A região do país anfitrião refere-se à localização geográfica onde uma empresa ou organização multinacional estabelece uma subsidiária, filial ou escritório fora do seu país de origem. Também é conhecido como mercado externo ou externo onde a empresa atua.
A região do país anfitrião pode variar e incluir diferentes países ou regiões com base na estratégia de expansão da empresa e nas oportunidades de mercado. Fatores como crescimento económico, tamanho do mercado, estabilidade política, custos laborais e compatibilidade cultural são considerados ao selecionar uma região do país anfitrião.
Operar na região de um país anfitrião envolve compreender e adaptar-se ao ambiente de negócios local, aos regulamentos, às normas culturais e às preferências do consumidor. As empresas poderão necessitar de fazer ajustes nos seus produtos, serviços ou práticas comerciais para responder às exigências e expectativas específicas do mercado do país anfitrião.
A gestão eficaz das operações na região do país anfitrião requer pesquisa de mercado, comunicação intercultural e colaboração com parceiros ou subsidiárias locais para garantir uma integração bem sucedida na economia local e o cumprimento das leis e regulamentos locais.