Os DVDs são úteis para arquivar vídeos e fotos, mas às vezes ficam escondidos e esquecidos, o que pode resultar em exposição a condições frias e úmidas. DVDs guardados em uma caixa de armazenamento em um porão frio, sótão ou garagem são mais propensos a danos que os impedirão de tocar corretamente em seu computador ou DVD player.
Efeitos frios
Os DVDs podem ficar quebradiços quando expostos a temperaturas congelantes. Isso significa que eles são propensos a danos na forma de rachaduras e quebras. Uma vez que um DVD está rachado ou quebrado, ele não pode mais ser reproduzido e a chance de recuperar o conteúdo é pequena. Enquanto temperaturas frias não distorcem a mídia armazenada no disco DVD, um disco rachado ou quebrado é basicamente inútil.
Etiquetas danificadas
Uma área onde o frio pode realmente causar algum dano é o rótulo do DVD. As etiquetas de papel adesivo absorvem a umidade, que pode congelar em temperaturas frias. Uma etiqueta congelada ou danificada pode desequilibrar o peso na superfície do DVD, resultando em uma reprodução ruim.
Temperaturas adequadas
Os DVDs são mais bem reproduzidos e armazenados em temperaturas entre 55 e 75 graus Fahrenheit, de acordo com a PC Magazine. Armazene os DVDs em um ambiente com 20 a 50 por cento de umidade para proteger a etiqueta e os DVDs em geral. Evite mudanças bruscas de temperatura, que podem afetar a flexibilidade de um DVD.
Armazenando DVDs
Se você tiver DVDs que não reproduz regularmente ou DVDs exclusivamente para armazenamento e arquivamento de mídia, armazene-os adequadamente para proteger a mídia. Escolha estojos feitos especificamente para armazenamento de longo prazo que não exerçam pressão excessiva e prolongada ao redor do centro do disco. Escolha uma área de armazenamento seca e com temperatura controlada, longe da luz solar direta. Armazene os DVDs em caixas plásticas para selá-los contra sujeira, poeira e umidade.