Substituir um novo rosto no corpo de outra pessoa em um vídeo pode ser rápido e fácil ou extremamente demorado, dependendo das ferramentas que você tem e de quão realista você precisa que o efeito seja. Para melhores resultados, você deve usar dois vídeos e um editor de vídeo que tenha recursos de rastreamento de movimento e rotação. Para resultados menos profissionais, mas talvez mais engraçados, você pode usar algumas fotos e colá-las no vídeo.
Software para resultados quase profissionais
Embora alguns programas de software com recursos de rastreamento de movimento e rotação possam custar milhares de dólares, você pode obter um efeito profissional usando o Adobe After Effects e um plug-in como Mocha ou Camera Tracker. O Adobe After Effects está disponível como avaliação gratuita de 30 dias e vem com o plug-in Mocha incluído. Você deve então estudar o rosto no vídeo original e gravar um segundo vídeo seu ou de um amigo combinando os mesmos movimentos e os mesmos tempos o mais próximo possível. Você pode então colar o novo rosto sobre o antigo.
Usando rastreamento de movimento e máscaras
Para fazer com que o rosto substituído no vídeo pareça realista, crie uma máscara no rosto do vídeo original, centralizada em torno dos olhos e do nariz, mas não da boca. Quando a pessoa fala, o movimento da boca pode atrapalhar o software de rastreamento. Depois de colocar essa máscara no lugar, crie uma segunda máscara na face de substituição e insira-a sobre o vídeo original. Torne a segunda máscara semi-opaca e, em seguida, posicione-a e redimensione-a conforme necessário. As opções de rastreamento de movimento e rotação de imagem no software moverão a segunda face para mantê-la alinhada com a máscara do vídeo original.
Iluminação, cor e realismo
Para obter um efeito realista, a iluminação e a cor do rosto de substituição devem ser o mais próximo possível do rosto do vídeo original. A face de substituição também deve ter o mesmo tamanho da face do vídeo original ou maior. Se for menor, você pode dimensionar a face de substituição, mas dimensionar demais pode resultar em detalhes borrados ou pixelização. Ao criar a máscara para o rosto de substituição, trace cuidadosamente ao redor da linha do cabelo e da mandíbula. se a pessoa virar a cabeça, é melhor criar uma nova máscara e traçá-la novamente, em vez de deixar a máscara cortar as bochechas ou cortar detalhes do fundo que obscureceriam o vídeo original.
Alternativas divertidas e menos profissionais
Usando algumas fotos bem escolhidas, você pode substituir um rosto em um vídeo usando uma variedade de aplicativos baratos em seu computador ou smartphone. Você também pode obter o mesmo efeito se tiver um editor de vídeo que permita colar imagens estáticas em um vídeo. Basta usar uma ferramenta de edição de imagem como Photoshop, GIMP ou Paint.Net para cortar um rosto de uma foto e inseri-lo no vídeo. Certifique-se de ajustar a posição da foto ou use uma foto tirada em um ângulo diferente para quadros em que a pessoa no vídeo esteja movendo a cabeça. Como geralmente há 30 quadros em cada segundo de vídeo, esse processo pode levar algum tempo para ser concluído, mesmo para um vídeo curto de cinco minutos.