"RFID" significa identificação por radiofrequência. Uma etiqueta RFID é um microchip que armazena informações que podem ser lidas à distância por um dispositivo especial chamado leitor ou interrogador. As etiquetas RFID agora são encontradas em alguns passaportes, carteiras de motorista, cartões de identificação de funcionários e universidades e até mesmo em alguns cartões de crédito. As etiquetas RFID em alguns desses cartões podem ser lidas a até 9 metros de distância, e a possibilidade de roubo de identidade diz respeito a alguns portadores de cartões RFID. Felizmente, como o metal bloqueia efetivamente as ondas de rádio, é fácil adaptar uma carteira para proteger os cartões da digitalização RFID.
Etapa 1
Use uma caneta ou lápis para traçar o cartão de crédito na cartolina e, em seguida, corte o "cartão fictício" com uma tesoura. Repita esta etapa para criar um segundo cartão fictício.
Etapa 2
Embrulhe cada cartão fictício em papel alumínio. Para facilitar o deslizamento do cartão na carteira e para ajudar a manter o papel alumínio no lugar, você pode, opcionalmente, enrolar fita adesiva ou fita adesiva ao redor dos cartões falsos de papel alumínio.
Etapa 3
Abra a carteira e examine como ela se dobra. Identifique o slot de cartão mais próximo de um lado da carteira dobrada e insira um dos cartões fictícios embrulhados em papel alumínio. Faça o mesmo com o outro cartão fictício para o outro lado da carteira.
Etapa 4
Proteja os cartões em uma carteira que abre em vários estágios, adicionando mais cartões fictícios embrulhados em papel alumínio estrategicamente colocados.
Dica
Há uma pequena chance de que as ondas de rádio de um leitor RFID não autorizado consigam penetrar na carteira, especialmente se sua carteira for “gorda” com muitos cartões. Para proteção adicional, empilhe todos os cartões RFID em sua carteira um ao lado do outro. As etiquetas RFID irão interferir umas com as outras e reduzir a legibilidade. Essa técnica pode não tornar as tags completamente ilegíveis, no entanto. (Ao contrário de itens com codificação magnética, as etiquetas RFID não danificam umas às outras se colocadas lado a lado.)
Se você tiver um cartão RFID em sua carteira que gostaria de manter legível sem precisar ser removido, como um crachá de identificação que fornece acesso ao cartão-chave, coloque-o do lado de fora de um dos cartões fictícios.
Aviso
Se você mantiver um crachá de cartão-chave RFID em um cordão ou clipe, proteja-o depois de sair da escola ou local de trabalho guardando-o em sua carteira à prova de RFID.