Dependendo de onde você olhar, você encontrará informações conflitantes em torno dos cabos dos alto-falantes. Algumas pessoas dizem que todos os cabos de alto-falante são iguais, outros dizem que os cabos de alto-falante premium valem cada centavo.
Quero oferecer a você um guia simples para escolher o cabo de alto-falante certo para o seu sistema. Este post inclui dicas para escolher a bitola correta do fio do alto-falante, bem como o tipo de cabo e conectores corretos para sua aplicação específica.
Entender como esse tópico é realmente simples ajudará você a evitar ser enganado pelo hype de marketing (o que pode economizar dinheiro para investir nos componentes mais importantes do seu sistema de som).
Se você estiver projetando um sistema de alto-falantes, verifique esses dois guias que você pode baixar gratuitamente. Primeiro, o Guia de especificações do alto-falante que
ajudará você a entender as especificações técnicas mais importantes a serem consideradas ao escolher alto-falantes. Além disso, o Guia de posicionamento de alto-falantes com diagramas para posicionamento de alto-falantes nos formatos estéreo, 5.1 e 7.1.
Escolhendo o cabo do alto-falante certo
Você provavelmente notou que o fio do alto-falante está disponível em uma vasta gama de preços. Você pode comprar um carretel de 500 pés de fio de alto-falante por menos de US $ 30. Alternativamente, você pode optar por comprar um par de cabos de alto-falante de 10 pés por US $ 1400! Que barganha!
Por favor, não compre cabos de alto-falante de US$ 1.400. Mas quanto você deve gastar?
Vamos dar uma olhada no que faz um bom cabo de alto-falante e os diferentes tipos disponíveis para diferentes aplicações.
Noções básicas do circuito de alto-falantes
Todos os cabos de alto-falante não são criados iguais. Em um nível básico, no entanto, todos os cabos de alto-falante funcionam com o mesmo princípio.
Não importa qual cabo de alto-falante você escolher, os fios desse cabo criarão um circuito elétrico entre seu amplificador e seu alto-falante (ou alto-falantes).
Cada canal do amplificador terá um terminal positivo e negativo. Existe uma tensão (ou potencial elétrico) entre esses dois terminais, o que significa que os elétrons em um terminal “querem” correr para o outro terminal. Os elétrons fluirão de um terminal para o outro pelo caminho de menor resistência.
Um cabo de alto-falante básico contém dois condutores. Um condutor conecta o terminal positivo do amplificador ao terminal positivo do alto-falante e o outro condutor conecta o terminal negativo do alto-falante de volta ao terminal negativo do amplificador. Os elétrons agora têm um caminho do terminal negativo do amplificador para o terminal positivo do amplificador (embora através do alto-falante).
Lembre-se – os elétrons “querem” viajar para o terminal oposto. Em um circuito de alto-falante, eles podem viajar de um terminal para outro. Há apenas um problema… Para que os elétrons sejam transferidos de um terminal para o outro, eles precisam passar do amplificador, por um fio do alto-falante, pela bobina de voz do alto-falante e pelo outro fio do alto-falante de volta ao amplificador.
À medida que os elétrons passam pelo alto-falante, o alto-falante aproveita parte dessa energia para criar som em toda a sala.
Se você precisar de ajuda para emparelhar seus alto-falantes com um amplificador adequado, confira este post que escrevi sobre como escolher um amplificador para seus alto-falantes.
Tipos de cabos de alto-falante
A escolha do cabo de alto-falante certo depende de como ele será usado. Embora todos os cabos de alto-falante tecnicamente façam a mesma coisa, cada cabo no mercado é projetado para uma aplicação específica, como instalação em paredes, instalação em racks de equipamentos, produção de estúdio, produção ao vivo ou uso do consumidor.
Vamos dar uma olhada rápida nas diferenças mais importantes entre os vários tipos de cabos de alto-falante disponíveis.
Cabo de alto-falante para instalação
Se você planeja instalar o fio do alto-falante no teto ou na parede, é mais seguro usar um cabo com classificação plenum. Este é um cabo com isolamento especial ao redor dos fios que ajuda a proteger contra os riscos de incêndio associados ao cabeamento elétrico.
O cabo com classificação de plenum geralmente é significativamente mais caro do que as variantes sem classificação de plenum. Se você não passar o cabo pelas paredes ou tetos, poderá economizar algum dinheiro com o cabo não plenum. Certifique-se de verificar os códigos de segurança locais em sua área ao escolher entre esses dois tipos de cabos.
