O que é uma caixa DI?
Uma caixa DI (ou caixa direta) permite conectar instrumentos e outras fontes a entradas de microfone e também pode equilibrar os sinais para evitar ruídos em cabos longos.
Mas nem todos são criados iguais. Então, neste post, mostrarei minhas recomendações para os melhores DIs, dependendo do seu orçamento e de como você planeja usá-lo.
No vídeo acima, comparo cada caixa direta para que você possa ouvir as diferenças por si mesmo.
Melhor caixa DI de orçamento
Se você estiver com um orçamento restrito, poderá encontrar caixas diretas por apenas US $ 25. Esses provavelmente farão o trabalho, mas eu recomendo que você gaste um pouco mais, se seu orçamento permitir.
Por cerca de US $ 65, você pode obter o Whirlwind IMP 2, que tem uma boa reputação - tanto pela qualidade do som quanto pela durabilidade a esse preço.
Eu vi estes usados muito ao longo dos anos e eles são extremamente confiáveis. O meu é relativamente novo e não vê muita ação fora do meu estúdio, mas já vi dezenas desses DIs onde o rótulo está completamente desgastado e ainda funcionam bem.
O IMP 2 é uma espécie de SM58 das caixas DI, na medida em que pode resistir ao desgaste do som ao vivo e das turnês e ainda entregar dia após dia.
Você pode ver aqui que o transformador é rebitado ao chassi, não colado, o que o diferencia de algumas das opções mais baratas por aí.
Você também notará que há um elevador de solo. Isso geralmente ajudará a eliminar o zumbido ou zumbido associado aos loops de terra, que é um recurso útil por si só.
Para qualquer pessoa com orçamento limitado, eu recomendaria este DI para guitarra, teclado, baixo ou entradas de nível de linha não balanceadas.
Melhores caixas DI passivas
Se você tiver um pouco mais de espaço de manobra em seu orçamento, o Radial ProDI é uma escolha popular. O desempenho de fase e isolamento é principalmente o que você está pagando em relação ao Whirlwind DI que acabei de mostrar.
O ProDI também possui um design ainda mais robusto que reduz o movimento dentro do DI que pode causar falhas ao longo do tempo.
O ProDI é uma caixa direta passiva, o que significa que não requer energia para funcionar. Em geral, os DIs passivos ajudam a reduzir o ruído do sistema usando transformadores que não requerem energia externa.
Uma diretriz comum é usar um DI passivo para fontes ativas, como guitarras eletroacústicas ativas, teclados e sintetizadores, embora também possam ser usados com fontes passivas.
O ProDI tem um ground lift, assim como o Whirlwind IMP 2. Mas também tem um pad de -15 dB. Isso é útil quando o nível de entrada do seu instrumento ou fonte está muito quente e você precisa reduzi-lo um pouco para evitar distorção.
Provavelmente existem opções melhores e mais caras por aí, mas fiquei muito satisfeito com a qualidade do som e a confiabilidade deste DI.
Também quero mencionar duas caixas DI semelhantes que oferecem mais flexibilidade…
O primeiro é o Radial ProD2, que é uma versão de 2 canais do ProDI. Este é ótimo para teclados estéreo e smartphones.
O segundo é o Radial ProAV2, que possui entradas RCA, 1/4 de polegada e 3,5 mm. Isso é muito útil para integrar produtos de áudio de consumo com sistemas profissionais.
Melhores caixas DI ativas
Como eu disse antes, as caixas DI passivas geralmente são usadas com fontes ativas, enquanto as DIs ativas geralmente são usadas para fontes passivas. Esta não é uma regra estrita nem nada - apenas uma diretriz.
Se você estiver conectando um baixo ou guitarra com captadores passivos, recomendo usar um DI ativo. As DIs ativas geralmente obtêm energia de uma bateria ou alimentação fantasma.
Dois DIs ativos muito comuns são o Radial J48 e o Countryman Type 85. Já usei os dois muitas vezes e eles soam muito bem.
De longe, meu DI favorito para gravar baixo e guitarra é o Rupert Neve RNDI.
O RNDI pode aceitar um instrumento ou sinal de nível de linha como todos os outros DIs que mostrei neste vídeo, mas pode fazer mais do que isso. Quando eu coloco o interruptor em “Speaker”, a caixa direta pode aceitar um sinal de até 1000W.
Eu realmente aprecio isso como guitarrista, porque me permite gravar o sinal da guitarra APÓS o estágio de pré-amplificador do meu amplificador, ou mesmo após o estágio do amplificador de potência!
As pessoas de amplificadores valvulados por aí sabem – 90% ou seu tom está naqueles tubos de pré-amplificador. Ter a capacidade de capturar isso sem usar um microfone é incrível. Ao conectar a saída do amplificador de potência a este DI, apenas certifique-se de conectar um alto-falante com a saída “Thru” para que o amplificador seja carregado corretamente ou você danificará o amplificador.
O RNDI também tem a melhor qualidade de som em comparação com qualquer um dos DIs nesta lista, mas a qualidade do som e os recursos têm um custo - esta caixa DI custa US $ 300!