>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Áudio e Vídeo Mídia

Revisão do Sonarworks Reference 4 – OS 2 MAIORES MITOS!


A Sonarworks acabou de me enviar uma cópia de seu software Reference 4 com um microfone de medição! Achei que esta seria uma boa oportunidade para aprender sobre resposta de frequência, interferência de fase e equalização de ambiente.

No final deste vídeo – com uma melhor compreensão desses conceitos – vamos quebrar os dois maiores mitos sobre o Sonarworks Reference 4.

O que é a Referência 4 do Sonarworks?


O Sonarworks Reference 4 é um software que visa otimizar a qualidade do som na posição de audição corrigindo os desequilíbrios da resposta de frequência do seu sistema.

Assista a este vídeo para saber mais sobre resposta de frequência ou leia este artigo que escrevi sobre resposta de frequência.

Vários fatores, incluindo seus alto-falantes e sua sala, afetarão a resposta de frequência do seu sistema como um todo.

Seus alto-falantes terão uma resposta de frequência própria. A resposta de frequência da sua sala é afetada pelas dimensões, conteúdo e composição da sala.

O Sonarworks medirá o efeito que seus alto-falantes e a acústica da sua sala têm no som. Com essas informações, o software fará correções em seu sistema para que o som ouvido seja o mais preciso possível.

Vamos ver o quão bem ele atinge esse objetivo…

Referência 4 do Sonarworks:como funciona


Dentro da caixa, você encontrará sua chave de produto de 24 dígitos e instruções básicas para baixar o software Reference 4.

O microfone incluído possui um número de série de 6 dígitos. O microfone foi testado e associado a uma resposta de frequência exclusiva que você pode encontrar usando esse número de série.

Como você pode ver, o meu tem um aumento de 6 dB na faixa de alta frequência. Com essas informações, a Referência 4 pode levar em consideração o efeito que o próprio microfone tem nas medições e corrigir adequadamente.

O programa orienta você passo a passo pelo processo de calibração do seu sistema. Na verdade, é divertido ouvir todos os testes que a Referência 4 executa para criar um modelo da resposta de frequência do seu sistema!

Assista a este vídeo que fiz para ver um tutorial passo a passo completo.

Depois de concluir o processo de calibração, você verá esta tela. Este gráfico representa a resposta de frequência do meu sistema antes da Referência 4 do Sonarworks.

Durante todo o processo de calibração, o Sonarworks determina isso enviando sinais de teste pelos meus alto-falantes e para o meu espaço de audição.

Ele compara o sinal captado pelo microfone em vários pontos da sala com o sinal original dentro do computador. Se os sinais fossem perfeitamente idênticos, haveria uma linha reta no meio desse gráfico.

No entanto, como podemos ver, meu sistema tem alguns desequilíbrios de frequência inerentes. O gráfico mostra que existem picos e quedas em várias frequências.

Alguns deles são resultado da resposta de frequência dos meus alto-falantes, mas alguns são causados ​​pela acústica do meu espaço de audição.

O som percorre vários caminhos do alto-falante até o microfone na posição de escuta. É preciso um caminho direto do alto-falante para o microfone e vários caminhos indiretos do alto-falante para a parede ou teto ou da mesa para o microfone.

Com base na diferença entre os caminhos direto e indireto, vários comprimentos de onda serão cancelados (o que resultará em uma queda) ou somados (resultando em um pico).

Você pode aprender mais sobre o cancelamento de fase lendo este artigo que escrevi sobre filtragem de pente. Você aprenderá o que causa isso e ouvirá exemplos por si mesmo.

Em teoria, o Sonarworks Reference 4 aplicará um EQ com a curva de resposta de frequência oposta, suavizando os desequilíbrios do meu sistema.

Mas, infelizmente, não é tão simples - e isso nos leva aos dois maiores mitos em torno do Sonarworks Reference 4.

Mito nº 1:“Referência 4 do Sonarworks não funciona”


O primeiro mito é algo que você já deve ter ouvido em sua pesquisa. As pessoas gostam de dizer:“O Sonarworks não funciona”. Isso simplesmente não é verdade.

Quando aplico o Sonarworks ao meu sistema, o som fica muito mais uniforme.

No meu caso, os graves são levantados e os médios graves são suavizados, evitando o mascaramento que ocorreu nos médios antes de aplicar o Sonarworks Reference 4. Essa redução no mascaramento, além de um pouco de EQ aditivo, faz meu sistema soar um pouco mais brilhante com maior inteligibilidade ao assistir a filmes ou ouvir música.

Na verdade, posso provar que o Sonarworks Reference 4 melhora a resposta de frequência do meu sistema.

Vou medir a resposta de frequência do meu sistema antes e depois de aplicar a curva Sonarworks EQ com um software de medição gratuito chamado Room EQ Wizard e um microfone de medição Earthworks M23.

A linha verde é uma referência de uma resposta de frequência perfeita. A linha laranja está antes da Referência 4 do Sonarworks e a linha vermelha está após a aplicação do filtro do Sonarworks. Você pode ver que a resposta de frequência está mais próxima do plano quando o Sonarworks está ativado.

Mas não é perfeito – o que nos leva ao segundo mito.

Mito nº 2:“A referência 4 do Sonarworks torna qualquer ambiente perfeito”


Quantas vezes ouvi as pessoas dizerem que o Sonarworks não funciona, ouvi outras pessoas dizerem que o Sonarworks pode fazer qualquer ambiente soar perfeito. Isso é igualmente falso.

Isso porque existem alguns problemas acústicos que simplesmente não podem ser corrigidos com EQ.

Imagine que 1 kHz está sendo cancelado devido a um reflexo na minha mesa. Isso resultaria em uma queda no gráfico de resposta de frequência em 1 kHz. Posso tentar aumentar 1 kHz com um equalizador, mas isso não resolverá o problema.

O som direto é reforçado pelo EQ, mas também o som refletido. Eles acabam cancelando, não importa quanto ganho eu adicione em 1 kHz.

Outro conjunto de problemas que o Sonarworks não pode corrigir são os problemas de tempo.

Cada sala terá frequências ressonantes que demoram um pouco mais para decair do que outras. O Sonarworks pode aumentar ou diminuir essas frequências, mas não tem como controlar o tempo que leva para o som decair no meu quarto.

A referência 4 do Sonarworks vale o investimento?


Então, o Sonarworks vale o investimento? Minha resposta é sim, mas somente se você entender seus pontos fortes e limitações.

O Sonarworks melhorará a resposta de frequência do seu sistema, mas é apenas uma parte de uma solução mais completa para melhorar o som do seu espaço de audição.

Há várias coisas que você pode fazer primeiro para melhorar a acústica do seu quarto. Dessa forma, o Sonarworks pode se concentrar no que faz de melhor – corrigindo os problemas de frequência que podem ser resolvidos com o EQ.

Vale a pena fazer tudo ao seu alcance para melhorar a precisão do seu sistema. Dessa forma, o processo de mixagem será muito mais fácil e suas mixagens serão traduzidas para outros sistemas muito melhor.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre o Sonarworks Reference 4 na Amazon.
Referência do Sonarworks 4 Preços