>> Tecnologia eletrônica >  >> Sistemas de Posicionamento Global >> GPS

Quais são as desvantagens de usar um GPS na pesquisa?


Entre suas muitas aplicações, a tecnologia GPS ajuda os agrimensores a estabelecer linhas e limites de propriedade. Comparado aos métodos convencionais de levantamento topográfico, o levantamento topográfico GPS produz resultados precisos com pouco esforço e também oferece maior flexibilidade e eficiência melhorada do que as ferramentas de levantamento mais antigas. No entanto, apesar de seus muitos benefícios, o levantamento GPS tem sua parcela de desvantagens.

Interferência


O levantamento GPS depende do recebimento de informações de sinais de satélite. Se algo interferir na recepção do sinal, os resultados do GPS podem perder a precisão. Cobertura de árvores, edifícios e outras estruturas altas, naturais ou artificiais, podem impedir que os sinais de satélite cheguem ao receptor GPS. A interferência eletromagnética e até mesmo a interferência do sinal de rádio também podem prejudicar a precisão do GPS. A recepção do sinal de satélite também significa que o GPS não pode ser usado ao pesquisar áreas subterrâneas ou qualquer propriedade bloqueada de uma visão direta do céu.

Posicionamento


Uma constelação de satélites é um grupo de satélites trabalhando juntos para fornecer cobertura de sinal para uma área designada. Qualquer alteração no posicionamento da constelação de satélites pode afetar a precisão do GPS. Como o posicionamento por satélite geralmente é melhor durante o dia de trabalho normal das 9h às 17h, obter dados de levantamento GPS fora desses horários de pico pode comprometer os resultados. Tais restrições de tempo podem levar a dificuldades de agendamento.

Antenas


O levantamento convencional produz dados que podem ser divididos em medidas horizontais e verticais, enquanto o levantamento GPS oferece uma representação totalmente tridimensional, impossibilitando a separação do horizontal do vertical. No levantamento GPS, alterar a medida horizontal altera a vertical e vice-versa. Antenas de altura fixa podem ajudar a aliviar o problema, eliminando a necessidade de ajustes de altura em cada novo local. No entanto, erros na medição das alturas das antenas podem atrapalhar muitos levantamentos GPS.

Elevação


Medir a elevação, ou a altura de um ponto acima de uma superfície de gravidade, é a falha mais significativa no levantamento GPS. O GPS é incapaz de medir diretamente as diferenças de elevação. Em vez disso, os agrimensores devem usar um modelo geóide preciso, que retrata a forma dos oceanos do mundo apenas sob a gravidade, e pelo menos quatro pontos de referência estabelecidos para determinar a elevação de um ponto. O esforço adicional pode ser frustrante e demorado para muitos. Além disso, erros na altura da antena, nas medições da linha de base e na localização dos pontos de controle podem prejudicar ainda mais a precisão da elevação.