Seja a fisicalidade de possuir um disco real ou apenas o dinheiro que está vinculado a uma coleção de filmes existente, muitas pessoas ainda gostam de possuir seus filmes em formato de DVD. Se você é um deles e está pensando em atualizar para Blu-ray ou Blu-ray Ultra HD, relaxe:você ainda poderá reproduzir seus DVDs.
O caso de um disco físico
Geralmente, você pode encontrar o que quiser em um ou outro dos serviços de streaming sob demanda, mas há um argumento a ser feito para possuir um disco. Alguns conteúdos são raros e difíceis de encontrar. As fusões corporativas significam que até mesmo os favoritos populares podem desaparecer do seu serviço de streaming da noite para o dia após uma mudança de propriedade ou direitos de licenciamento.
Os discos também são ótimos para momentos em que seu ISP ou um site de streaming está inativo ou para entreter uma sala cheia de crianças sem dar a elas a opção de encontrar coisas online. Eles também oferecem uma maneira prática de armazenar suas fotos e vídeos a longo prazo. Os discos duram até 50 anos, mas o vídeo armazenado na nuvem pode desaparecer amanhã se seu provedor de serviços for invadido ou fechar as portas.
Blu-Ray x DVD Player
Ainda existem muitos filmes em DVD por aí e aparelhos de DVD baratos para reproduzi-los, mas é melhor deixá-los em lugares como salas de recreação e quartos de crianças onde as TVs são mais antigas e de baixo custo.
Um reprodutor de Blu-ray oferece a melhor qualidade de vídeo em uma TV padrão de alta definição com resolução de até 1080p, e um modelo Ultra HD leva uma televisão 4K de última geração aos mais altos níveis de qualidade. Nenhuma delas é uma decisão ou/ou. Um reprodutor de Blu-ray pode reproduzir todos os seus filmes em DVD e CDs de áudio mais antigos, e um reprodutor de Ultra HD reproduz filmes em Blu-ray padrão, bem como DVDs e CDs.
Como a tecnologia funciona
Todos os discos ópticos funcionam da mesma maneira. Quando o disco é gravado, sua superfície é pontilhada com buracos e saliências microscópicas, que servem como os 0s e 1s usados no armazenamento de dados digitais. CDs e DVDs usavam um laser vermelho para ler e escrever. Os discos Blu-ray usam um laser azul com um comprimento de onda mais curto, o que lhe confere um feixe mais estreito. Isso permite que você coloque mais informações no mesmo espaço, como escrever com uma caneta de ponta fina em vez de um marcador de feltro grosso.
Para compatibilidade com discos mais antigos, os players de Blu-ray vêm com um laser azul para leitura de conteúdo de alta definição e um laser vermelho para conteúdo de DVD e CD mais antigo.
Teste de compatibilidade
Embora todo reprodutor de Blu-ray deva ser capaz de lidar com conteúdo mais antigo, alguns são melhores do que outros. Você não deve ter problemas com discos comerciais que estão fisicamente em boas condições, mas problemas de reprodução são possíveis com discos mais antigos ou gravados em casa.
Sua melhor aposta é testar ativamente todos os modelos que você está pensando em comprar. Se você quiser saber qual é o melhor reprodutor de Blu-ray para reprodução de CD, por exemplo, as análises on-line são úteis, mas é ainda melhor ir ao seu revendedor local com um punhado de CDs e experimentar você mesmo.
Se você usou mais de uma máquina ao longo dos anos para gravar seus CDs ou DVDs, pegue um pouco de cada máquina para ser minucioso. Você também deve reproduzir várias faixas, pular para trás e para frente e tentar avançar e retroceder.
Comprar por recursos
Depois de ter certeza de que eles podem reproduzir todos os seus discos, escolha um player específico com base em seus recursos. Um reprodutor de Blu-ray com Wi-Fi pode transformar qualquer TV em uma smart TV, por exemplo, e oferece a opção de transmitir o conteúdo que você não possui. A maioria também pode converter conteúdo de DVD de definição padrão para TVs de alta definição ou conteúdo HD para TVs Ultra HD com telas 4K. Como em qualquer compra, decida quais recursos são cruciais e quais são apenas bons de ter e faça sua escolha de acordo.