A palavra pyranometer vem das palavras gregas " pyr ", que significa fogo , e " Ano ", que significa céu . A maioria dos piranómetros usar mini-detectores de silício célula solar (células fotovoltaicas ) e são relativamente baratos , custando de R $ 200 para cima a partir de 2011 . Estes detectores de células solares são normalmente montado sobre um disco de negro de fumo e geração de electricidade de acordo com a quantidade de radiação que incide sobre eles . De tudo isso, pode medir a quantidade de insolação . Normalmente, estes instrumentos são utilizados no monitoramento ambiental , agrícola e meteorológica.
Tipos de piranómetros
Há um outro tipo de pyranometer que é usado para medição de insolação baseado em detectores termopilha . Estes são constituídos por 50 a 100 termopares montados sobre um disco de carbono preto . Enquanto estes podem custar até vários milhares de dólares , eles produzem uma leitura muito mais precisa e são normalmente utilizados por laboratórios para monitoramento mais detalhado. Eles podem medir uma ampla gama de comprimentos de onda, tipicamente 280-2800 nanômetros , em comparação com os detectores de células solares , que podem normalmente medem na faixa de 300-1100 nanômetros.
Como eles funciona?
assim que a luz solar atinge a pyranometer , os sensores , sejam eles termopilha ou fotovoltaica, começar a gerar uma corrente elétrica. A intensidade da corrente dependem da força da luz solar , com o meio-dia, produzindo a corrente mais forte e aurora ou produzindo o mais fraco anoitecer . Piranómetros medir não apenas a radiação eletromagnética visível , mas invisível , bem como, que inclui radiação ultravioleta e infravermelha .
Padrão
piranómetros vêm em três classes . O melhor no mercado são estranhamente conhecida como padrão secundário , enquanto que a segunda melhor em linha são conhecidos como de primeira classe. Depois disso é a classe mais baixa , que são chamados de segunda classe.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]