Vários motivos em potencial podem fazer com que um vídeo enviado para sua conta do YouTube seja reproduzido com qualidade granulada. Identificar o motivo por trás de seu vídeo granulado permitirá que você resolva o problema - que em alguns casos exige que você carregue uma nova versão do vídeo - e visualize o vídeo na melhor qualidade possível.
Envio de vídeo
Se o vídeo original for de baixa resolução ou qualidade ruim, enviá-lo para o YouTube amplifica qualquer defeito que ele tenha. O YouTube permite que os usuários enviem vídeos de até 2 gigabytes de tamanho, portanto, a menos que seu arquivo de vídeo exceda esse limite superior, não o redimensione usando um editor de vídeo, pois isso diminui a resolução. Embora arquivos maiores demorem mais para serem carregados, o resultado final é de maior qualidade de reprodução e granulação minimizada.
Configurações de qualidade de reprodução
Cada usuário do YouTube tem a opção de selecionar uma configuração de reprodução padrão a ser aplicada a todos os vídeos. Se seu vídeo for reproduzido em baixa qualidade, verifique se a configuração de reprodução não reproduz automaticamente vídeos em baixa qualidade. Para verificar a configuração, clique no seu nome de usuário no canto superior direito e escolha "Conta" no menu suspenso e selecione "Qualidade de reprodução de vídeo". Escolha "Tenho uma conexão rápida. Sempre reproduza vídeos de alta qualidade quando essa opção estiver disponível".
Configurações de vídeo individuais
Mesmo que sua qualidade esteja definida como alta, o YouTube pode usar como padrão uma versão de qualidade inferior de um vídeo se, por exemplo, sua conexão estiver temporariamente lenta. Para aumentar a qualidade de um vídeo individual, clique no botão no canto inferior direito do vídeo. Isso será rotulado com um número - 360, por exemplo - seguido pela letra "p", que indica a resolução do vídeo. Escolha o número de resolução mais alto possível; 480 e 720 são os mais altos que o YouTube tocará, em outubro de 2011.
Dispositivo e conexão
Não importa quão alta seja a qualidade de um arquivo de vídeo enviado ou quais sejam suas configurações de reprodução, um vídeo pode parecer granulado em determinados dispositivos ou por meio de determinadas conexões. Se você acessar um vídeo do YouTube em um celular antigo, por exemplo, a resolução da tela pode impedir que seu vídeo seja exibido na mais alta qualidade. Como alternativa, se você tentar visualizar o vídeo em uma conexão mais lenta que a normal, o YouTube poderá não conseguir reproduzir o vídeo em sua qualidade mais alta.