Uma das minhas coisas favoritas sobre o som ao vivo é que você precisa estar preparado para resolver problemas rapidamente em um momento. Pode ser estressante às vezes, mas é muito gratificante quando você tem o que precisa para resolver esses problemas para que o show possa continuar.
Se você tiver as ferramentas que estou prestes a compartilhar com você, você estará mais preparado para o que quer que apareça no seu caminho.
PARTE I:CASO
Caixa Pelican 1510
O estojo Pelican 1510 é um padrão na indústria para uma caixa de trabalho pessoal. Oferece espaço suficiente para um bom kit de ferramentas sem ser muito volumoso para levar com você. É grande o suficiente para caber um laptop de 15 polegadas e tudo o mais que você precisa para se sentir preparado em um local de show.
Inserção do TrekPak para Pelican 1510
A inserção de espuma que vem com o case não é muito boa. A ideia é que você retire os cubos de espuma para fazer compartimentos para o seu equipamento. Embora isso possa funcionar para armazenar dispositivos específicos, não é ideal para uma caixa de ferramentas na qual você trabalhará. A espuma rapidamente começa a rasgar e suas coisas se misturam.
O inserto TrekPak é um sistema modular totalmente personalizável. Eu tentei várias inserções para o gabinete Pelican 1510 e este é de longe o meu favorito. É robusto, limpo e fácil de configurar/reconfigurar as seções.
PARTE II:TESTES E MEDIDORES
Testador de cabo de áudio
Eu sempre carrego um testador de cabo de áudio simples com a capacidade de testar XLR, TRS e NL4. Você pode obtê-los bastante baratos, então eu geralmente vou para um testador no meio da estrada que parece bem construído. Fiquei feliz com este testador de cabo da dbx.
Testador de Qbox da Whirlwind
Um testador de cabos é obrigatório, mas o Whirlwind Qbox é ainda melhor do que um testador de cabos, se você puder carregar um. Ele permite que você teste a continuidade, gere tons e monitore as entradas com o alto-falante embutido. Você pode conectá-lo em qualquer ponto da sua cadeia de sinal para testar se está recebendo sinal até esse ponto. Isso é realmente útil quando você deseja apenas verificar ou verificar o que está saindo de uma saída ou cabo específico.
SoundTools XLR Sniffer/Sender Cable Tester
SoundTools faz coisas muito legais! Este testador de cabo XLR transmissor/receptor é um dos meus favoritos. É um testador de duas peças, o que o torna realmente útil para testar caminhos de sinal longos. Você conecta um na extremidade macho do cabo e o outro na extremidade fêmea do cabo.
Os LEDs no final informarão se o cabo está conectado corretamente e o que está cruzado ou desconectado, se não estiver. Você também pode testar rapidamente cabeças de subcobra e fugas com o sniffer/remetente ativando o phantom power. Os LEDs acendem ao receber alimentação phantom, para que você possa verificar se cada linha está conectada.
Multímetro Digital
Geralmente, é uma boa ideia levar um multímetro com você. Se você está lidando com terminais trifásicos de alimentação e alimentação, é 100% necessário. Não cometa o erro que cometi e compre um multímetro com um medidor analógico. Recomendo este multímetro. Ele tem uma tela digital e não é muito mais caro do que um medidor analógico barato como o meu antigo.
PARTE III:CABOS E ADAPTADORES
Cabo TRS de 3,5 mm para TS duplo de ¼"
Um adaptador de 3,5 mm para Dual 1/4 de polegada é algo que você usará em todos os shows para conectar seu telefone ou laptop ao console para testar o sistema. Isso também pode ser útil quando você precisa fornecer uma entrada auxiliar no palco. Jogue uma caixa DI sobre isso e você está pronto. A grande vantagem deste adaptador em comparação com os adaptadores de 3,5 mm para XLR é que este se conectará às entradas de linha de mixers menores, ajudando a evitar a destruição acidental do seu dispositivo com alimentação fantasma.
