amplificador de microfone externo via ADAT para adicionar mais canais.
Claro, você precisará de um pré-amplificador de microfone externo que tenha saídas ADAT para fazer isso, como o Focusrite OctoPre ou um Cranborne Audio 500ADAT com alguns módulos de pré-amplificador. Deixe-me mostrar-lhe um exemplo…
Digamos que eu já usei os 8 pré-amplificadores de microfone da minha Focusrite Scarlett 18i20, mas preciso de mais dois. Posso rotear dois pré-amplificadores Camden (dentro do meu chassi 500ADAT) em minha interface através do ADAT. Lembre-se, já temos a saída do 500ADAT conectada à entrada da interface Focusrite.
Antes de prosseguirmos, precisamos abrir o manual do Focusrite 18i20 para determinar quais entradas digitais na DAW correspondem a cada entrada ADAT dentro da interface. Como os pré-amplificadores Camden estão nos slots 1 e 2 do 500ADAT, procuraremos o ADAT 1.1 e 1.2. Parece que ADAT 1.1 e 1.2 correspondem a Digital In 3 e 4. Então, vamos selecionar Digital In 3 e 4 para que esses pré-amplificadores sejam roteados para essas faixas.
Claro, se você estivesse usando um Focusrite OctoPre ou um 500ADAT totalmente carregado, você poderia usar todos os 8 canais através de um único cabo!
O benefício adicional aqui é que os conversores analógicos para digitais superiores no 500ADAT estão sendo usados para esses dois canais. Isso porque o sinal analógico do microfone é convertido dentro do chassi e enviado digitalmente para a interface para ser gravado.
Também quero mencionar que as entradas ADAT adicionais não são úteis apenas para pré-amplificadores de microfone – mixers e outros dispositivos de áudio geralmente têm saídas ADAT que você pode trazer com sua interface habilitada para ADAT.
2) Mais saídas com ADAT
A segunda maneira de expandir sua interface com o ADAT é adicionando mais saídas. Existem algumas razões pelas quais você pode querer fazer isso…
Primeiro, você pode simplesmente precisar de mais saídas para criar várias mixagens de fone de ouvido, alimentar um segundo par de monitores ou rotear áudio para um gravador de áudio com entradas ADAT.
Mas a segunda razão pode ser menos óbvia à primeira vista. Lembre-se de quando eu disse que a conversão de analógico para digital ocorreria dentro do dispositivo enviando o sinal ADAT para a interface. Bem, o contrário também é verdade. Em vez de usar os conversores digitais para analógicos da Focusrite Scarlett 18i20, posso usar os conversores muito superiores da Cranborne Audio 500ADAT para meus monitores.
Novamente, a Focusrite Scarlett 18i20 (e as interfaces de áudio mais modernas) possuem conversores e clocks internos mais do que capazes de produzir discos profissionais, mas por que não usar os melhores conversores que você tem acesso, certo?
Com a saída ADAT da minha interface conectada à entrada ADAT do 500ADAT, vamos configurar isso para que o sinal enviado aos meus monitores seja convertido de digital para analógico pelo 500ADAT ao invés do Focusrite 18i20.
Vou em frente e conectar meus monitores às saídas de mixagem na parte de trás do 500ADAT. Então, vou abrir o software Focusrite Control que vem com a interface 18i20. Vou navegar até as saídas ADAT na parte inferior desta lista. Como os slots 7 e 8 do meu 500ADAT estão vazios, vamos usá-los para converter os sinais que serão enviados aos meus monitores.
Se eu quisesse usar cada canal de saída ADAT separadamente, eu poderia alternar este botão “Estéreo”. Nesse caso, quero usar essas saídas como um par estéreo. Então, vou deixar o botão "Estéreo" ativado.
Agora que as saídas ADAT 1.7 e 1.8 estão enviando o sinal do monitor da interface para o 500ADAT, posso usar esses botões “Mix Level” e “Pan” na parte inferior do 500ADAT para abrir os slots 7 e 8 na mixagem.
E aí temos que. Eu posso ouvir a saída do monitor da minha interface Focusrite tocando através dos monitores, convertidos para analógicos pelos conversores superiores dentro do Cranborne Audio 500ADAT.
3) Inserções com ADAT
A terceira maneira de usar o ADAT em seu estúdio é configurar inserções para efeitos externos como equalizadores analógicos, gates e compressores.
Para fazer isso, usaremos uma conexão do Focusrite 18i20 ao Cranborne Audio 500ADAT como um envio de inserção, bem como uma conexão da saída do 500ADAT de volta ao 18i20 como um retorno de inserção.
Vamos dar uma olhada em como isso ficaria dentro da DAW. No Reaper, adicionarei o plug-in ReaInsert à minha faixa de baixo. Isso vai criar um ponto na cadeia de sinal que sai da interface, através do meu módulo de compressor dbx, e volta para a interface onde continua ao longo de seu caminho normal.
O compressor dbx está no slot 3 do 500ADAT. Portanto, usaremos o ADAT 1.3 para o envio e retorno da inserção. Desta vez, vou desvincular o ADAT 1.3 e o 1.4 para poder usar o 1.3 de forma independente.
Novamente, podemos verificar no manual quais saídas DAW correspondem à saída ADAT 1.3, ou simplesmente verificar qual saída de reprodução é roteada para a saída ADAT 1.3 verificando a configuração do Focusrite Control. Parece que o ADAT 1.3 está atualmente configurado para reproduzir a reprodução 15. Vou selecionar Saída para meu envio de inserção para a saída 15.
A Entrada Digital que corresponde ao ADAT 1.3 é a Digital In 5. Então, esse será o canal de retorno de inserção no plugin ReaInsert.
Agora, neste ponto da cadeia de sinal, o sinal vai para o 500ADAT, é convertido para analógico, passa pelo compressor dbx, é convertido novamente para digital e continua ao longo do caminho do sinal dentro da DAW.
Quero agradecer novamente à Sweetwater por enviar este 500ADAT e Scarlett 18i20 – gostei muito da flexibilidade que eles adicionaram ao meu estúdio!