Depois de anos construindo sua coleção de DVDs, a grande migração para o Blu-ray pode parecer uma tarefa assustadora. No entanto, comprar um reprodutor de Blu-ray novinho em folha não é o fim da vida útil dos seus DVDs. A maioria dos players de Blu-ray é compatível com DVDs, para que você ainda possa desfrutar de seus DVDs em sua nova máquina. Melhor ainda, graças à conversão ascendente, seu DVD pode parecer melhor do que em um DVD player.
Diferenças de DVD e Blu-ray
Embora DVDs e Blu-rays sejam superficialmente semelhantes, na verdade são formatos muito diferentes. Os discos Blu-ray armazenam consideravelmente mais dados do que um DVD, com discos de camada única para cada um atingindo 25 GB e 4,7 GB, respectivamente. Os dados também são gravados e lidos em diferentes comprimentos de onda do laser, com DVDs sendo gravados em 650nm no comprimento de onda vermelho e Blu-ray sendo gravado em 405nm no comprimento de onda azul. Os Blu-rays apresentam um revestimento resistente a arranhões que os DVDs não possuem. Os Blu-rays também têm uma taxa de bits de vídeo mais alta a 40 Mbps em comparação com os 9,8 Mbps do DVD. Como resultado de sua capacidade de armazenamento superior, os Blu-rays podem armazenar conteúdo de alta definição muito grande para DVDs.
Diferenças entre jogadores
Há também diferenças consideráveis entre Blu-ray e DVD players. Os reprodutores de Blu-ray são compatíveis com os reprodutores de DVD, enquanto os reprodutores de DVD não podem reproduzir Blu-rays. Muitos players de Blu-ray também podem se conectar à Internet para baixar atualizações importantes de firmware e fornecer acesso a streaming de vídeo instantâneo, como YouTube e Netflix. Os players de Blu-ray também suportam vídeo de alta definição, enquanto os players de DVD só podem produzir vídeo de definição padrão.
Conversão de DVDs
A maioria dos players de Blu-ray também possui upconverting de DVD, que converte a resolução padrão de 480i de um DVD para uma mais alta. Dependendo do player e do vídeo, a conversão ascendente pode aumentar a resolução de um DVD para 720p, 1.080i ou até 1.080p. Isso melhorará muito a qualidade da imagem de um DVD, especialmente em televisores de alta definição.
Desvantagens da conversão ascendente
Upconversion não é um processo perfeito, e o conteúdo de um DVD ainda é codificado em definição padrão. Isso significa que seus DVDs convertidos ainda parecerão sem brilho em comparação com o Blu-ray. Além disso, não há um padrão definido para upconversion, o que significa que diferentes players produzirão upconversions de qualidade diferente. Se você está procurando a melhor conversão de qualidade em seu aparelho de Blu-ray, você precisará fazer alguma pesquisa para encontrar o ajuste certo - e potencialmente gastar um pouco mais do que o planejado.