O advento do streaming de vídeo permitiu que usuários individuais transmitissem conteúdo ao vivo de maneiras anteriormente disponíveis apenas para redes de televisão. Os espectadores que desejam gravar uma transmissão on-line, sejam webisodes ou uma conferência on-line, podem fazê-lo usando qualquer um dos muitos gravadores de vídeo de streaming disponíveis e podem facilmente gravar esse vídeo em DVD usando software já instalado na maioria dos sistemas operacionais.
Capturando o vídeo
Etapa 1
Inicie o software de captura de vídeo. Existem muitos programas que oferecem testes gratuitos, como o SnapZ Pro, que é compatível com Mac e PC. Há também freeware disponível para Windows, incluindo WM Recorder e CamStudio (consulte Recursos). Cada um desses programas funciona essencialmente da mesma maneira, simplesmente capturando uma área selecionada da tela e gravando-a no disco rígido.
Etapa 2
Abra o streaming de vídeo no navegador. Tente aumentar a exibição do vídeo o máximo possível, pois isso resultará em um arquivo de melhor qualidade.
Etapa 3
Desenhe uma caixa ao redor da tela de vídeo usando a ferramenta Seleção no programa de captura de vídeo. Tudo dentro desta caixa será gravado, então tome cuidado para desenhar a caixa até as bordas do vídeo para que você não tenha espaço extra sendo exibido.
Etapa 4
Pressione Gravar. Isso iniciará a captura do streaming de vídeo.
Etapa 5
Pare a gravação quando o vídeo terminar. Isso iniciará um processo de conversão que pode levar vários minutos. O programa salvará o arquivo convertido no disco rígido, provavelmente em uma pasta dentro do programa, a menos que você tenha especificado um diretório diferente.
Gravando em DVD
Etapa 1
Inicie o software de gravação de DVD. Os computadores Mac vêm equipados com um programa chamado iDVD, enquanto a maioria dos PCs equipados com gravadores de DVD vem com software gratuito, como Sonic DVDit!, neoDVD ou um dos produtos de DVD da ULead.
Etapa 2
Importe os arquivos de vídeo salvos pelo programa de captura de vídeo para o programa de gravação de DVD usando a ferramenta "Importar" no menu "Arquivo". Alguns programas também têm um botão "Adicionar" fácil na parte superior da janela do programa.
Etapa 3
Pressione “Burn” depois de selecionar todos os arquivos que deseja no DVD. Isso iniciará o processo de codificação. É melhor ter o menor número possível de outros programas em execução durante a gravação para evitar erros. O processo pode levar vários minutos ou até horas, dependendo da velocidade do computador e do tamanho dos arquivos.
Etapa 4
Finalize ou "feche" o disco. A maioria dos programas mostrará um prompt próximo ao final do processo perguntando se você deseja finalizar ou fechar o disco. Após a finalização do disco, você não poderá adicionar mais dados a ele. Mas se você não finalizá-lo, apenas o computador em que você está trabalhando poderá lê-lo.
Assim que o programa finalizar o disco, o streaming de vídeo que você gravou deve estar pronto para ser reproduzido em um DVD player.
Dica
Existem vários tipos de DVDs, incluindo DVD+R, DVD-R, DVD+/-R, DVD-RW, etc. Alguns gravadores são compatíveis apenas com um ou dois desses tipos, portanto, certifique-se de verificar quais DVDs o gravador suporta antes de efetuar uma compra.
Aviso
Evite usar DVD-RW em branco, pois eles podem não ser lidos por todos os DVD players.