Um desenvolvimento particularmente versátil na computação moderna tem sido a facilidade e flexibilidade de copiar uma ampla variedade de formatos de dados em mídia com grandes capacidades de armazenamento. A prevalência dos recursos de gravação de DVD na maioria dos computadores aumentou os muitos usos dessa tecnologia, desde o armazenamento de fotos e outros arquivos até a preparação de discos de música e vídeo para qualquer player. O software Nero apresenta opções para a criação de DVDs em vários formatos de arquivo, incluindo o Universal Disc Format (UDF). A compreensão desse formato ajuda os usuários a decidir se o UDF é apropriado para o DVD que estão fazendo.
História
Antes do uso generalizado de mídia gravável de DVD, o formato de CD semelhante estava em uso por muitos anos. Todos os arquivos armazenados em um sistema de computador devem seguir um formato de arquivo específico, e isso também se aplica a mídia removível. A tecnologia de CD popularizou a estrutura de arquivos ISO 9660, que se tornou um padrão e permitiu que CDs criados a partir de praticamente qualquer fonte fossem compatíveis com qualquer CD player ou drive. No entanto, a ISO 9660 tem limitações que a tornam menos eficaz para os muitos novos usos da mídia DVD.
Associação de tecnologia de armazenamento óptico
A Optical Storage Technology Association (OSTA) procurou substituir o antigo padrão ISO 9660 por uma estrutura de arquivo mais versátil, capaz de lidar com aplicativos de mídia de grande capacidade, como DVDs. Como os CDs não podem armazenar com eficiência arquivos de vídeo longos e arquivos de dados extensos, o formato ISO 9660 não foi bem traduzido para mídia de DVD. Assim, o UDF nasceu para aliviar essas deficiências e maximizar a portabilidade desse novo formato de armazenamento para uma variedade de tipos de hardware, inaugurando um novo padrão de armazenamento de dados.
Requisitos
A ISO 9660 foi um desenvolvimento gradual somente depois que inúmeras mudanças de design em formatos de arquivo de CD frustraram os fabricantes ao longo de muitos anos, à medida que novos usos para o CD foram desenvolvidos. Assim, uma necessidade central no desenvolvimento da tecnologia de DVD foi a padronização dos formatos de arquivo independentemente do conteúdo do DVD. A mídia de armazenamento pode conter arquivos, música, vídeo, fotos ou qualquer combinação destes e muito mais, apresentados em um disco projetado para um computador, um DVD player autônomo ou ambos. O formato UDF foi iniciado no início da revolução do DVD para garantir imediatamente que os discos fossem tão portáteis quanto possível.
Ponte UDF
Como unidades e players de DVD mais antigos podem não reconhecer o formato UDF, um processo especial foi implementado para garantir que esses dispositivos também reconheçam dados de DVD. O formato UDF Bridge foi usado principalmente no final da década de 1990 e cria discos DVD com os formatos UDF e ISO 9660. No entanto, certos usos de mídia de DVD, incluindo discos DVD-ROM (somente leitura), normalmente ainda são criados com esse formato hoje, para garantir a reprodução em computadores mais antigos. Outros formatos de DVD, como os de vídeo, usam exclusivamente UDF.
Nero
O Nero é capaz de criar formatos de arquivo ISO 9660, UDF e UDF Bridge para DVDs. Como regra geral, UDF é o formato recomendado porque é mais comumente reconhecido entre drives e players de DVD. No entanto, se o DVD criado puder ser usado em computadores muito mais antigos, a ponte UDF deve ser considerada. Em casos raros, um DVD ISO 9660 pode ser criado se o disco for para uso em computadores Windows 95 e anteriores.