Quando recebi pela primeira vez este par de fones de ouvido TMA-2 Studio Wireless+ da AIAIAI, admito que estava um pouco inseguro sobre a perspectiva de usar fones de ouvido sem fio para produção musical…
Se você já tentou usar um par de fones de ouvido Bluetooth para gravação, sabe que eles podem causar alguns problemas sérios – principalmente problemas de latência que resultam em um atraso de monitoramento, tornando os fones de ouvido Bluetooth quase impossíveis de usar para monitoramento sensível ao tempo.
Mas quando recebi os fones de ouvido AIIAI TMA-2 Studio Wireless+, não demorou muito para que eu começasse a identificar todas as diferentes maneiras pelas quais os fones de ouvido sem fio poderiam ser implementados em meu fluxo de trabalho se fossem de baixa latência.
Neste post, quero mostrar algumas maneiras de usar esses fones de ouvido sem fio de baixa latência, como eles funcionam e o que os diferencia de um par regular de fones de ouvido Bluetooth para gravação e audição geral.
Obrigado, AIAIAI, por patrocinar o post e me enviar os fones de ouvido. AIAIAI me enviou um link especial e um código que adicionará um estojo rígido grátis ao seu pedido se você decidir pegar um par de TMA-2 Studio Wireless+. Código:AUDIOUNIVERSIDADE
Maneiras de usar fones de ouvido sem fio para produção musical
Monitoramento de entrada (vários instrumentos)
O uso mais óbvio de fones de ouvido sem fio no estúdio é o monitoramento de entrada durante o rastreamento de um instrumento. Costumo usá-los ao construir uma música, especialmente se estou sobrepondo vários instrumentos juntos, alternando entre cada instrumento.
No meu estúdio, tudo está espalhado. Então, é bom estar livre para se mover entre o equipamento de guitarra no fundo da sala, para o teclado ali, para o microfone vocal do outro lado da sala sem estar preso à minha interface de áudio com um cabo de fone de ouvido. Isso me permite pular rapidamente de estação em estação sem a necessidade de disputar nenhum cabo.
Os fones de ouvido sem fio são especialmente úteis para a guitarra. Usar fones de ouvido com fio ao tocar guitarra é sempre um incômodo. Você precisa ter certeza de que o cabo não toca as cordas e, por causa da alça, você precisa tirar os fones de ouvido toda vez que quiser largar ou pegar sua guitarra.
Ajustando os efeitos do motor de popa
A segunda maneira que uso esses fones de ouvido é para ajustar as configurações dos meus pedais de guitarra, que não estão na frente dos meus alto-falantes. Normalmente, uso meus fones de ouvido com fio para mixar quando estou no meu computador, mas o cabo não é longo o suficiente para alcançar minha pedaleira no fundo da sala.
(Configuração:gravo minha guitarra diretamente com a entrada do instrumento na minha interface. Em seguida, corro o sinal gravado para fora da minha interface e pela minha pedaleira (recomendo uma caixa de reamp aqui). A saída da pedaleira vai para a entrada do minha interface e para a mesma ou outra pista.
Usar fones de ouvido sem fio me permite ouvir claramente as mudanças que estou fazendo enquanto estou ajustando meus efeitos externos na pedaleira.
Isso pode ser útil para você se você tiver um rack de equipamento externo que não esteja na frente dos alto-falantes ou ao alcance de fones de ouvido com fio. Em vez de fazer alterações, monitorar, fazer alterações novamente e assim por diante… Você pode apenas ouvir o que está fazendo em tempo real.
Colocação de microfone e gravação de local
Outra maneira que encontrei (até agora) de implementar fones de ouvido sem fio é monitorar enquanto coloca microfones.
Claro, isso realmente não funciona para instrumentos muito altos, como bateria, porque haveria muito sangramento pelos fones de ouvido. Para a maioria dos instrumentos, porém, é bom poder estar em uma sala diferente colocando um microfone em um violão sem a necessidade de um cabo muito longo e um amplificador de fone de ouvido.
Se você faz gravações de locações ou som de produção, posso ver que isso também é muito útil. Eles permitiriam que você monitorasse enquanto colocava os microfones, talvez economizando algumas viagens de ida e volta.
Também posso vê-los sendo úteis para engenheiros de som ao vivo e da casa de adoração, que geralmente precisam criar uma mixagem tanto para o reforço ao vivo na sala quanto para uma transmissão ou gravação. Ter fones de ouvido sem fio permitiria que você monitorasse o fluxo ou a mixagem de gravação em um local mais silencioso, dando a você uma ideia melhor do que o público ouvirá do outro lado do fluxo.