Para uso do consumidor, geralmente você pode usar um carretel básico de fio de alto-falante que consiste em dois condutores isolados sem um isolador externo. Isso é o que eu recomendo se você estiver com orçamento limitado e precisar apenas de algo para percorrer uma curta distância ao longo do chão ou do gerenciamento de cabos na parede.
Cabo de alto-falante para produção
Os cabos de alto-falante projetados para instalação geralmente não são muito flexíveis e são muito mais difíceis de trabalhar do que os cabos feitos para produção de áudio ao vivo. Isso porque eles são feitos para serem instalados, em vez de usados repetidamente em diferentes ambientes.
Se você estiver configurando sistemas temporariamente para eventos ao vivo ou gravações em estúdio, você deve escolher cabos de alto-falante que sejam flexíveis e resistentes. Isso permitirá que você configure e desmonte facilmente os sistemas sem que os cabos fiquem emaranhados ou danificados.
Os cabos de alto-falante de nível de produção geralmente são equipados com isolamento de borracha espesso.
Medidor do fio do alto-falante (AWG)
A bitola do fio do alto-falante é provavelmente a característica mais importante de um cabo de alto-falante. Não importa qual dos tipos de cabos de alto-falante acima você escolher, as recomendações de bitola do fio do alto-falante nesta seção permanecerão as mesmas.
O que é a bitola do fio do alto-falante?
A bitola do fio do alto-falante refere-se à espessura do fio do alto-falante. A maioria das especificações são baseadas no sistema American Wire Gauge (AWG).
O sistema AWG é um pouco contra-intuitivo. Quanto maior o número da bitola, mais fino o fio. Quanto menor o número da bitola, mais grosso o fio.
As bitolas mais comuns dos fios dos alto-falantes são 12 AWG, 14 AWG, 16 AWG e 18 AWG.
Por que o medidor de fio do alto-falante é importante?
O calibre do fio do alto-falante é muito importante! Isso afetará diretamente a transferência de energia do amplificador para o alto-falante.
Medidor e resistência do fio do alto-falante
De longe, a variável mais importante que é afetada pela bitola do fio do alto-falante é a resistência.
A resistência de um fio varia de acordo com seu comprimento e sua espessura. Um fio mais longo e fino terá maior resistência elétrica do que um fio mais curto e mais grosso da mesma composição.
É especialmente importante considerar a bitola do fio do alto-falante para longas distâncias, porque o comprimento do cabo já aumentará a resistência do circuito.
Para obter a melhor transferência de energia e qualidade de som possível, o fio de alto-falante 12 AWG é preferível quando comparado a 18 AWG, do ponto de vista técnico. Quanto menor a bitola, mais grossos os fios – quanto mais grossos os fios, menor a resistência.
Qual bitola de fio do alto-falante devo comprar?
Você deve tomar sua decisão com base no comprimento do cabo e na impedância (e requisitos de energia) de seus alto-falantes.
Meça a distância do amplificador a cada alto-falante no sistema e forneça aproximadamente 4 pés de cabo extra em cada extremidade. Você ficará feliz em ter um pouco de folga se precisar reparar ou testar conexões mais tarde!
Depois de determinar o comprimento, escolha a bitola do fio do alto-falante. Para a maioria dos circuitos de alto-falante de 8 ohms até cerca de 50 pés, o fio de alto-falante 16 AWG é uma ótima opção. Se você estiver com orçamento limitado, pode até usar fio de alto-falante 18 AWG em quase todos os casos.
Para fios de alto-falante com mais de 75 pés, vale a pena considerar pelo menos 16 AWG, se não 14 AWG ou 12 AWG. A essa distância, a resistência do cabo já estará aumentada, portanto, você desejará manter o cabeamento com a menor resistência possível.
Se o seu alto-falante tiver uma impedância nominal de 4 ohms ou inferior e precisar de muita energia (como um grande gabinete de subwoofer para reforço de som ao vivo), você deve usar 14 AWG ou 12 AWG, apesar da distância.
Tabela de calibre do fio do alto-falante
Este gráfico de bitola de fio de alto-falante ajudará você a determinar rapidamente qual bitola de fio de alto-falante escolher com base no comprimento do cabo e na impedância do seu alto-falante.
Medidor | Alto-falante de 4 Ohm | Alto-falante de 8 Ohm |
18 AWG | 15 pés (máximo) | 30 pés (máximo) |
16 AWG | 25 pés (máximo) | 50 pés (máximo) |
14 AWG | 40 pés (máximo) | 75 pés (máximo) |
12 AWG | 60 pés (máximo) | 120 pés (máximo) |
Conectores e terminais de cabos de alto-falante
Existem vários tipos de conectores usados para conexões de alto-falantes. Em última análise, o tipo de conectores que você precisa será baseado na preferência ou com base no tipo de terminais em seu amplificador e no tipo de terminais em seus alto-falantes.
