Em 2010, discos de vídeo digital (DVDs) e discos Blu-ray são a norma no entretenimento doméstico. Blu-ray é uma marca e é o nome do disco óptico desenvolvido pela Blu-ray Disc Association (BDA), que inclui várias das principais empresas de eletrônicos de consumo que trabalharam em conjunto para desenvolver a tecnologia. Várias diferenças importantes fizeram do disco Blu-ray o sucessor oficial do DVD.
Capacidade
Uma das maiores diferenças entre DVDs e discos Blu-ray é a capacidade de armazenamento. Enquanto os DVDs armazenam entre 4,7 e 8,5 gigabytes (GB) de dados, os discos Blu-ray armazenam entre 25 e 50 GB de dados.
Laser
Um DVD é lido usando um laser vermelho enquanto um Blu-ray é lido usando um laser azul, daí o nome deste último. O comprimento de onda do laser do Blu-ray é de 405 nanômetros (nm), e o do DVD é de 650 nm, o que permite que o disco Blu-ray forneça imagens mais nítidas.
Transferência de dados
A taxa de transferência de dados para um DVD de vídeo/áudio é de 10,08 (megabits por segundo0 Mbps e para um disco Blu-ray de vídeo/áudio é de 54 Mbps.
Resolução
A resolução de um disco Blu-ray é de 1.920 por 1.080 pontos por polegada (dpi), enquanto a de um DVD é de 720 por 480 dpi. Com sua resolução mais alta e maior capacidade de armazenamento, o disco Blu-ray pode fornecer visualização de alta definição.
Espessura
Um DVD e um disco Blu-ray são idênticos em espessura (120 mm), mas o revestimento de proteção de cada disco é diferente. O DVD possui um revestimento de proteção de 0,6 mm de espessura, enquanto o disco Blu-ray possui um revestimento de 0,1 mm de espessura. Além disso, o revestimento do Blu-ray é duro, enquanto o do DVD não é.
Jogadores
Um reprodutor de discos Blu-ray é capaz de reproduzir um DVD, enquanto um reprodutor de DVD não pode reproduzir um disco Blu-ray.