High-bandwidth Digital Content Protection, ou HDCP, é uma medida de segurança projetada para bloquear a cópia não autorizada de Blu-ray e outros conteúdos HD. Se você deseja reproduzir filmes em um computador conectado a qualquer monitor ou TV de alta definição, ambas as placas de vídeo devem ser compatíveis com HDCP. Praticamente todas as HDTVs e monitores estão prontos para HDCP hoje, assim como as placas de vídeo que possuem um conector HDMI ou DVI.
Plano de fundo
A chegada do HDCP em 2004 foi um dia sombrio para os piratas de vídeo, que encontraram uma nova barreira significativa. Também trouxe dores de cabeça para os consumidores que, sem saber, conectaram dispositivos que não compartilham a compatibilidade com HDCP. A Intel Corp. desenvolveu a tecnologia, que é licenciada pela Digital Content Protection LLC. Além das placas de vídeo e reprodutores de Blu-ray, o HDCP é comum em monitores, TVs, decodificadores e receptores de satélite mais recentes.
Placas de vídeo
O HDCP visa principalmente dispositivos de alta definição com portas de vídeo DVI e HDMI. A maioria das placas de vídeo modernas tem uma saída DVI para conectar a um monitor ou HDMI. Para reproduzir conteúdo HDCP em um monitor externo, os computadores precisam de uma placa de vídeo e um monitor prontos para HDCP. Se você estiver reproduzindo conteúdo HDCP em um laptop usando a tela integrada, não precisará de uma placa de vídeo pronta para HDCP.
HDMI uma década depois
Desde sua introdução em 2004, o HDCP ainda prevalece na indústria de computadores 10 anos depois. Poucas placas de vídeo de alta definição, se houver, não estão prontas para HDCP em 2014. Se você não tiver certeza, no entanto, verifique as especificações da placa antes de comprar uma. O HDCP não afeta monitores analógicos ou de baixa resolução, portanto, se você puder conectar um monitor a um computador usando uma porta VGA, por exemplo, ainda poderá reproduzir filmes de alta definição. Obviamente, usar esse método reduzirá a qualidade do vídeo.