Vamos dedicar um momento para examinar os tipos comuns de terminais e conectores de alto-falante e amplificador disponíveis.
Tipos de conectores de cabo de alto-falante
Primeiro, veremos os vários tipos de conectores de cabo de alto-falante. Esses conectores vêm pré-instalados nos cabos de alto-falante de fábrica ou podem ser instalados em qualquer fio de alto-falante em casa.
Certifique-se de ler a próxima seção para certificar-se de que os terminais do seu amplificador e alto-falantes são compatíveis com o tipo de conector que você escolher.
Se você planeja instalar os conectores sozinho, eu recomendo usar um bom par de desencapadores de fios. Há uma grande diferença entre um bom e um mau par de descascadores de fios. Este par de descascadores de fios Klein Tools são de longe os melhores que já usei! Eles tornam a instalação do fio do alto-falante 100 vezes mais fácil.
Fios de alto-falante desencapados
O fio desencapado é o tipo de conexão mais básico. Você simplesmente corta o fio do alto-falante no comprimento apropriado e, em seguida, retira o fio para expor cerca de ¼ de polegada de fio desencapado.
Acho útil torcer o fio algumas vezes em uma direção para garantir que os fios individuais de cobre não se desgastem em todas as direções. Isso facilita muito a inserção nos terminais do amplificador e do alto-falante.
Se houver fios de cobre desgastados, é possível que eles causem um curto-circuito em uma peça de metal próxima, o que pode causar danos ao amplificador. Por esse motivo, é melhor usar um tipo diferente de conexão.
Conectores de cabo de alto-falante com plugue banana
Os plugues banana são um método muito mais confiável de prender o fio do alto-falante ao amplificador e aos terminais do alto-falante. Esses conectores são muito baratos e funcionarão com qualquer fio de alto-falante que você comprar.
É fácil instalar plugues banana no fio do alto-falante. Você simplesmente tira o fio para expor um pouco de cobre e segue as instruções simples que acompanham os conectores. Geralmente não requer ferramentas especiais além do que você já tem em casa.
Você pode comprar um conjunto de plugues de banana únicos, como esses plugues de banana Monoprice, por menos de US $ 1 cada.
Conectores do cabo do alto-falante com pino
Os conectores de pinos são semelhantes aos plugues banana, mas um pouco mais finos.
Eles também são muito simples de instalar e evitam o problema de desgaste associado ao fio desencapado. Isso tornará a instalação mais fácil e parecerá mais limpa. Além disso, eles tendem a permanecer no lugar muito melhor do que as conexões de fio desencapado.
Eles também são muito baratos. Eu gosto desses conectores de pinos Deadbolt Flex porque eles são flexíveis e acomodam a instalação em áreas apertadas atrás de um alto-falante ou amplificador.
Conectores de cabo de alto-falante tipo pá
Os conectores tipo pá são projetados para serem mantidos no lugar por um parafuso de aperto manual. Eles são instalados deslizando a parte da pá do conector na base de um poste e apertando uma porca para prender a pá no lugar.
Esses são os meus menos favoritos de todos os tipos de conectores de alto-falante, porque eles saem pela lateral, o que pode dificultar a localização de espaço suficiente, dependendo do layout dos terminais do amplificador.
Conectores de cabo de alto-falante de ¼ de polegada
Conectores de um quarto de polegada são comuns em cabeças de amplificador de guitarra e gabinetes de alto-falante de guitarra. Eles também podem ser encontrados em alguns sistemas PA.
Esses conectores são um pouco complicados de soldar, então não recomendo fazê-los você mesmo. Em vez disso, pegue um bom cabo pré-fabricado como este cabo de alto-falante de ¼ de polegada da Rapco Horizon.
Tenha em mente que há uma GRANDE diferença entre um cabo de instrumento de ¼ de polegada e um cabo de alto-falante de ¼ de polegada! Você pode ler tudo sobre as diferenças e por que é importante neste artigo que escrevi sobre cabos de alto-falante TS de ¼ de polegada versus cabos de instrumento TS de ¼ de polegada.
Cabos de alto-falante de um quarto de polegada são meio perigosos. É por isso que você não os vê nos sistemas de PA com a mesma frequência que costumava. O fato de ser tão fácil tocar a parte positiva e negativa do conector torna muito fácil se chocar.
Se você escolher esses conectores para conexões de nível de alto-falante, certifique-se de sempre conectar a extremidade do alto-falante primeiro e depois a extremidade do amplificador.
