Desde a década de 1990, a popularidade do formato DVD cresceu. Semelhante às guerras de formato dos anos 80, quando tivemos a batalha tecnológica entre VHS e Betamax), agora temos uma luta semelhante entre Blu-Ray e HD DVD. O desenvolvimento do DVD Multi Recorder é apenas mais uma fase na evolução do DVD e seus componentes.
História do DVD
O Digital Versatile Disc ou Digital Video Disc (DVD) foi criado pela primeira vez em 1993, mas não foi até 1997 que foi lançado oficialmente para os consumidores nos Estados Unidos. O Japão teve uma vantagem com o formato DVD quando foi lançado para os consumidores em 1996. Originalmente chamado de Digital Versatile Disc porque nenhum aplicativo de vídeo estava sendo usado com ele, o DVD adotou a tradução do consumidor como um disco de vídeo digital. Muitas pessoas não percebem que existem dois formatos diferentes de DVDs disponíveis para o consumidor.
Diferentes formatos de DVD
Ao gravar um DVD em branco, você pode ou não perceber se ele possui um formato de DVD (-) ou (+). Esses dois formatos são muito parecidos com a guerra de formatos entre Blu-Ray e HD DVD, com o Blu-Ray vencendo. A guerra -/+ ainda está em andamento e provavelmente nunca terminará com os DVDs, pois o formato chegará à sua própria obsolescência nos próximos 5 a 10 anos.
Muitas opções
Junto com esses dois formatos, cada formato tem algumas opções de disco diferentes. DVD-R/DVD+R, DVD-RW/DVD+RW e DVD-R DL/DVD+R DL são diferentes tipos de formatos ópticos disponíveis para os consumidores. O problema é que nem todos os dispositivos são capazes de ler/gravar em todos os formatos. Alguns dispositivos são construídos especialmente para DVD-R e alguns são construídos especificamente para DVD+R. Os consumidores reclamaram muito por causa das vagas diferenças entre os dois formatos; algo tinha que ser feito.
Introduzido o gravador de vários DVDs
Em 2001, o DVD Forum, a organização por trás do desenvolvimento de todas as coisas DVD, criou o DVD multi especificação que permitiu às empresas habilitar unidades para ler/gravar todos os diferentes formatos de DVD disponíveis (ver link em Referências). Mesmo recentemente, alguns anos atrás, os gravadores de DVD Multi Drive eram raros. Com o surgimento do Blu-Ray e do HD DVD, o DVD teve que se manter no jogo e começou a incluir "Super Multi Drives" em quase todos os computadores pessoais que estavam sendo construídos.
O Super Multi Drive
O Super Multi Drive é capaz de ler/gravar qualquer formato de DVD com grande velocidade, permitindo assim ao consumidor a possibilidade de comprar e utilizar qualquer formato que desejar. O bônus adicional de usar o Super Multi Drive é que o consumidor agora tem a capacidade de usar o DVD-/+R DL de maior capacidade, que tem duas camadas no disco. Isso é especialmente útil para arquivos de dados maiores que os 4,38 GB disponíveis em discos de camada única.