Misturar e combinar formatos de mídia, como arquivos de imagem e vídeo, pode parecer complicado, mas muitos programas simplificam o processo. A filmagem que é gravada em DVD geralmente é criada em programas de edição de vídeo padrão, e muitos programas de edição de vídeo padrão aceitam arquivos de imagem estática, como JPG. Em um editor de vídeo que aceita arquivos JPG, você pode facilmente transformar esses arquivos em um filme ou apresentação de slides e gravar o filme completo em DVD.
Etapa 1
Inicie um aplicativo de edição de vídeo em seu computador. Se você tem um programa no qual se sente confortável trabalhando, pode tentar esse programa primeiro. Você pode achar que ele aceita arquivos JPG. O Windows Movie Maker e o iMovie, que geralmente vêm pré-instalados em computadores Windows e Mac, respectivamente, são dois editores de vídeo padrão com compatibilidade com JPG.
Etapa 2
Importe os arquivos JPG que deseja usar para criar o DVD de vídeo. Para importar na maioria dos programas de edição, vá em “Arquivo” e selecione “Importar” ou “Importar mídia”. Localize os arquivos JPG no disco rígido do seu computador na janela de pesquisa que aparece e clique duas vezes em cada arquivo para puxá-lo.
Etapa 3
Arraste os arquivos de imagem JPG do painel "Arquivos importados" para a linha do tempo do editor de filmes na ordem em que você deseja que eles apareçam no vídeo no DVD. Para encurtar ou aumentar a quantidade de tempo que uma determinada imagem é reproduzida na tela, clique na borda direita do clipe e arraste-o para frente ou para trás na linha do tempo. A exibição de tempo na parte superior da linha do tempo mostra por quanto tempo o clipe está definido para ser reproduzido.
Etapa 4
Adicione uma faixa musical ou outra faixa de áudio ao seu vídeo JPG, indo em "Arquivo>Importar" novamente, encontrando o arquivo de áudio em seu disco rígido e clicando duas vezes no arquivo para importá-lo para o programa. Arraste o arquivo importado para a faixa "Áudio" da linha do tempo. Assim como nos videoclipes, aumente ou diminua o áudio arrastando a borda direita.
Etapa 5
Publique o vídeo do clipe JPG concluído como um arquivo de filme. Na maioria dos editores de vídeo, publique acessando "Arquivo>Publicar" ou "Arquivo>Exportar". No iMovie, a opção de exportação é encontrada no menu "Compartilhar". Quando a janela "Publicar" ou "Exportar" aparecer, digite um nome para o arquivo, escolha uma pasta em seu disco rígido e clique no botão "Publicar filme" ou "Exportar filme".
Etapa 6
Insira um DVD-R vazio na unidade de DVD do seu computador e abra um programa de gravação de DVD. Se você não tiver um programa de gravação de DVD, baixe um em CNET.
Etapa 7
Clique no botão “Upload” ou “Adicionar” no programa de gravação de DVD para adicionar o filme JPG que você criou. Quando a janela de navegação for aberta, localize o arquivo em seu disco rígido e clique duas vezes no nome do arquivo para abri-lo no programa de gravação.
Etapa 8
Navegue até a página final do programa de gravação de DVD. Clique no botão “Gravar” ou “Gravar” para gravar o filme JPG em disco.
Dica
Alguns tipos de arquivo JPG criados em filmadoras não são compatíveis com o iMovie. As filmadoras conhecidas por terem um problema de compatibilidade, de acordo com o Suporte da Apple, são Panasonic DMC-GH1, Panasonic DMC-FT1 e Panasonic DMC-ZS3.