Atualmente, existem três principais sistemas de satélite de navegação global em diferentes fases de desenvolvimento: o sistema americano Global Positioning , o sistema russo Global Navigation Satellite , ou GLONASS , e do sistema europeu Galileo . O GPS é o único destes ter atingido a funcionalidade completa , no final da década de 2000, com o Galileo agendado para se tornar operacional em torno de 2013.
GPS História
O Global Positioning System foi desenvolvido ao longo dos anos 1970 e 80 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos . A decisão de abrir uso GPS ao público foi feita durante a administração Reagan , em 1983, depois de um erro de navegação levou os soviéticos derrube de um avião de passageiros coreano. Em 1995, o exército norte-americano terminou o trabalho sobre o GPS, que na época consistia de uma rede de 24 satélites. Apesar de abrir o sistema para uso público , os militares mantiveram o controle sobre a operação do que era único sistema de navegação por satélite do mundo.
Galileo História
O primeiro passo na criação de Galileo ocorreu em 1999, quando vários países europeus , reuniu seus sistemas de navegação por satélite individuais e começou a colaborar . A União Europeia ea Agência Espacial Europeia envolveu-se e , em 2003, o projecto Galileo foi formalmente estabelecida. As questões de financiamento atrasou a produção de hardware, bem como do planeamento mais avançada para o sistema . O primeiro satélite de teste foi lançado em 2005, com testes mais complexos realizados em 2008 e 2009.
Semelhanças
Tanto o GPS e Galileo contar com uma frota de satélites para fornecer com precisão locais da Terra , permitindo um aparelho de navegação por satélite para os sinais de tempo provenientes de vários satélites e calcular uma localização através de triangulação . Os dois sistemas contam com tecnologia similar. Além disso, ambos têm alguns usos comuns , como navegação para motoristas , posicionando para aeronaves e de medição de distâncias e velocidades. Galileo e GPS foram desenvolvidos com expectativa de proporcionar comodidade e segurança a seus usuários.
Diferenças
Existem várias diferenças entre o GPS e Galileo . Alguns deles são de natureza técnica , como o fato de que o Galileo , quando totalmente funcional , vai usar um grupo de 30 satélites , enquanto o GPS tem usado sómente 24 satélites . A maior diferença para os usuários dos dois sistemas é o relativo controle os militares dos EUA mantém sobre GPS. Enquanto Galileu sempre foi visto como um sistema civil que pode ter uso para agências militares europeias , GPS dos Estados Unidos foi financiado e projetado pelos militares e pode ser desligado para civis em tempos de emergência .
Integração
uma vez que tanto Galileo e GPS cobrir toda a Terra , a presença de dois sistemas complementares levanta uma série de questões. Há a vantagem óbvia de que, se um sistema falhar, os usuários seriam capazes de mudar para o outro sistema. O alto grau de controle por parte do exército norte-americano , juntamente com as preocupações de segurança em caso de uma falha de GPS, foram fatores de motivação na União Europeia tomar a decisão de apoiar a criação de Galileo . Agências militares americanos têm manifestado preocupação com Galileo como um sistema sem restrições que poderiam ser usadas por inimigos.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]