Consumidores e empresas frequentemente usam discos de DVD para gravar vídeos, armazenar arquivos e fazer backup de dados. Embora os usuários normalmente assumam que os discos de DVD têm uma quantidade universal de armazenamento disponível, a capacidade varia dependendo do tipo e do tamanho físico do disco.
Tipos
A partir de julho de 2014, de acordo com a Optical Storage Technology Association, os fabricantes oferecem três configurações e dois tamanhos de discos DVD. Os tipos de configuração incluem cartucho selado, disco removível e cartucho vazio. Os tamanhos físicos padrão para discos de DVD incluem variedades de oito centímetros e 12 centímetros. Os usuários de computador e vídeo geralmente usam discos removíveis de 12 centímetros.
Opções adicionais
Muitos fabricantes oferecem discos DVD de um lado e de dois lados. Discos de um lado armazenam dados em um lado do disco, permitindo uma etiqueta ou adesivo de identificação no outro lado. De acordo com a OSTA, os discos de dupla face são menos comuns fora das aplicações industriais especializadas, principalmente porque não possuem uma maneira conveniente de aplicar qualquer forma de identificação.
Camadas
Embora os discos de DVD de dupla face sejam menos populares em muitas aplicações devido à falta de opções de rotulagem, alguns fabricantes produzem discos que oferecem armazenamento comparável ao adicionar uma segunda camada de dados ao disco. Essa camada, aplicada no mesmo lado do disco que a camada de dados original, é translúcida. Leitores de DVD interpretam a segunda camada como os dados primários posteriormente, mas também podem ler a segunda camada para acessar arquivos e dados adicionais.
Capacidade de armazenamento
De acordo com a OSTA, um disco DVD removível padrão de 12 centímetros de lado único, a mídia de DVD mais usada em aplicativos pessoais e comerciais, pode armazenar até 4,7 gigabytes de dados. Ao adicionar uma segunda camada, os fabricantes podem dobrar esse armazenamento; um DVD de camada dupla removível de 12 centímetros pode conter até 9,4 gigabytes de dados.
Problemas de dimensionamento
Alguns usuários podem encontrar um problema em que um disco de DVD não parece conter a quantidade de dados que o fabricante anuncia. Esse problema, segundo a Apple, decorre do sistema de numeração binário que todos os computadores usam para armazenar e acessar dados. Como o sistema de numeração binário não contém um número sequer de 1.000, os computadores definem um gigabyte de dados como 1.024 megabytes. Os fabricantes de discos DVD, por outro lado, não usam esse sistema binário. Em vez disso, um gigabyte de dados em um disco DVD é anotado com precisão como 1.000 megabytes. Em um disco DVD de camada dupla removível de 12 centímetros de um lado, essa pequena discrepância chega a mais de 225 megabytes. Por esse motivo, os usuários de computador podem não conseguir gravar 9,4 gigabytes de dados armazenados em um computador em um DVD anunciado para armazenar 9,4 gigabytes.