Conectores de cabo de alto-falante SpeakON
Os conectores SpeakON normalmente são encontrados apenas em amplificadores e alto-falantes profissionais. Eles tratam dos perigos de choque elétrico mantendo os pontos condutores do conector dentro de um invólucro de plástico.
Eles também são superiores aos conectores de ¼ de polegada porque eles travam no lugar! Basta inserir o conector speakON e girá-lo no sentido horário para travá-lo no lugar. Para desconectar um conector speakON, puxe o interruptor de liberação com mola com o polegar e gire no sentido anti-horário.
Os conectores SpeakON vêm em algumas variações:NL2, NL4 e NL8.
Os cabos de alto-falante NL2 têm um par de fios para conectar um circuito de alto-falante a um único canal de amplificador.
Os cabos de alto-falante NL4 têm dois pares de fios (quatro fios no total) e os cabos de alto-falante NL8 têm quatro pares de fios (oito fios no total). Esses cabos permitem conectar vários canais de amplificador a vários circuitos de alto-falante usando apenas um único cabo.
As conexões NL4 e NL8 são usadas com mais frequência para gabinetes de alto-falante único que exigem energia de vários canais de amplificador, mas também podem ser usados como uma "cobra de alto-falante", executando vários canais de amplificador em um único cabo e, em seguida, dividindo-se em diferentes alto-falantes ao mesmo tempo. outro final.
Se você estiver usando equipamentos profissionais com conectores SpeakON, recomendo usar algo de alta qualidade como esses cabos GLS NL4.
Tipos de terminais de alto-falante/amplificador
A melhor opção entre esses tipos de conectores dependerá de qual tipo de terminal está em seu amplificador e alto-falantes. Então, vamos passar pelos diferentes tipos de terminais disponíveis.
Terminais de alto-falante/amplificador Spring Clip
O tipo mais comum de terminais em amplificadores e alto-falantes de consumo é o terminal de clipe com mola. Estes são pequenos grampos com mola que prendem o fio do alto-falante ou os conectores de pinos no lugar.
Geralmente há um pequeno orifício acima ou abaixo de um botão vermelho ou preto. O terminal vermelho é positivo e o terminal preto é negativo. Ao pressionar o botão, você pode inserir os fios desencapados do alto-falante ou os conectores de pinos nos pequenos orifícios. Soltar o botão manterá o fio do alto-falante no lugar.
Terminais de alto-falante/amplificador do poste de ligação
Postes de encadernação podem ser encontrados em uma variedade de amplificadores e alto-falantes – profissionais e consumidores. Um poste de ligação é um tipo de terminal que mantém o fio do alto-falante no lugar com um poste rosqueado e uma porca. Existe um orifício na lateral do poste (perpendicular ao poste) e um orifício na extremidade do poste.
Quando apertada, a porca prende-se a um fio de alto-falante desencapado ou conector de pino inserido no orifício na lateral do poste.
Conectores de pá podem ser usados na base do poste, presos no lugar pela porca.
Se você estiver usando conectores de plugue banana, poderá obter uma conexão mais segura inserindo os conectores no orifício na extremidade do poste. Apertar a porca manterá o conector banana no lugar.
Os cabos de alto-falante caros valem a pena?
Como você provavelmente percebeu neste artigo até agora, todos os cabos de alto-falante não são os mesmos. A construção do cabo é muito importante – especialmente a bitola do alto-falante. No entanto, você pode comprar 100 pés de cabo de alto-falante 12 AWG por menos de US $ 30. O que poderia justificar os preços extraordinariamente altos de alguns dos cabos de alto-falante “premium” no mercado?
Na verdade, eu pessoalmente não acho que os preços dos cabos de alto-falante “premium” sejam justificados. A ciência também me apoia nisso. Qualquer benefício mensurável dos cabos de alto-falante “premium” está muito fora do alcance da percepção humana. Se for 0,5 dB de atenuação em uma frequência muito além do alcance da audição humana, ainda não justifica os preços que algumas empresas estão exigindo.
De uma pessoa que está no ramo há mais de 15 anos, acredite – a marcação em cabos já é astronomicamente alta. Não desperdice seu orçamento em algo que produz resultados tão pequenos. Você quase certamente pode encontrar uma maneira melhor de investir esse dinheiro que terá um impacto maior no desempenho do seu sistema de som.
Contanto que você compre cabos que cumpram as diretrizes deste post, você estará coberto. Você pode investir esse dinheiro extra em atualizações mais significativas, como alto-falantes, amplificadores e tratamento acústico.