O vídeo de vigilância geralmente é granulado, mal iluminado e geralmente contém um código de tempo intrusivo. Remover essas infidelidades é muito mais fácil do que costumava ser. Usando um software de edição de vídeo moderno, você pode obter ótimos resultados com o mínimo de esforço e sem experiência profissional.
Etapa 1
Corte o vídeo para incluir apenas um feed de vídeo e expanda essa parte para preencher todo o quadro de vídeo. Isso é necessário quando vários feeds de vigilância são combinados em um arquivo de vídeo.
Etapa 2
Corte o carimbo de hora da parte superior ou inferior do quadro. Se possível, corte o vídeo para que tenha uma proporção de 16:9. Isso fará com que pareça um vídeo em tela ampla.
Etapa 3
Use um filtro de granulação para remover o ruído excessivo do vídeo. Tenha cuidado para não exagerar, pois isso resultará em uma imagem borrada. A remoção de granulação é uma troca entre granulação e nitidez:a remoção de granulação inevitavelmente compromete a nitidez do vídeo. Apenas degrade até o ponto em que todos os detalhes necessários ainda estejam presentes no vídeo e, em caso de dúvida, erre no lado de mais granulação.
Etapa 4
Ajuste os níveis de preto e branco do vídeo para destacar o máximo de detalhes por meio do contraste. O vídeo de vigilância geralmente é muito escuro ou desbotado; você pode trazer detalhes adicionais ajustando os níveis para que mais informações em preto e branco estejam no meio do espectro (cinza) em vez de mais próximas do branco ou preto puro. Mova o controle deslizante de níveis intermediários da esquerda para a direita e encontre o ponto que traz mais detalhes.
Etapa 5
Sobreponha um círculo branco semitransparente no vídeo para destacar uma pessoa ou objeto. Use quadros-chave (marcadores colocados na linha do tempo para animar objetos) para manter a pessoa ou o objeto destacado se estiverem em movimento. Um quadro-chave deve ser colocado no final de cada estágio de movimento linear; se o movimento não for linear, você terá que usar mais quadros-chave.
Dica
Alguns pacotes de software não vêm com um filtro de remoção de grãos. Nesse caso, você pode encontrar um plug-in on-line ou usar um programa separado e importar o vídeo resultante para seu software de edição principal para realizar as outras etapas. (Consulte Recursos)