Desfrutar de um som de nível audiófilo puro requer procedimentos básicos de manutenção e limpeza. Ao verificar suas conexões de áudio regularmente em busca de sinais de poeira e detritos, você pode evitar a corrosão, diminuir a interferência elétrica e evitar conexões ruins causadas por contaminantes. A manutenção adequada - seja com álcool ou com um desoxidante da indústria de áudio - adiciona anos à vida útil do seu sistema de áudio e oferece uma experiência musical sem restrições e sem distorções.
Precauções
Use soluções de limpeza que não corroam ou degradem o desempenho dos conectores de áudio. Limpadores à base de água ou soluções impuras de álcool podem impedir as conexões e resultar em danos ao seu sistema de áudio, assim como deixar o sistema em uma área propensa a altos níveis de umidade e umidade. Usar um limpador abrasivo em conectores banhados a ouro e cobre pode corroer o metal com o tempo. As conexões banhadas a ouro requerem cuidados especiais, pois abrasões no revestimento de ouro podem expor o metal subjacente e aumentar o potencial de manchas e corrosão. Para conectores banhados a ouro, use um produto específico para limpeza de conectores dourados e aplique o produto com o mínimo de atrito possível.
Álcool
Álcool acessível funciona bem como um limpador de conector de áudio. Escolha uma solução de 90% ou mais de álcool octil de alta pureza, que não deixa resíduos. Não use álcool; deixa resíduos para trás quando evapora. Aplique a solução com um pano não abrasivo e polir suavemente o conector. Ao usar produtos de limpeza à base de álcool, mantenha a solução longe do calor e faíscas e limpe os conectores em uma área bem ventilada. Após a limpeza, deixe os conectores desconectados e seu sistema desligado por várias horas até que o álcool evapore completamente.
Desoxidantes
Desoxidantes formulados especificamente para conectores de áudio removem oxidação, corrosão e manchas sem afetar outros componentes. Aplique um desoxidante como Kontak ou DeoxIT nos conectores e aguarde 10 a 15 minutos. Polir levemente os conectores com um pano sem fiapos e sem contaminantes para limpar os conectores de áudio. Os desoxidantes removem corrosão, sujeira e impurezas que, de outra forma, degradariam a qualidade de áudio do seu sistema.
Prevenção de corrosão
Depois de limpar os conectores, aplique tampas de proteção nas conexões que você não usa regularmente para evitar contaminação. As tampas de proteção impedem a entrada de poeira e umidade com uma vedação quase hermética nos conectores. As tampas reduzem a interferência eletromagnética e de radiofrequência, resultando em um som de melhor qualidade. Para conexões ativas, substitua os conectores antigos por conectores herméticos selados a gás para reduzir o acúmulo de sujeira, detritos e corrosão. Colocar seu sistema de áudio em um gabinete de proteção também pode reduzir a contaminação dos conectores.