Os discos compactos (CDs) armazenam informações digitais na forma de pequenos buracos e pousam na superfície do disco. Esses poços e terrenos estão dispostos em uma trilha em espiral que começa no centro do disco e segue até a borda.
Para ler as informações armazenadas em um CD, um laser é usado para escanear a superfície do disco. A luz do laser é refletida nas terras e em um fotodetector, que converte a luz refletida em um sinal elétrico. O sinal elétrico é então processado para extrair a informação digital armazenada no disco.
O processo de leitura de dados de um CD é relativamente simples, mas requer vários componentes de precisão para funcionar corretamente. O laser deve estar focado com precisão na superfície do disco e o fotodetector deve ser capaz de detectar a luz refletida mesmo quando esta é muito fraca.
Os CDs são um meio de armazenamento muito popular porque são relativamente baratos, podem armazenar uma grande quantidade de dados e são muito duráveis. Os CDs também são muito portáteis, o que os torna ideais para armazenar e transportar dados.
Aqui está uma explicação mais detalhada de como os dados são lidos de um CD:
1. O laser é ligado e focado na superfície do disco.
2. A luz do laser reflete nas terras e entra no fotodetector.
3. O fotodetector converte a luz refletida em um sinal elétrico.
4. O sinal elétrico é amplificado e filtrado para remover qualquer ruído.
5. O sinal filtrado é decodificado para extrair as informações digitais armazenadas no disco.
6. A informação digital é enviada para um computador ou outro dispositivo para processamento.