>> Tecnologia eletrônica >  >> Satellite Radio >> Satellite Radio Receivers

Por que os satélites de comunicação estão em órbitas geossíncronas? Qual é a principal vantagem dos lEOs?

Por que os satélites de comunicação estão em órbitas geossíncronas?

Os satélites de comunicação são colocados em órbitas geossíncronas porque podem permanecer numa posição fixa em relação à superfície da Terra. Isto é importante para fins de comunicação, pois garante que o satélite possa sempre ser “visto” por antenas terrestres.

As órbitas geossíncronas estão localizadas a uma altitude de aproximadamente 35.786 quilômetros (22.236 milhas) acima do equador da Terra. Nesta altitude, o período orbital do satélite é exatamente igual ao período de rotação da Terra. Isto significa que o satélite parece permanecer estacionário no céu, à medida que se move em torno da Terra à mesma velocidade com que a Terra gira.

A principal vantagem do uso de órbitas geossíncronas para satélites de comunicação é que permite que um único satélite forneça cobertura a uma grande área da Terra. Isso ocorre porque a área ocupada pelo satélite, ou a área que ele pode cobrir com seu sinal, é muito grande. Um único satélite geossíncrono pode cobrir um continente inteiro, ou mesmo uma grande parte da superfície da Terra.

Além disso, as órbitas geossíncronas estão localizadas suficientemente acima da superfície da Terra para que não sejam afetadas pela atmosfera terrestre. Isto significa que os sinais transmitidos pelos satélites geossíncronos não estão sujeitos a interferências das condições meteorológicas ou de outros fatores atmosféricos.

Qual ​​é a principal vantagem dos LEOs?

A principal vantagem dos LEOs (Low Earth Orbits) é que eles oferecem latência muito menor do que as órbitas geossíncronas. Latência é o atraso que ocorre entre o momento em que um sinal é enviado e o momento em que é recebido. Quanto menor a latência, mais rápida será a comunicação.

Os LEOs estão localizados muito mais perto da superfície da Terra do que as órbitas geossíncronas, a uma altitude de aproximadamente 2.000 quilómetros (1.243 milhas). Isto significa que os sinais transmitidos pelos satélites LEO têm uma distância muito menor para percorrer, o que resulta em menor latência.

A menor latência dos LEOs os torna ideais para aplicações que exigem comunicação em tempo real, como conferências de voz e vídeo, jogos online e transações financeiras. Além disso, os LEOs podem ser usados ​​para fornecer cobertura a áreas remotas que não são acessíveis por satélites geossíncronos.

No entanto, a menor altitude dos LEOs também significa que eles ocupam uma área menor do que os satélites geossíncronos. Isto significa que são necessários mais satélites LEO para fornecer a mesma cobertura que um único satélite geossíncrono.