Se você deseja obter o melhor desempenho de seus alto-falantes, há alguns princípios-chave a serem lembrados.
Neste post, ajudarei você a determinar o posicionamento ideal de seus alto-falantes e mostrarei algumas maneiras diferentes de conectar seus monitores ao computador, dependendo do tipo de entradas e saídas que você possa ter. Também ajudarei você a encontrar as melhores configurações em sua interface de áudio e monitores de estúdio.
Colocação do monitor de estúdio
Quando se trata do posicionamento de monitores de estúdio, existem algumas coisas simples que têm um grande efeito na qualidade do som. Acertar essas coisas vai percorrer um longo caminho…
Espaçamento
A primeira é o espaçamento. Queremos que a localização de cada alto-falante e a localização de sua posição de audição sejam igualmente distantes, formando um triângulo equilátero.
Se você tiver uma fita métrica, isso funcionará. Eu prefiro usar uma medida de distância a laser como esta na Amazon (link afiliado).
Sente-se em sua cadeira normalmente onde você estará quando estiver ouvindo. Você quer que o ponto do triângulo equilátero fique logo atrás de sua cabeça.
Eu recomendo marcar esse local com um objeto fixo, como uma cadeira ou um pedestal de microfone.
Ajuste o espaçamento dos alto-falantes até que estejam à mesma distância um do outro e da sua posição de audição.
Ângulo
Você também deseja inclinar os alto-falantes para a posição de audição.
Os tweeters de alta frequência de seus alto-falantes são muito mais direcionais do que o woofer, por isso é importante estar no eixo com os alto-falantes para obter o melhor equilíbrio de frequência.
Altura
Você não apenas quer estar no eixo com o tweeter lado a lado, mas também quer estar no eixo verticalmente.
Isso pode ser feito inclinando os alto-falantes para cima ou para baixo com cunhas de espuma em uma mesa ou sustentando os monitores até uma altura igual aos ouvidos.
Conectando monitores do Studio a um computador
Antes de conectar os alto-falantes ou ligá-los, certifique-se de que o botão do monitor na interface e os botões de volume dos alto-falantes estejam totalmente abaixados. Isso irá protegê-lo contra a reprodução acidental de sinais altos através dos alto-falantes e possivelmente danificá-los.
Você poderia, teoricamente, conectar a saída de fone de ouvido do seu computador às entradas dos monitores com um adaptador de 3,5 mm para Dual ¼ de polegada ou XLR, mas eu não o recomendaria.
É muito melhor usar uma interface de áudio USB que forneça saídas de áudio de alta qualidade e um botão de controle de volume.
Estou usando a interface de áudio Focusrite Scarlett 2i2 e um par de monitores de estúdio JBL. Felizmente, a interface tem saídas de ¼ de polegada e os monitores têm entradas de ¼ de polegada. Isso significa que posso conectá-los facilmente usando um cabo TRS de ¼ de polegada.
Leia este post para saber mais sobre as diferenças entre conectores TRS e conectores TS.
Existem três tipos de conectores que você pode encontrar em sua interface e monitores – ¼ de polegada, XLR e RCA.
Você pode precisar usar adaptadores para conectar as saídas de interface com as entradas dos alto-falantes – aqui está uma lista de opções de cabos possíveis:
- Cabo TRS de 1/4 de polegada
- Cabo XLR
- Cabo TRS para XLR(M) de 1/4 de polegada
- Cabo RCA para 1/4 de polegada
Configurações do monitor de estúdio
Seus monitores de estúdio estão no lugar certo, conectados a uma tomada e conectados à sua interface de áudio. Com o botão de volume em cada alto-falante para baixo, o próximo passo é ligá-los.
Configurações de ganho
Vamos definir o nível de ganho primeiro.
Toque algo através da interface para os alto-falantes.
Ajuste o volume da interface até a metade ou dois terços do caminho. Em seguida, comece a ajustar o volume do alto-falante até atingir um nível confortável.
Fazer isso dessa maneira garantirá que você tenha espaço para aumentá-lo e desligá-lo.
Configurações de ajuste HF/LF
Seus monitores de estúdio podem ter configurações para LF- e HF-Trim. Estes irão aumentar ou cortar as baixas e altas frequências.
Escolha as configurações de acordo com seu gosto, mas certifique-se de que essas configurações sejam as mesmas em ambos os alto-falantes.
Configurações de sensibilidade de entrada
Você também pode encontrar um interruptor de sensibilidade de entrada em seus monitores de estúdio.
Isso tem a ver com a tensão de nível de linha da interface que você está usando. Você pode ler este post para saber mais sobre +4dBu vs -10 dBV.
Próximas etapas
Se você acertar essas coisas, você estará na maior parte do caminho. Para otimizar ainda mais o desempenho de seus monitores de estúdio, considere o tratamento acústico e um software de correção como o Sonarworks.
Baixe este Guia de Especificações de Alto-falante GRATUITO para ajudá-lo a escolher os alto-falantes certos para sua sala!