>> Tecnologia eletrônica >  >> Sistemas de Posicionamento Global >> GPS

O que é inversão sísmica

? Inversão sísmica é o processo de interpretação de dados relacionados com a vibração e movimentos de camadas dentro de um determinado local sob a superfície da Terra. Este procedimento é comumente empregado por geólogos e especialistas em mineração de compreender as propriedades das rochas subterrâneas e grandes depósitos de minerais. O processo de inversão sísmica é realizado através da captura e leitura de ondas sísmicas , que são gerados a partir de movimentos de rochas , tremores de terra , explosões abaixo da superfície . Estas são as mesmas ondas que ajudam a calcular a magnitude de tremores de terra em diferentes partes do mundo . Princípios Fundamentais

O processo de inversão sísmica é fundamentalmente baseado no conceito de identificação de propriedades físicas e características de rochas subterrâneas e materiais. Esta identificação é realizada através da criação de um efeito sísmico , na qual as ondas sonoras são geradas a partir de passar estas pedras e materiais . Essas ondas sonoras são captadas de volta em um dispositivo de detecção , que finalmente calcula oscilações e variações dentro de sua força contínua níveis ( de amplitude ) e interpreta as características físicas dos objetos que acontecerá a ser em seu caminho.
Geral procedimento

inversão sísmica é geralmente conduzida por gerar uma vibração de grande magnitude que penetra em objetos abaixo da superfície da Terra. Isso normalmente é feito através da criação de uma explosão à base de dinamite , que libera a energia do som imenso na forma de ondas de choque . A saída destas ondas é então levado para baixo sobre um dispositivo de imagens sísmicas especialmente concebido , que gera resultados sob a forma de imagens de duas dimensões . Estas imagens determinar as propriedades físicas dos materiais, tais como rochas e fluidos que colocam abaixo da superfície da terra dentro do ponto específico de foco.

Tipos

Há sete grandes tipos de técnicas de inversão sísmica , que são principalmente classificados de acordo com o tipo de saída ( resultados sísmicos ) eles fornecem . Estes incluem pós -stack resolução sísmica inversão, pre -stack resolução sísmica inversão, pós -stack log- pormenor inversão, pre -stack log- pormenor inversão, inversão sísmica determinista, estocástico inversão sísmica e inversão sísmica geoestatística . Todas essas técnicas podem ser usadas simultaneamente ou distintamente em uma única operação geológica , a fim de compreender melhor as propriedades focadas de materiais físicos subterrâneos.
Limitações

A limitação principal inversão sísmica vem na forma de incerteza de objetos abaixo da superfície da Terra. Isto significa que não há a certeza sobre a detecção precisa dos materiais físicos sob a superfície da terra , como resultados de saída geralmente contêm leituras ambíguas . Há poucos algoritmos baseados em computador que se ajustam automaticamente a freqüência ea amplitude das ondas sonoras dirigidas alguns materiais subjacentes particulares através de inversão sísmica , mas o elemento de erro simplesmente não pode ser eliminado das saídas.