Embora a maioria dos computadores vendidos hoje possam ler e gravar DVDs, alguns computadores fabricados recentemente só conseguem ler discos DVD. Se você comprou seu computador usado, pode não ter certeza quanto às capacidades exatas de sua máquina. Examine a configuração de hardware do seu computador para determinar se o computador pode gravar DVDs.
Computadores Windows
Etapa 1
Examine a própria unidade óptica. A maioria das unidades ópticas possui logotipos que mostram suas capacidades. Se você vir um logotipo na frente da unidade com as letras "DVD-R" ou "DVD-RW", seu computador pode gravar DVDs. Se sua unidade não tiver logotipos na frente, passe para a próxima etapa.
Etapa 2
Pressione o logotipo "Windows" e as teclas "R" no teclado simultaneamente. Digite “devmgmt.msc” na caixa de diálogo “Executar” e pressione “Enter” para abrir o Gerenciador de Dispositivos.
Etapa 3
Clique no sinal de mais ao lado de "Drives de DVD/CD-ROM" no Gerenciador de dispositivos. Procure as letras “DVD+-R” ou “DVD+-RW”. Se você vir um desses, seu computador pode gravar DVDs.
Etapa 4
Verifique o nome do modelo da unidade óptica se você não vir uma string como "DVD+-RW". Digite o nome completo do modelo (por exemplo, "HL-DT-ST DVD+-RW GSA-T11N ATA Device") em um mecanismo de pesquisa da Internet. Os resultados devem incluir uma página de produto do fabricante (como LG, no caso deste exemplo). Na página do produto, você pode discernir os recursos do seu drive.
Computadores Mac
Etapa 1
Clique em “Ir” e clique em “Utilitários”.
Etapa 2
Dê um duplo clique em “Perfil do Sistema”.
Etapa 3
Clique em "Gravação de disco" e procure em "DVD-Write" no lado direito da janela. Todos os tipos de disco que a unidade pode gravar (por exemplo, +R, -R, RW) serão mostrados.