Um país anfitrião é um estado soberano que recebe refugiados, requerentes de asilo ou pessoas deslocadas de outros países numa base temporária ou permanente. Os seguintes países são considerados países anfitriões:
1.
Jordânia :A Jordânia acolhe um grande número de refugiados sírios, com cerca de 650.000 registados no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no país.
2.
Turquia :A Turquia acolhe cerca de 3,6 milhões de refugiados sírios, tornando-se o país com a maior população de refugiados do mundo.
3.
Líbano :O Líbano acolhe um grande número de refugiados sírios e palestinos, com cerca de 1,5 milhões de refugiados sírios registados no ACNUR.
4.
Bangladesh :Bangladesh acolhe mais de 1 milhão de refugiados Rohingya de Mianmar que fugiram da perseguição e da violência no seu país de origem.
5.
Etiópia :A Etiópia acolhe mais de 730.000 refugiados, principalmente do Sudão do Sul, Eritreia e Somália, que procuraram asilo devido a conflitos e instabilidade nos seus países de origem.
6.
Uganda :Uganda acolhe mais de 1,4 milhão de refugiados, principalmente do Sudão do Sul, da República Democrática do Congo e do Burundi.
7.
Quênia :O Quénia acolhe cerca de 500.000 refugiados, principalmente da Somália, do Sudão do Sul e da República Democrática do Congo.
8.
Camarões :Os Camarões acolhem mais de 350.000 refugiados, principalmente da República Centro-Africana e da Nigéria, que fogem de conflitos e da violência.
9.
Chade :O Chade acolhe mais de 450.000 refugiados, principalmente do Sudão, da República Centro-Africana e da Nigéria.
10.
Paquistão :O Paquistão acolhe aproximadamente 1 milhão de refugiados afegãos, muitos dos quais vivem no país há décadas após a invasão soviética do Afeganistão em 1979.