Um microfone USB é uma opção simples para videoconferência, streaming e gravação básica, mas um microfone XLR oferece muito mais flexibilidade se você for mais sério sobre gravação e produção de áudio.
Neste post, veremos as diferenças mais importantes entre os microfones USB e XLR e, no final, você saberá qual é o certo para você.
O vídeo acima contém comparações de áudio da Audio-Technica AT2020 e da Audio-Technica AT2020USB+.
Simplicidade e custo
Microfones USB tendem a ser um pouco mais caros quando comparados os próprios microfones. No entanto, os microfones USB acabam sendo mais baratos quando você considera o custo dos outros dispositivos necessários para usar um microfone XLR.
Um microfone USB geralmente vem com um cabo USB que simplesmente se conecta ao seu computador e você conecta seus fones de ouvido ou alto-falantes ao próprio microfone. Os microfones USB têm um pré-amplificador de microfone, uma interface de áudio e geralmente um amplificador de fone de ouvido embutido.
Por outro lado, os microfones XLR não se conectam diretamente a um computador para gravação. Em vez disso, um microfone XLR se conectará a uma interface de áudio com um cabo XLR e, em seguida, a interface de áudio se conectará ao computador com um cabo USB. Em uma configuração de microfone XLR, seus alto-falantes ou fones de ouvido se conectarão à interface de áudio em vez do próprio microfone.
Uma coisa sobre um microfone USB que acho limitante é o fato de que todos os dispositivos precisam se conectar ao microfone. Isso é bom se você só precisa de um microfone para chamadas de vídeo ou streaming, porque todos os controles estão no microfone.
Para mim, isso é inconveniente porque estou usando um par de alto-falantes e um par de fones de ouvido, então precisaria trocar constantemente os cabos do microfone para alternar entre eles. Minha interface de áudio tem saídas de nível de linha para alto-falantes amplificados na parte traseira e uma saída de fone de ouvido na frente com um botão de volume de saída para cada um deles.
Se você sempre usar o microfone próximo ao seu computador, um microfone USB é bom, mas estar conectado ao seu computador com um cabo USB pode ser limitante se você planeja gravar vocais ou instrumentos.
O USB 2.0 está limitado a comprimentos de cabo de 5 metros ou menos. Isso é cerca de 16'6″. Um cabo XLR pode viajar centenas de metros sem problemas, o que significa que posso colocar minha interface perto do meu computador e gravar microfones em qualquer lugar do meu quarto (ou em qualquer lugar da minha casa!).
Também posso conectar diferentes tipos de fontes a uma interface de áudio, como uma guitarra elétrica ou um teclado, ou usar microfones diferentes para sons diferentes. Um microfone XLR e uma interface de áudio são muito mais flexíveis, comparados a um microfone USB.
Expansibilidade e Versatilidade
Se você deseja gravar música, é provável que queira gravar várias entradas em algum momento.
O microfone USB é tudo o que você precisa para gravar uma fonte de som de cada vez, como sua voz ou um violão ou um amplificador de guitarra. Mas se você quiser gravar sua voz e violão ao mesmo tempo, precisará de uma interface de áudio com pelo menos duas entradas.
Se você acha que vai querer gravar um convidado em seu podcast ou gravar a si mesmo cantando e tocando guitarra ou gravar sua banda, provavelmente desejará uma interface de áudio e um microfone XLR para poder expandir mais tarde.
Uma interface de áudio multicanal pode gravar cada fonte de entrada em uma trilha separada, o que lhe dá mais controle sobre cada sinal ao mixar e editar.
Os microfones XLR não apenas oferecem mais flexibilidade para gravação, mas também são úteis além de apenas gravar. XLR é o conector padrão da indústria para microfones, então você pode usar seu microfone XLR com um mixer em uma apresentação ao vivo ou com um dispositivo de gravação portátil.
Se você planeja se aprofundar no mundo da gravação e produção musical no futuro, ficará feliz em ter um microfone XLR que continuará sendo útil à medida que você expande sua configuração.