Rapco Horizon LTIBLOX
O Rapco Horizon LTIBLOX é minha maneira favorita de inserir dispositivos auxiliares no sistema. Ele transforma qualquer saída de 3,5 mm em um sinal balanceado para que você possa colocá-lo em qualquer lugar que precisar sem se preocupar com o comprimento do cabo ou caixas DI. Ele também possui um botão de nível embutido que é bom para quando você precisa desconectar e reconectar um dispositivo sem causar um estalo. É perfeito para entradas auxiliares no palco porque é fácil de usar para pessoas que não são de áudio e soma o sinal estéreo em um único canal.
Acopladores XLR
Não posso dizer quantas vezes fui salvo por um adaptador de retorno XLR como este. Digamos que você tenha esgotado os canais de entrada ou saída em sua cobra. O uso de um adaptador XLR fêmea para fêmea em uma extremidade e um adaptador XLR macho para macho na outra extremidade permitirá que você transforme qualquer entrada em uma saída ou qualquer saída em uma entrada. Eu carrego pelo menos quatro de cada…
Adaptador XLR para ¼"
Também fui salvo por adaptadores XLR para ¼”. É comum que os consoles tenham saídas TRS em vez de saídas XLR. Um adaptador XLR fêmea para ¼” TRS permitirá que você conecte saídas de nível de linha XLR em uma entrada TRS em um console. Os adaptadores XLR macho para ¼” TRS são úteis quando você precisa conectar uma saída TRS a uma entrada XLR. Você também pode usar um de cada um de cada lado para transformar um cabo XLR longo em um cabo TRS longo.
Cabo de microfone XLR
Claro, você vai querer pelo menos um cabo XLR. Esses cabos possuem conectores Neutrik XLR, que são mais duráveis e fáceis de reparar. Certifique-se de obter cabos com conectores Neutrik - não há nada pior do que o tipo da velha escola com um pequeno parafuso de ajuste. Certifique-se de que o cabo seja robusto e flexível, destinado ao uso em palcos e estúdios.
PARTE IV:SUPRIMENTOS GERAIS
Fita Gaff
A fita gaff preta é essencial para prender os cabos que, de outra forma, apresentariam um risco de tropeçar. A fita gaff colorida brilhante é muito boa para rotular cabeças de cobra, fanouts e caixas DI. Você pode até achar as diferentes larguras valiosas, mas compre pelo menos um rolo padrão como este. Você vai querer ter uma boa marca. Pro-Gaff é o tipo que eu mais usei. É forte, fácil de rasgar e não deixa resíduos pegajosos na superfície.
Canetas
Você NUNCA pode ter Sharpies suficientes. Você pode até querer pegar duas caixas de 36 contagens. Confie em mim - se você for como eu, você os perderá em pouco tempo. Eles são úteis para rotular consoles, caixas DI, cobras, cabeças de cobra, subsnakes, cabeças de subsnake, fanouts de console e qualquer outra coisa que você possa imaginar. Leve extras para que você possa emprestá-los a outras pessoas.
PARTE V:MICROFONES, DIs E AUSCULTADORES
Shure SM58
Você provavelmente terá um kit de microfone completo, mas é bom ter um desses com você apenas no caso. O SM58 é um padrão da indústria, é claro. Eles são virtualmente indestrutíveis – é mais provável que você o perca do que o quebre. Eu recomendaria o SM58S, que possui um botão liga/desliga. Dessa forma, você pode usá-lo como um microfone talkback para os artistas e a equipe no palco sem a necessidade de silenciar e ativar o som do canal. Eu pessoalmente não tenho a versão comutada, então tenho usado esse cabo da Sescom que tem uma chave aqui no conector.
Caixa DI
Um DI também é uma boa coisa para se ter à mão. Você nunca sabe quando vai faltar uma caixa DI e ficará feliz por ter um extra quando chegar a hora. O Radial ProDI é robusto e confiável, mas você pode economizar algum dinheiro e ainda obter uma caixa DI confiável usando o Whirlwind IMP-2. Você pode usá-lo para teclados e guitarras, e também é bom quando você precisa executar uma longa linha para uma entrada auxiliar como um telefone ou laptop no palco.
Fones de ouvido
Você pode ter sua preferência por fones de ouvido, mas estou feliz com meu Audio-Technica M50x. Tenho-os desde 2011 e recentemente comprei um novo par igual a eles. Independentemente dos fones de ouvido que você escolher, obtenha um par que tenha um som confiável e isolamento decente, para que eles possam se tornar sua referência básica para ajuste e mixagem.