CD-R e DVD-R são formatos de armazenamento de disco óptico. Escolher o melhor para usar é uma decisão caso a caso. Os discos DVD-R têm muito mais espaço de armazenamento, mas os discos CD-R funcionam com mais dispositivos. Os CD-Rs são uma mídia mais antiga, mas ainda fazem o trabalho, embora as unidades flash USB tenham substituído o papel dos discos CD-R e DVD-R em muitos casos.
DVD-R é para trabalhos maiores
As unidades de DVD-R compactam os bits de dados firmemente em discos DVD-R. Como resultado, os discos DVD-R armazenam muito mais dados do que os discos CD-R. Os discos DVD-R de camada única armazenam 4,7 GB -- seis vezes mais dados do que um CD-R de 700 MB. Além de oferecer suporte à reprodução de filmes em DVD, são necessários menos discos DVD-R ao arquivar e mover dados, tornando o formato uma boa opção para fazer backup de grandes coleções de arquivos, como sua biblioteca de MP3, fotografias digitais e vídeos caseiros.
CD-R funciona em mais lugares
O CD-R é o rei da compatibilidade da família de armazenamento óptico gravável. As unidades de DVD podem ler discos CD-R, mas as unidades de CD não podem ler DVD-Rs. Os CD-Rs brilham no departamento de reprodução de música, trabalhando em carros e aparelhos de som domésticos que são incompatíveis com DVDs. Os discos CD-R também funcionam bem para armazenamento de dados se você estiver movendo menos de 700 MB de dados.