Por que não posso usar fones de ouvido Bluetooth para produção musical?
Qualidade do som
A primeira razão pela qual os fones de ouvido bluetooth não são muito úteis para a produção musical é que o Bluetooth é um formato com perdas, o que significa que o sinal é degradado pela transferência sem fio.
O TMA-2 Wireless+ pode operar como fones de ouvido Bluetooth e conectar-se a qualquer dispositivo bluetooth, mas este transmissor pode ser usado em situações em que você precisa de áudio sem perdas de baixa latência. Áudio sem perdas significa que o sinal não é degradado pelo codec sem fio.
Latência
A diferença mais importante na minha opinião é a latência. Como mencionei antes, a latência é o atraso causado por todos os componentes digitais da sua cadeia de sinal. É um grande problema ao se gravar tocando guitarra ou teclado ou cantando – se você já ouviu um eco em uma ligação, sabe como um atraso pode ser perturbador enquanto fala.
A latência do Bluetooth pode variar de 34ms a 300ms, o que é completamente inaceitável quando combinado com a latência de sua DAW e interface.
A latência dos fones de ouvido TMA-2 é de 16ms ao usar o modo W+ Link. Se você considerar a latência de 3 a 12 ms de sua interface e DAW, poderá esperar entre 19 e 28 ms de latência total.
Flexibilidade de entrada
A flexibilidade de entrada também os diferencia de outros fones de ouvido sem fio.
Eles podem ser usados com o cabo incluído para conectar a saídas de fone de ouvido e podem se conectar a dispositivos via Bluetooth. Eles também permitem escuta sem fio sem perda de baixa latência com qualquer entrada analógica. Basta conectar a fonte de áudio ao transmissor incluído e conectar os fones de ouvido.
Isso é útil se você quiser ouvir vinil sem fio ou outra fonte de som que não tenha Bluetooth. O alcance é amplo o suficiente para que eu possa andar de sala em sala e ainda desfrutar de áudio sem perdas em meus fones de ouvido, o que não está necessariamente relacionado à gravação, mas acho que definitivamente vale a pena mencionar.
Prós e contras:AIAIAI TMA-2 Studio sem fio+ fones de ouvido
Vejamos os prós e contras desses fones de ouvido.
PRO:Bom som para monitoramento de entrada
A resposta de frequência faz um bom trabalho ao enfatizar as frequências entre 3-5kHz, o que é ótimo para monitorar e ouvir os detalhes de um instrumento durante a execução.
CON:Assobio no modo sem fio
Quando no modo sem fio, há um chiado.
No entanto, descobri que isso pode ser evitado enviando um nível de sinal maior para o transmissor e diminuindo o volume nos fones de ouvido.
PRO:baixa latência
Obviamente, o recurso de baixa latência é uma das maiores considerações aqui. É isso que torna possível usar esses fones de ouvido para produção musical!
CON:Latência não zero
Embora a latência induzida por esses fones de ouvido seja incrivelmente baixa, não é zero.
No meu caso, usando o Reaper como meu DAW com a interface de áudio Focusrite Scarlett 2i2 e meu computador Slick Audio, não é um problema. No entanto, se você é uma daquelas pessoas que são muito sensíveis à latência, convém usar fones de ouvido com fio.
PRO:Confortável
Conforto é um grande negócio para mim quando se trata de fones de ouvido. Eu tenho uma cabeça grande, orelhas grandes e preciso de fones de ouvido que não esmaguem meu crânio. Felizmente, os fones de ouvido são bonitos e espaçosos.
PRO:Flexibilidade de entrada
Como mencionei antes, esses são provavelmente os fones de ouvido mais versáteis que você possui. Não só eles podem ser com fio, mas também têm Bluetooth e o transmissor sem fio pode ser conectado a qualquer coisa com saídas analógicas.
PRO:Bateria de longa duração
A duração da bateria é de 80 horas para reprodução Bluetooth e 16 horas para reprodução sem fio de baixa latência, o que provavelmente o cobrirá na maioria das sessões. Claro, você pode executá-los no modo com fio sem carregar a bateria.
PRO:Longo alcance
Eu testei isso enquanto trabalhava em minha casa e o alcance é bastante impressionante, especialmente considerando que há latência fixa o tempo todo. Liguei meu toca-discos e pré-amplificador phono ao transmissor e desci as escadas sem desistências, o que acho muito legal. Até agora, eu não tinha como ouvir áudio de alta qualidade sem fio.
Thanks again to AIAIAI for sponsoring this post and sending the TMA-2 Studio Wireless+ headphones to me. Remember – if you’re interested in trying them out, use this link and code
AUDIOUNIVERSITY for a free case with your order!