Os sistemas de posicionamento global, antes exclusivamente para uso militar, decolaram como dispositivos comerciais pessoais, ajudando as pessoas a fazer tudo, desde encontrar direções de direção até mapear a Terra. A curta história do GPS empalidece em comparação com as potenciais aplicações futuras desta tecnologia vibrante.
Como funciona
Um sistema de posicionamento global calcula a posição em tempo real de um dispositivo usando relógios atômicos e satélites orbitais. Os satélites GPS transmitem continuamente sinais que informam a localização e a hora do satélite, com precisão de um bilionésimo de segundo. Uma unidade GPS em, digamos, um automóvel usa os sinais de até quatro satélites para calcular sua própria posição relativa.
História
Os sistemas de posicionamento global foram originalmente criados para uso militar na década de 1970. No entanto, o precursor é o sistema de navegação por satélite Transit, usado pela primeira vez pela Marinha dos Estados Unidos em 1965. Este sistema foi originalmente desenvolvido para ajudar os submarinos a navegar. Quando o governo dos Estados Unidos se viu precisando de um sistema de navegação por satélite infalível, as melhores mentes do Pentágono se uniram e criaram o conceito de GPS em 1973. O primeiro satélite GPS foi lançado em 1978 e desde então a tecnologia tem sido ampliado para uso comercial.
Significado
A tecnologia tem um significado militar impressionante. Ajuda as tropas amigas a se manterem organizadas e a encontrarem o caminho de volta à base ou aos alvos. Também pode ajudar a identificar posições e ameaças inimigas. Os militares estavam inicialmente cautelosos em entregar a tecnologia ao setor corporativo. No entanto, o Pentágono foi persuadido por corporações que viram o vasto mercado potencial para a tecnologia. Hoje, o GPS é usado por milhões para navegar diariamente e pode ser imensamente útil para mapear direções de direção ou caminhada.
Outros usos
Além de usar o GPS em um automóvel ou na rua para encontrar direções, ele tem uma variedade de outros usos importantes. GPS é usado para mapeamento e levantamento da terra. Também é capaz de ajudar a monitorar terremotos. Pilotos civis usam GPS em voo, assim como companhias aéreas para coordenar voos. A tecnologia também é usada por empresas para rastrear os próprios satélites que tornam o GPS possível.
Usos futuros
O futuro do GPS parece brilhante. Programas como o Google Earth são apenas o começo do que pode ser feito com a tecnologia de posicionamento global. Militarmente, sistemas GPS mais precisos e rápidos podem fornecer às tropas e comandantes análises atualizadas do movimento de tropas amigas e inimigas. Com o GPS se tornando menor e mais poderoso, ele também pode ser usado por soldados individuais em campo para triangular sua posição. Comercialmente, a tecnologia explodiu nos últimos anos, permitindo que qualquer pessoa possa comprar unidades de GPS poderosas em seus automóveis e residências. Essa tecnologia está agora dando o salto para os telefones inteligentes móveis.