Um receptor GPS precisa de sinais de pelo menos quatro satélites para calcular sua posição com precisão. Isso ocorre porque o receptor usa os sinais dos satélites para medir a distância de cada satélite. Ao medir as distâncias a quatro satélites diferentes, o receptor pode calcular a sua posição em três dimensões (latitude, longitude e altitude).
Se o receptor tivesse apenas sinais de três satélites, não seria capaz de calcular a sua altitude com precisão. Isso ocorre porque os três satélites estariam todos em um plano e o receptor não teria como determinar qual direção está para cima.
Da mesma forma, se o receptor recebesse apenas sinais de dois satélites, não seria capaz de calcular a sua posição com precisão. Isso ocorre porque os dois satélites se cruzariam apenas em um ponto e o receptor não teria como saber qual dos dois pontos é a sua posição real.
Ao receber sinais de quatro satélites, o receptor GPS pode calcular com precisão a sua posição em três dimensões. É por isso que os receptores GPS sempre exigem sinais de pelo menos quatro satélites para funcionar corretamente.