>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Áudio e Vídeo Mídia

Telefunken M80 vs M81 [vs Shure SM58] | Vocais, guitarra e bateria


Neste post, estou comparando os microfones dinâmicos portáteis Telefunken M80 e M81. Também os compararei com o som familiar de um Shure SM58 para que você possa ouvir o que os faz valer o dinheiro extra.

Se este é o nosso primeiro encontro, meu nome é Kyle. Bem-vindo à Universidade de Áudio!

Preço e qualidade de construção


Os microfones Telefunken custam cerca de US$ 250 cada, enquanto o Shure SM58 custa pouco menos de US$ 100.

Eu consideraria todos esses microfones de qualidade profissional, mas o que há nos microfones da Telefunken que os faz valer mais US $ 150?

O SM58 é conhecido por sua durabilidade quase cômica. Muitas coisas que você acha que destruiriam esses microfones não têm nenhum efeito!

No entanto, a qualidade de construção entre os $ 250 M80 e M81 e o $ 100 SM58 parece claramente se inclinar para os microfones Telefunken.

O M80 e o M81 têm um peso muito bom para eles que eu não esperava na primeira vez que segurei um. Portanto, não tenho motivos para acreditar que eles também não sejam extremamente duráveis. Além disso, eles têm uma bela borda plana que os impede de rolar, o que eu realmente gosto.

Resposta de Frequência


Todos esses três microfones têm uma resposta de frequência com um pouco de aumento nos agudos, médios e agudos.

Se você ouvir atentamente, poderá ouvir que o Telefunken M81 é um pouco mais escuro, por causa do aumento nas frequências baixas-médias. Isso o torna ótimo para domar vocais brilhantes, chifres ou guitarras, como você ouvirá mais adiante no vídeo.

O M81 é uma ótima escolha para um vocalista com um tom áspero, para domar chifres excessivamente brilhantes ou para lidar com sangramento de prato.

O Telefunken M80 não tem esse impulso baixo-médio, mas aumenta ainda mais os médios e altos. Isso torna o M80 muito mais versátil do que seu microfone dinâmico comum. O Telefunken M80 é o meu microfone de caixa favorito.

O M80 é ótimo para adicionar um pouco de brilho aos vocais, tarolas, guitarras ou qualquer outra coisa que você queira trazer à frente na mixagem.

O Shure SM58 fica em algum lugar no meio. Ele não tem o reforço médio-baixo, mas o reforço médio-alto também é muito mais sutil. Este é um microfone seguro quando você procura um som natural, mas pode deixar algo a desejar quando você está tentando obter algo para cortar a mixagem.

Padrão Polar


Tanto o M80 quanto o M81 possuem padrões polares supercardioides, enquanto o SM58 possui um padrão polar cardióide.

Isso significa que os microfones Telefunken são um pouco mais direcionais com mais rejeição nas laterais. Isso resulta em um pouco mais de sensibilidade da parte traseira.

Efeito de proximidade


Dado que todos esses três microfones são direcionais, todos são suscetíveis ao efeito de proximidade.

Isso significa que quanto mais perto você chegar desses microfones, mais escuro ficará o som. Escrevi um post sobre o efeito de proximidade que recomendo verificar se você estiver interessado em saber por que isso acontece e como evitá-lo.

Recomendações da Universidade de Áudio


Se você optar por comprar um desses microfones, poderá contribuir com uma parte de sua compra para a Audio University sem custo adicional usando um dos links deste post.

De longe, o Telefunken M80 é o microfone mais versátil dessas três opções. Ele me lembra um microfone Heil, pois pode substituir um microfone condensador em muitas situações.

Acho o Telefunken M81 mais um microfone especializado. Parece um pouco escuro, como você pode ouvir nos testes. No entanto, isso é exatamente o que você precisa em muitas situações, então estou feliz por tê-lo no meu armário de microfone!

Obviamente, o Shure SM58 é um padrão da indústria. Se você está com pressa e só precisa de algo que você sabe que vai soar bem, este é um microfone ideal. É absolutamente essencial, então certifique-se de ter pelo menos um deles!