Um aviso pop-up informando que um arquivo de vídeo está danificado é o equivalente digital da luz "verificar mecanismo" do seu carro. Ele não diz qual é o problema ou como corrigi-lo. O aviso serve apenas como uma notificação frustrantemente vaga de que algo está acontecendo. Assim como os problemas do mecanismo, os arquivos de vídeo podem ser danificados de várias maneiras e corrigi-los nunca é uma certeza. Embora existam vários programas dedicados à reparação de vídeo, quando funcionam, levam a outros problemas, principalmente áudio e vídeo não sincronizados. Uma aposta mais segura é tentar reparar o arquivo através de um player de vídeo básico como os listados abaixo.
Usando o VLC
Etapa 1
Baixe e instale o media player VLC gratuito no link em "Recursos". O VLC é conhecido por ser o player de vídeo mais compatível e ainda sua melhor chance de reparar esse arquivo.
Etapa 2
Abra seu arquivo de vídeo com o VLC. Há uma chance de que ele comece a tocar; O VLC às vezes pode reproduzir arquivos de vídeo que outros aplicativos afirmam estar danificados. Se isso não acontecer, você verá uma janela pop-up informando que o arquivo está danificado.
Etapa 3
Clique no botão "Reparar". Esse processo pode levar vários minutos ou mais.
Usando o Windows Media Player ou Quicktime
Etapa 1
Baixe e instale o Windows Media Player ou Quicktime nos links em "Recursos", caso ainda não os tenha. Consulte a seção "Dicas" se não tiver certeza de qual é o certo para o seu arquivo.
Etapa 2
Abra o vídeo com o aplicativo. Você verá uma janela pop-up informando sobre o erro.
Etapa 3
Selecione a opção para tentar reparar o arquivo ou, se disponível, baixe o codec para reproduzi-lo. Se a janela simplesmente apresentar uma mensagem de erro e um botão "OK", seu vídeo não poderá ser reparado com este programa.
Dica
Se o seu vídeo estiver no formato MPEG ou WMV, o Windows Media Player é sua melhor aposta. Se for um arquivo MOV ou AVI, tente o Quicktime. Se você não sabe ou seu vídeo está em outro formato, tente primeiro o Quicktime. Como o Quicktime pode reproduzir mais tipos de arquivo do que o Windows Media Player, ele apresenta uma maior probabilidade de sucesso.
Aviso
Muitos arquivos de vídeo danificados simplesmente não podem ser reparados. Por exemplo, se o arquivo foi baixado de forma incompleta da Internet (um motivo comum para a mensagem "danificada"), nenhum programa pode restaurar magicamente os dados ausentes.